fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Expertise vs. Mindset

Caio Camargo de Caio Camargo
19 de abril de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Startup
0
Expertise vs. Mindset

Você provavelmente já deve ter ouvido ou lido algo a respeito do case de mercado envolvendo a Blockbuster e a Netflix. De acordo com o que se fala, em algum momento, a Blockbuster poderia ter comprado no passado a Netflix por uma verdadeira pechincha, mesmo à época, e que a decisão de não compra, e o posterior crescimento da Netflix, foi um dos motivos que levaram a marca à falência.

Dito isso, sou categórico em afirmar que nem eu, nem você, e nem qualquer bom executivo teria feito essa compra. Afirmo isso, pois na época que fora ofertada, a Netflix era um simples sistema de delivery de fitas VHS (sim, ainda existiam!) e DVD’s, frente à maior franquia de locadoras do mundo (se você pensar nas lojas como “centros de distribuição” de entretenimento, talvez faça mais sentido ainda a negativa). Portanto, não foi um erro não comprar a Netflix. Não fazia o menor sentido.

Porém, se este não foi um erro, qual seria o erro que levou a Blockbuster à falência?

A confiança excessiva na expertise, contra um mindset inovador da concorrência. Enquanto a Blockbuster crescia no mesmo modelo de negócio, sem pensar em alterar nada, lembrando a velha frase onde se diz que “em time que está ganhando, não se altera o jogo”, e literalmente sentada sobre seu expertise, a Netflix percebeu que o modelo delivery não era um bom negócio, e que surgia uma nova oportunidade em algo ainda novo e que por hora era difícil até mesmo nos Estados Unidos, o streaming.

A Netflix fez o que chamamos no ecossistema de startups de “pivotar”, ou seja, recomeçar do zero, uma volta de 180º sobre praticamente tudo o que se estava pensando ou fazendo sobre o negócio. Algo que somente as empresas que possuem um mindset de inovação constante se propõe hoje a fazer, como operar em um mercado de incerteza, ou testar a todo momento novas formar de interagir com seus consumidores.

Para a Blockbuster, apostar em algo novo como o streaming significaria matar seu modelo de negócio. E foi assim, sentada sobre o modelo de negócio e confiante de maneira excessiva em sua expertise de mercado que deixou que a Netflix corresse praticamente sozinha sobre um mercado de conteúdo on-demand que começava a crescer e acabou por mudar a maneira como o mercado começou a consumir o conteúdo que também era disponibilizado pela Blockbuster. Quando pensou em reagir, já era tarde demais. Na história das marcas, essa é uma história que aconteceu com diversas empresas, como Kodak, Olivetti, entre uma série de outras que preferiram confiar na expertise e no modelo de negócio do que apostar na inovação.

Hoje, no Brasil, há diversas empresas, que assim como na história da Blockbuster, estão literalmente sentadas sobre seu modelo de negócio, e correm sérios riscos de terem finais parecidos no futuro próximo. Há hoje segmentos de mercado inteiros com riscos frente às startups e novos modelos disruptivos que começam a surgir.

O varejista brasileiro, formado atrás do balcão de caixa, tem orgulho de uma expertise que possa ter atravessado décadas de prosperidade e formado gerações de empresários, mas que hoje começa a ter sua expertise confrontada com a inovação e os novos modelos de negócio. O que sempre deu certo, e sempre funcionou, hoje começa a não mais apresentar os mesmos resultados do passado.

Acompanhar esses novos modelos é uma tarefa complexa. Expertise e mindset de inovação são pontos de importância complementar. Um sem o outro, hoje, é um risco aos negócios.

Na GS&UP desenvolvemos um processo de acompanhamento de inovação, parte de nosso conceito nomeado “Lab-It!”, para empresas que buscam inovação como uma maneira de minimamente acompanhar as demandas e oportunidades de seu mercado. Saiba mais em www.gsmd.com.br

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Postagem anterior

Samsung divulga campanhas promocionais com ex-jogadores da seleção brasileira

Próxima Postagem

Shopping Cidade São Paulo oferece experiência de realidade virtual

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é sócio-diretor da Gouvêa Tech, potencializadora de negócios com foco em startups da Gouvêa.

Relacionada Posts

Mercado&Consumo lança e-book com inspirações para o pós-pandemia
Destaque do dia

Mercado&Consumo lança e-book com inspirações para o pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia
Artigos

Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
Nutty Bavarian investe em expansão fora de shoppings e vai ganhar 1ª loja de rua
Destaque do dia

Nutty Bavarian investe em expansão fora de shoppings e vai ganhar 1ª loja de rua

20 de janeiro de 2021
Riachuelo encerra 2020 com mais de 10 lojas inauguradas e chega a 335 operações
Destaque do dia

Riachuelo encerra 2020 com mais de 10 lojas inauguradas e chega a 335 operações

20 de janeiro de 2021
NRF 2021: Consumidor quer entrega no mesmo dia e passo a passo do serviço
Destaque do dia

NRF 2021: Consumidor quer entrega no mesmo dia e passo a passo do serviço

20 de janeiro de 2021
Na agenda de Biden, unir a nação e os 3 “Cs”: Covid, China e Clima; Brasil será secundário
Artigos

Na agenda de Biden, unir a nação e os 3 “Cs”: Covid, China e Clima; Brasil será secundário

20 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Shopping Cidade São Paulo oferece experiência de realidade virtual

Shopping Cidade São Paulo oferece experiência de realidade virtual

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Mercado&Consumo lança e-book com inspirações para o pós-pandemia

Mercado&Consumo lança e-book com inspirações para o pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia

Os dilemas da ominicalidade para os pequenos varejistas no pós-pandemia

20 de janeiro de 2021
Nutty Bavarian investe em expansão fora de shoppings e vai ganhar 1ª loja de rua

Nutty Bavarian investe em expansão fora de shoppings e vai ganhar 1ª loja de rua

20 de janeiro de 2021
Consórcio Magalu registra recordes em meio à recessão econômica

Consórcio Magalu registra recordes em meio à recessão econômica

20 de janeiro de 2021
DHL compra 8 aviões Boeing 777 para dar conta do crescimento do e-commerce

DHL compra 8 aviões Boeing 777 para dar conta do crescimento do e-commerce

20 de janeiro de 2021
Democrata Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

Democrata Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

20 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: