fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Exportação de varejo: 10 pontos para reflexão

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
5 de março de 2018
no Artigos, Destaque do dia
0
Exportação de varejo: 10 pontos para reflexão

A Natura controla as redes Aesop, de origem australiana, com mais de 180 lojas em 50 países, além dos produtos que são vendidos em outras redes de lojas de diferentes formatos. A companhia também controla a originalmente inglesa Body Shop, uma das maiores redes globais de cosméticos, com mais de 3200 lojas, entre próprias e franquias, em 66 países. Está trabalhado também na expansão de suas lojas Natura no Brasil, na França e nos Estados Unidos, integrando seus canais de venda direta, e-commerce e catálogo.

O Boticário opera a maior rede mundial de lojas franqueadas de cosméticos, com mais de 3000 lojas em dez países, além das redes Quem Disse Berenice, Beauty Box e Eudora, complementando sua operação omnichannel, que inclui venda direta, e-commerce e catálogo.

A Alpargatas tem perto de 500 unidades, entre próprias e franqueadas,  além da venda em diferentes formatos de lojas, em mais de 80 países. Seu foco agora é na expansão de suas operações na Ásia, em seus canais principais de distribuição que envolvem Distribuidores, Atacadistas, além de grandes varejistas globais.

A Cacau Show já tem mais de 2000 lojas, predominantemente franqueadas no Brasil, mas já se posiciona como uma das maiores redes mundiais de lojas especializadas em chocolates.

Outras marcas brasileiras têm se expandido no mercado internacional, em muitos casos usando a franquia como modelo de negócio para acelerar sua presença fora do Brasil, como Hering, Puket, Dudalina e Carmen Steffens.

Recentemente, a Renner inaugurou sua primeira loja fora do país, no Uruguai, e pretende ampliar sua presença internacional.

Na área de alimentação fora do lar também marcas e conceitos brasileiros têm sido implantados no exterior, como Fogo de Chão, hoje controlado por um Fundo de Investimentos, além de Giraffa’s, Vivenda do Camarão e o Spoleto, este do Grupo Trigo.

Algumas análises iniciais podem ser tiradas desses poucos exemplos:

  1. O Brasil viverá um novo ciclo de crescimento econômico e de consumo que, porém, não repetirá aquele vivido no período 2004-2013 e será marcado por uma competitividade mais acirrada, maior pressão sobre a rentabilidade e tendência à concentração de mercado;
  2. O crescimento dos canais digitais fará desaparecer as fronteiras físicas e alfandegárias tradicionais, tornando os mercados mais próximos e acessíveis, criando omniconsumidores cada vez mais globais, gerando novas oportunidades e ameaças;
  3. Para serem mais competitivos globalmente, conceitos e marcas de varejo deveriam jogar o jogo da globalização, incorporando novas áreas geográficas de atuação, adequando sua cultura, práticas, processos, tecnologia e sourcing para operações multimercados;
  4. O Brasil produz conceitos e marcas com viabilidade de atuação no mercado internacional, desde que revejam suas estratégias, práticas, tecnologia e processos e se repensem visionária e estrategicamente para isso;
  5. A curva de aprendizagem para exportar conceitos e marcas de varejo é longa e complexa, especialmente porque as práticas para operação no Brasil são muito específicas e próprias e nem sempre exportáveis como são aqui operadas;
  6. A atuação em multimercados redimensiona a cultura das empresas e as torna mais competitivas no mercado brasileiro por poderem absorver melhores práticas, produtos e serviços de outros mercados e países e adaptá-los à realidade local;
  7. Quanto mais cedo, de forma estruturada e planejada as empresas se organizarem para atuar no mercado internacional, mais maduras e competitivas, consequentemente mais atrantes, se tornarão;
  8. As lideranças em negócios de conceitos e marcas de varejo no Brasil têm a seu favor na estratégia de atuação internacional a agilidade, flexibilidade e adaptabilidade forjadas na atuação no complexo e mutante mercado local, mas têm contra si o pensamento estratégico orientado para uma visão de prazos mais curtos;
  9. Especialmente na América Latina e em alguns mercados asiáticos, está configurado e assegurado um cenário de maior crescimento de consumo, com práticas menos competitivas do que aquelas exercidas no Brasil;
  10. A atuação em mercados internacionais pode e deve ser feita testando conceitos, canais, formatos e negócios em menor escala e pode ser feita por simples exportação de modelos próprios já operados por aqui, ou outras alternativas de modelos de negócios, com parceiros naqueles mercados.

Cremos que essa análise se aplica a muitas empresas de origem brasileira, que, neste momento, deveriam repensar estrategicamente sua atuação futura, pois tão importante quanto preservar e proteger seu espaço no mercado local, torna-se cada vez mais fundamental ser competitivo em escala global. E isso não acontecerá operando mono-mercado.

 

Nota final: o Grupo GS&, através da GS&MD – Gouvêa de Souza promoverá, no período de 29/4 a 5/5, um novo programa de viagem técnica e conceitual para Israel, para um número limitado de participantes, com foco em empreendedorismo, inovação e exportação de conceitos.

Em outubro o programa estará na China e será mais direcionado para a área digital e oportunidades de negócios no mercado internacional.

*Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

O que Israel pode ensinar ao varejo brasileiro?

Próxima Postagem

Cachaçaria Nacional prevê crescimento de 150% para 2018

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, membro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Foodservice Brasil, Presidente do LIDE Comércio e membro do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo em mais de 25 países. Publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Relacionada Posts

Parceria entre Saraiva e 99: desconto para retirada de produtos em loja
Destaque do dia

Credores da Saraiva aprovam aditamento ao plano de recuperação judicial

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil
Artigos

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista
Artigos

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021
AliExpress freta quatro voos semanais para o Brasil e promete entregas em 10 dias
Destaque do dia

Lojistas que usam plataforma Nuvemshop podem vender produtos do AliExpress

1 de março de 2021
Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos
Destaque do dia

Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

1 de março de 2021
Primeira a se instalar no Brasil, Ford anuncia fechamento de fábricas no País
Destaque do dia

Ford vai fechar 160 concessionárias e terá de brigar pelas lojas que vão restar

28 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Cachaçaria Nacional prevê crescimento de 150% para 2018

Cachaçaria Nacional prevê crescimento de 150% para 2018

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

SP autua 286 estabelecimentos no primeiro final de semana do toque de restrição

SP autua 286 estabelecimentos no primeiro final de semana do toque de restrição

1 de março de 2021
Com pandemia de Covid-19, varejo elimina 75,2 mil lojas

Com pandemia de Covid-19, varejo elimina 75,2 mil lojas

1 de março de 2021
Litro da gasolina fica acima de R$ 5 pela primeira vez na média nacional

Petrobras faz 5º reajuste no ano e alinha gasolina e diesel a preço internacional

1 de março de 2021
Parceria entre Saraiva e 99: desconto para retirada de produtos em loja

Credores da Saraiva aprovam aditamento ao plano de recuperação judicial

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: