fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Lições que ficam da Copa

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
23 de julho de 2018
no Artigos, Destaque do dia
0
Lições que ficam da Copa

Copa do Mundo sempre foi e será inspiração para muitas análises. Especialmente no Brasil onde o tema futebol toma proporções de paixão nacional.

Terminada de forma melancólica a participação brasileira nesta Copa, todos nos obrigamos a buscar referências que expliquem a frustração pelo desempenho muito aquém do esperado.

Especialmente para uma Copa onde tínhamos o provável mais caro time de todos os que disputaram a competição, quando pensamos em termos de valores individuais dos jogadores. E mais a confiança inspirada por um técnico preparado e focado em conquistas.

A mais fácil explicação é a de que soma de talentos, ainda que bem coordenada, não faz um time. Muito menos um time vencedor.

Combinação virtuosa é a da soma de talentos individuais combinados em suas virtudes pessoais, dirigidos com a visão e o planejamento de onde se quer chegar e temperados pela determinação e atitude de quem quer vencer.

E quando comparamos o que vimos no desempenho da seleção brasileira com a que seria a combinação virtuosa podemos perceber claramente a distância que se criou entre o sonho e a realidade.

Uma coisa é sonhar com a vitória. Outra é trabalhar e construir uma trajetória vitoriosa.

E tudo isso ficou muito claro nesta Copa, especialmente para a o Brasil.

E o que isso combina com o varejo ?

É possível buscar paralelismo entre vitórias e conquistas no campo do futebol com a vida real das atividades de varejo.

Se pensarmos em lojas, definitivamente a melhor localização, com os melhores produtos, os preços mais competitivos e os serviços diferenciados podem sinalizar a perspectiva de elevado desempenho. Mas não podem garantir.

A clássica expressão Retail is Detail merece mais uma vez ser lembrada pois retrata muito bem a diferença da combinação de elementos pretensamente determinantes do sucesso e o real sucesso, medido por resultados consistentes e no longo prazo.

Pelo menos o varejo tem o poder mágico de poder se reinventar a cada dia e a cada momento numa dinâmica que o torna uma das mais desafiadoras atividades empresariais pela volatilidade permanente que é sua característica mais presente.

São as pessoas que fazem toda a diferença

Nas atividades ligadas ao varejo, onde cada vez mais a tecnologia e inovação são incensadas como os maiores diferenciais, o que temos continuamente destacado é que o verdadeiro e mais importante diferencial de uma organização é a combinação que envolve visão, atitude e pessoas.

São esses três elementos que viabilizam todo o mais. Assim como no futebol.

Visão para ter claro onde se quer chegar. Atitude para ter a postura e a determinação de como chegar. E pessoas para agregar talentos com os requisitos necessários para se alcançar o que é necessário.

O que no varejo significa, a cada momento, ter a combinação de muitos pequenos elementos que podem determinar o sucesso. São inúmeros fatores para serem coordenados que permitam resultados positivos.

Da visão histórica de Localização, Localização e Localização como os três principais fatores de sucesso no varejo de lojas, chegamos ao ponto onde a compra pode ser feita por um clique em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia e 365 dias por ano, tendo o potencial comprador a opção de comparar absolutamente tudo em escala global para decidir o que e onde comprar.

Que só fez exponenciar a competição colocando um poder incomensurável nas mãos dos compradores e uma pressão competitiva infinita no colo dos vendedores que, além dos varejistas tradicionais, inclui, crescentemente, as marcas e os fornecedores disputando o mesmo espaço.

Tal qual um campeonato onde o que se quer é ter seu produto, sua marca, sua loja ou site escolhido para a compra.

O futebol continuará a ser fonte de inspiração para comparação de toda natureza, pois, na sua essência, como quase todas as outras atividades esportivas, ele retrata pessoas determinadas e preparadas para alcançar objetivos dentro de regras razovelmente claras.

E isso pode significar que nem sempre a combinação de elementos mais preparada para vencer, de fato vença, pois a dinâmica da disputa cria novas alternativas, possibilidades e o próprio fator do imponderável pode determinar reconfigurações e realidades distintas do que se previa.

Mas, ao final, a combinação de visão, atitude e pessoas, por mais tecnologia e inovação que se incorpore no processo, ainda será o fator determinante e mais importante do sucesso.

Tanto no futebol, como no varejo.

 

Nota:

Entre os dias 28 e 30 de agosto, no Latam Retail Show, no Center Norte, em São Paulo, serão apresentadas as perspectivas de curto, médio e longo prazo que irão impactar os diversos canais de vendas e relacionamento no Brasil, na América Latina e no mundo, pela visão e contribuições de mais de 160 palestrantes e debatedores, líderes que inspiram líderes, em diversos painéis, bem como pela exposição de novos conceitos e oportunidades com a visão da transformação dos setores pela inovação.

*Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Postagem anterior

iFood lança terminal próprio de pagamentos para reduzir custos

Próxima Postagem

Zattini e Sunglass Hut fecham parceria para venda de óculos de luxo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, membro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Foodservice Brasil, Presidente do LIDE Comércio e membro do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo em mais de 25 países. Publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Relacionada Posts

Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão
Destaque do dia

Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão

26 de janeiro de 2021
A logística ganha a guerra? Impactos e tendências com a pandemia
Artigos

A logística ganha a guerra? Impactos e tendências com a pandemia

26 de janeiro de 2021
Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo
Destaque do dia

Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo

26 de janeiro de 2021
McGreen: bandejas de plástico do McDonald’s ganham versão sustentável no Brasil
Destaque do dia

McGreen: bandejas de plástico do McDonald’s ganham versão sustentável no Brasil

26 de janeiro de 2021
São Paulo completa 467 anos com novas restrições no varejo; veja o que muda
Destaque do dia

São Paulo completa 467 anos com novas restrições no varejo; veja o que muda

25 de janeiro de 2021
Caminhos para a cidadania digital
Artigos

Caminhos para a cidadania digital

25 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Zattini e Sunglass Hut fecham parceria para venda de óculos de luxo

Zattini e Sunglass Hut fecham parceria para venda de óculos de luxo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão

Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão

26 de janeiro de 2021
A logística ganha a guerra? Impactos e tendências com a pandemia

A logística ganha a guerra? Impactos e tendências com a pandemia

26 de janeiro de 2021
O lado oculto dos dados de desemprego

Pandemia impactou finanças de 8 a cada 10 brasileiros, mas maioria espera 2021 melhor

26 de janeiro de 2021
Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo

Dona de Natura e Avon é eleita uma das empresas mais sustentáveis do mundo

26 de janeiro de 2021
McGreen: bandejas de plástico do McDonald’s ganham versão sustentável no Brasil

McGreen: bandejas de plástico do McDonald’s ganham versão sustentável no Brasil

26 de janeiro de 2021
São Paulo completa 467 anos com novas restrições no varejo; veja o que muda

São Paulo completa 467 anos com novas restrições no varejo; veja o que muda

25 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: