fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Business Synergy e o Franchising do Bem

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
14 de junho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
2
Business Synergy e o Franchising do Bem

Junho é um mês bastante movimentado para o mercado de franquias. É nesse período que acontece a maior feira do setor, a ABF Franchising Expo, que, ao longo dos anos, tem agregado cada vez mais conteúdo e oportunidades de relacionamento entre os franqueadores, fornecedores, candidatos e empresários do setor em geral.

Esse ano em especial, fico feliz ao ver que um movimento que sempre observava no mercado de franquias americano ganha corpo no franchising nacional. Franqueadores experientes estão abrindo as portas de suas sedes para receberem outros empresários do setor para compartilharem experiências e o know how que agregaram ao longo dos anos na gestão de suas redes de franquias.

Essa satisfação pessoal vem do fato de que sempre que visitamos a Convenção da IFA (International Franchise Association) nos Estados Unidos ou outro evento internacional, vemos franqueadores compartilhando desafios e experiências reais com outros empresários do setor, sendo que, muitas vezes, isso ocorre de maneira bastante fluida mesmo entre concorrentes. Aqui no Brasil, esse movimento sempre foi muito sutil, havia sempre o receio de compartilhar demais, dizer demais, e com isso perder algum espaço no mercado. Afinal, em boca fechada não entra mosquito, não é mesmo?

Não, não é!

No mundo conectado e na chamada era do acesso em que vivemos hoje, já não cabe achar que alguém detém com exclusividade alguma informação, ou conteúdo. Desde que as plataformas open source para cocriação e colaboração ganharam força, ficou mais evidente que se manter isolado e levantar muros para se proteger não traz benefício algum. Quem consegue transpor essa barreira ganha, e muito. Ganha em colaboração, construção conjunta, cocriação, inovação e – por que não – velocidade.

E é isso que tem acontecido no franchising nos últimos anos. Uma sinergia maior entre os negócios para a construção do que muitos tem chamado de “franchising do bem”. A união entre os empresários do sistema de franquias, para construírem efetivamente um setor mais forte e consolidado, com boas práticas implantadas e profissionalização, evitando a proliferação de aventureiros que denigrem o setor e o modelo de negócios de franquias.

Ao longo dos anos como consultores, sempre estimulamos esse processo de colaboração. Clientes recém-ingressos no franchising desejavam trocar experiências com quem já havia trilhado seu caminho de sucesso no setor. E sempre fomentamos esses encontros entre redes consolidadas e novatas. O resultado sempre foi engrandecedor. Quem ensina acaba com a sensação de que o bem e satisfação pessoal que recebeu foram muito maiores do que a contribuição dada. Quem teve a oportunidade de aprender, sai mais seguro e confiante dos passos que deve dar e nós, como consultores, saímos certos de estarmos fazendo valer o nosso papel nesse ecossistema. Sinergia pura!

Então fica aqui o convite para você empresário do setor de franquias ou qualquer outro setor, para ampliar a consciência e ser mais participativo. Muitas vezes dividir acaba sendo a melhor maneira de multiplicar.

 

Nota:

Esse ano o Grupo BITTENCOURT e a ABF promovem visitas técnicas a operações de varejo e franquias consolidadas. Dois grupos de 20 pessoas cada terão a oportunidade de conhecer de perto a gestão de marcas ícones do segmento, acompanhados por consultores da BITTENCOURT e por executivos das marcas anfitriãs durante a ABF Franchising Week. O projeto está em linha com o propósito da consultoria de contribuir com o desenvolvimento do país e do sistema que desenvolve há mais de 30 anos.

*Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Suporte mal feito pode gerar perdas de R$ 11 bilhões ao varejo online

Próxima Postagem

Nova temporada do Programa Mercado & Consumo

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é sócia-diretora do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionada Posts

São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar
Destaque do dia

São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar

3 de março de 2021
A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web
Artigos

A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

3 de março de 2021
Lu, do Magalu, conquista 1 milhão de seguidores no TikTok em 3 meses
Destaque do dia

Magazine Luiza compra VipCommerce, plataforma de e-commerce de supermercados

3 de março de 2021
Clientes brasileiros preferem varejistas engajados socialmente e negócios locais
Destaque do dia

Clientes brasileiros preferem varejistas engajados socialmente e negócios locais

3 de março de 2021
O que os atuais consumidores buscam em suas experiências com as marcas?
Artigos

O que os atuais consumidores buscam em suas experiências com as marcas?

3 de março de 2021
Campeão de webinars, Zoom vê lucro aumentar 326% em um ano
Destaque do dia

Campeão de webinars, Zoom vê lucro aumentar 326% em um ano

3 de março de 2021
Próxima Postagem
Nova temporada do Programa Mercado & Consumo

Nova temporada do Programa Mercado & Consumo

Comentários 2

  1. ANDRE BISCARO says:
    3 anos atrás

    Otima iniciativa, pena que não poderei participar. Parabéns Grupo Bitttencourt

    Responder
  2. veronica gurgel says:
    3 anos atrás

    Excelente!! Gostaria de mais informações.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Aliansce Sonae anuncia suspensão temporária de shoppings na BA e em Londrina

Aliansce Sonae anuncia suspensão temporária de shoppings na BA e em Londrina

3 de março de 2021
FecomercioSP: setor terá perda de R$ 11 bi na vigência da restrição do comercio

FecomercioSP: setor terá perda de R$ 11 bi na vigência da restrição do comercio

3 de março de 2021
Quase 30% dos bares e restaurantes viram faturamento cair mais de 50% em 2020

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes critica novo fechamento em São Paulo

3 de março de 2021
Embrapa e Nestlé firmam parceria para pecuária leiteira de baixo carbono

Embrapa e Nestlé firmam parceria para pecuária leiteira de baixo carbono

3 de março de 2021
São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar

São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar

3 de março de 2021
A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

3 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: