Serviço militar constrói as bases da cultura empreendedora de Israel

Os soldados são habituados a trabalhar com alta tecnologia, tomadas de decisões rápidas e a lidar com frustrações. Esse costume ajudou a construir a fama de “país das startups”

Israel é um país pequeno, conhecido por seus conflitos. Mas, mesmo sendo menor que o estado de Sergipe (o menor estado brasileiro), de lá vieram muitas tecnologias e inovações. Mais de 7 mil startups nasceram lá, algumas cresceram tanto e chamaram a atenção, a ponto de serem adquiridas pelo Google e Facebook (Waze e Onavo, respectivamente). Por este motivo, Israel ganhou o apelido de “país das startups”.

Toda essa inovação surgiu por diferentes razões. Por ser um país pequeno, pobre em recursos naturais e cercado de inimigos, a inovação e a criatividade foram os caminhos escolhidos para que a nação aflorasse e se desenvolvesse.

Quase metade da população de Israel tem formação universitária e há fortes parcerias entre universidades, indústrias e centros de investimento. Os órgãos públicos são eficientes, trabalhando até mesmo em conjunto com as startups e é fácil abrir um negócio lá. Além disso, a mentalidade empreendedora é incentivada desde a infância, com uma educação que estimula a busca por soluções e a independência. As crianças são criadas para serem independentes, o que pode ser observado na enorme quantidade de garotos e garotas de 6, 7 anos que vão sozinhas para a escola a pé ou por meio de transporte público.

“Mas um dos principais incubadores do empreendedorismo está no exército. Por isso vamos conversar sobre este tema com a General Orna Barbivai, que foi chefe do departamento de recursos humanos do exército”, esclareceu Marcelo Toledo, CEO da GS&MD Conteúdo & Relacionamento. O serviço militar é obrigatório para homens e mulheres quando completam 18 anos. Eles permanecem nesta função por três anos e as mulheres por dois, ficando em unidades de reserva por mais alguns anos. A mentalidade militar é extremamente positiva para quem inicia no mundo dos negócios. Ela inclui, antes de mais nada, a persistência. Se algo não dá certo, repete-se até conseguir. A aceitação às críticas e às frustrações é outro ponto fundamental para um empreendedor que está realizando uma negociação e que faz parte do pensamento militar.

No exército, os jovens tem contato com tecnologia de ponta, aprendendo a lidar com ela e até a adaptá-la e desenvolvê-la. Isso muitas vezes influencia na escolha da faculdade que irão cursar após o término do serviço e também na decisão de iniciar um negócio.

Nas Forças Armadas de Israel, os soldados de baixa patente tem o mesmo grau de autonomia e responsabilidade de qualquer oficial. Precisam identificar riscos e tomar decisões rápidas na ativa, muitas vezes para evitar baixas em seu grupo e salvar vidas. Isso ajuda estes jovens a amadurecer, ter ainda mais independência e raciocínio rápido para resolver questões arriscadas, todas características fundamentais para um empreendedor, ainda mais se ele for lançar um produto novo.

Trazendo um pouco do modelo israelense para o Brasil – Retail Ignition Israel 360º

Inspiradas pela atmosfera empreendedora de Israel, a GS&MD e a Primetour realizarão, entre os dias 28 de abril e 5 de maio, o Retail Ignition Israel 360o. Trata-se de uma viagem técnica monitorada a Israel, para mostrar as inovações tecnológicas, startups, museus e muito mais desta nação fascinante. As empresas desenvolveram um roteiro de experiências que mesclam interesses profissionais, geração de negócios e turismo e passará por Tel Aviv, Jerusalém Moderna e a Cidade Antiga de Jerusalém.

“Todo o histórico contribuiu para incorporar uma cultura de inovação e transformar o país em um terreno fértil para novas ideias e tecnologias. Israel tem muito a ensinar para o varejo brasileiro. Sendo assim, a viagem será uma experiência que aliará inovação, empreendedorismo e tecnologia em um país sem igual”, disse Toledo.

Saiba mais sobre o Retail Ignition. Acesse: www.retailignition.com.br

*Imagem reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist