Netshoes implementa plataforma própria de e-commerce

A Netshoes lançou uma nova plataforma de tecnologia para comércio eletrônico. Como parte do plano de reestruturação na área de tecnologia da organização, o novo sistema foi totalmente desenhado pelo time interno, de forma a atender as necessidades da companhia e melhorar o serviço oferecido para os clientes.

“A plataforma entrega para os clientes lojas mais rápidas e dinâmicas, melhorando também a personalização de acordo com os interesses de cada cliente. Isso favorece a navegação tanto no desktop, quanto no m-site e aplicativos da marca”, explica André Petenussi, diretor de tecnologia da Netshoes.

O novo projeto vem de encontro a um dos principais objetivos da companhia com a reestruturação da tecnologia, iniciada em 2016, que era permitir que a área gerasse um impacto mais direto no negócio. A empresa sentia a necessidade de implementar um sistema feito sob medida para seus e-commerces, para que eles pudessem funcionar de maneira mais assertiva e ágil, otimizando resultados.

“O sistema produzido internamente tem como objetivo atender as necessidades particulares do nosso modelo de negócio. Utilizando-se tecnologia de ponta a nível global, o projeto nos permite aprimorar a experiência do cliente com um site ainda mais rápido e uma navegação mais fluída. Além disso, nos abre portas para explorarmos novas possibilidades e inovação de forma mais rápida, pois já nasce na nuvem e é muito mais flexível para customização e novos desenvolvimentos”, explica Petenussi.

O lançamento da nova plataforma foi feito de forma gradativa, seguindo diferentes etapas, definidas a partir da complexidade e tráfego dos e-commerces sob gestão da Netshoes. O sistema foi desenvolvido há mais de um ano e teve sua última fase de implantação concluída recentemente no e-commerce Netshoes.com.br. As lojas virtuais dos times brasileiros de futebol administradas pela companhia foram as primeiras a receber o sistema. A Shoestock, marca adquirida e relançada pela Netshoes no início de 2017, foi reinaugurada já com o novo sistema.

Na segunda etapa de implementação, o objetivo foi expandir a plataforma para as lojas dos times latino-americanos e também para os e-commerces de outras modalidades esportivas, como NFL. Em seguida foram migrados os sistemas da Netshoes México e Argentina. A penúltima etapa foi a implementação da nova tecnologia na Zattini, durante o segundo semestre de 2017. Por último, foi concluído o projeto na Netshoes Brasil.

Petenussi afirma que, conforme a expansão do novo sistema avança, o trabalho da área de tecnologia da Netshoes ganha em tempo e em performance. “A plataforma simplifica muito a evolução e a manutenção se comparada com a plataforma anterior. Inteiramente orientada a microsserviços e rodando em uma infraestrutura na nuvem ganhamos em otimização, agilidade e customização, adicionando valor ao negócio com ganho de escala e redução de custo, ou seja, e-commerces mais eficientes e produtivos, e muito mais dinâmicos que os anteriores”, finaliza.

*Imagem reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist