fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Meditar sobre o propósito da empresa para inovar

Redação de Redação
1 de junho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Inovação, Varejo Digital
0
Meditar sobre o propósito da empresa para inovar

Usei o termo meditar porque esse foi o método que encontrei, usando 20 minutos do meu dia, para sempre me reconectar comigo mesma e manter-me atenta ao meu propósito de vida. Mas, não estou aqui para falar sobre mim. O que isso tem a ver com inovação, negócios, trabalho e o dia-a-dia de uma empresa?

Como disse Benjamin Disrael, um novelista inglês: “O segredo do sucesso é a constância do propósito”.

Na correria diária entre ligações, dezenas de mensagens de Whats App, reuniões, aeroportos e e-mails, o que seria mais fácil de acontecer? Entrar nessa corrida maluca e simplesmente se deixar levar ou pensar “que loucura isso que estou vivendo, mas que bom que continuo com foco no meu propósito!”?

Penso que, dificilmente, a segunda opção corresponde à resposta da maioria. E, a primeira situação acontece com todo ser humano envolvido em um ecossistema de negócios, seja o funcionário, o presidente da empresa, gerente, coordenador, estagiário e, também, com as companhias.  Na ânsia de se tornarem empresas do futuro, omnicanais, digitais, multicanais e algo mais que envolva serem vistas como inovadoras, perde-se de vista o propósito ou onde querem chegar, o que, provavelmente, foi o principal motivo dos negócios serem criados.

Para a empresa que não tem mais em mente o seu propósito, fica difícil até escolher o caminho de inovação, estratégia digital ou tecnológica que vai percorrer. Um bom exemplo de propósito alinhado com a inovação é uma empresa varejista que, com o propósito simples de sempre dar o melhor atendimento ao seu cliente, há alguns anos, investe no e-commerce e disponibiliza aos vendedores das lojas físicas iPads, para que tenham não só os produtos daquela unidade, mas também a infinidade de opções do site para oferecer. Os vendedores buscam, incansavelmente, o que agrada o cliente e, dificilmente, o consumidor vai sair daquela loja de mãos abanando. Mesmo porque se, em algum momento da vida, esse cliente já comprou dessa empresa, o vendedor insere o e-mail dele e encontra o histórico de compras e atendimentos do mesmo, já consegue dar um atendimento personalizado, oferecendo complementos de produtos e identificando o perfil daquele consumidor.  Aqui, o digital auxilia o vendedor na amplitude de produtos e informações cruzadas, para fazer com que aquele cliente se sinta especial. Atingimos um segundo objetivo também, que é a fidelização desse consumidor e um terceiro que é o aumento do valor do tempo de vida de compra. E, sim, “dinheiro é consequência”.

Só para concluir, percebo que, em determinado momento, muitas empresa repensam todo o modelo de negócios para se tornarem tecnológicas e inovadoras e, muitas vezes, deixam o propósito de lado. Esquecem de oferecer ou ter o básico, que pode ser tão simples como oferecer um bom serviço através de uma equipe bem treinada e alinhada ao propósito da empresa. Então, para as pessoas designadas para pensar a corrida tecnológica na era digital, digo que se alinhem ao propósito da empresa, que pode ser diferente do seu propósito pessoal (mas daí é uma outra conversa) e a partir daí escolham e testem a estratégia digital e tecnológica que melhor conduza aos objetivos da empresa.

*Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Crescimento do varejo gaúcho deve ser impactado pela paralisação dos caminhoneiros

Próxima Postagem

Aplicativo unifica cadastros para aumentar vendas no mobile

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Embrapa e Nestlé firmam parceria para pecuária leiteira de baixo carbono
Inovação

Embrapa e Nestlé firmam parceria para pecuária leiteira de baixo carbono

3 de março de 2021
São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar
Destaque do dia

São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar

3 de março de 2021
A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web
Artigos

A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

3 de março de 2021
Lu, do Magalu, conquista 1 milhão de seguidores no TikTok em 3 meses
Destaque do dia

Magazine Luiza compra VipCommerce, plataforma de e-commerce de supermercados

3 de março de 2021
Clientes brasileiros preferem varejistas engajados socialmente e negócios locais
Destaque do dia

Clientes brasileiros preferem varejistas engajados socialmente e negócios locais

3 de março de 2021
O que os atuais consumidores buscam em suas experiências com as marcas?
Artigos

O que os atuais consumidores buscam em suas experiências com as marcas?

3 de março de 2021
Próxima Postagem
Aplicativo unifica cadastros para aumentar vendas no mobile

Aplicativo unifica cadastros para aumentar vendas no mobile

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Aliansce Sonae anuncia suspensão temporária de shoppings na BA e em Londrina

Aliansce Sonae anuncia suspensão temporária de shoppings na BA e em Londrina

3 de março de 2021
FecomercioSP: setor terá perda de R$ 11 bi na vigência da restrição do comercio

FecomercioSP: setor terá perda de R$ 11 bi na vigência da restrição do comercio

3 de março de 2021
Quase 30% dos bares e restaurantes viram faturamento cair mais de 50% em 2020

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes critica novo fechamento em São Paulo

3 de março de 2021
Embrapa e Nestlé firmam parceria para pecuária leiteira de baixo carbono

Embrapa e Nestlé firmam parceria para pecuária leiteira de baixo carbono

3 de março de 2021
São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar

São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar

3 de março de 2021
A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

3 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: