fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Redes sociais ganharam fácil

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
19 de outubro de 2018
no Artigos, Destaque do dia
0
Redes sociais ganharam fácil

O resultado desse primeiro turno das eleições presidenciais mostram as redes sociais como outro grande vencedor. Especialmente junto aos consumidores-cidadãos mais educados e das classes mais altas.

E outro resultado é a preocupação com a mídia e as campanhas tradicionais como veículo de comunicação e convencimento. Chega a assustar o fosso que se abriu.

Nada muito diferente do que se antecipava, mas a constatação factual é por demais impactante e vai determinar muitas reflexões envolvendo alocação de recursos e revisão de conteúdo e forma dos canais de comunicação, relacionamento e promoção das marcas, produtos e serviços.

Sempre poderá ser discutido e contestado se o conteúdo da mensagem era o adequado e o mais alinhado com as demandas emergentes dos consumidores-cidadãos, mas o que não se pode negar é que quem tinha maiores volumes de comunicação através dos veículos tradicionais para as eleições presidenciais não se deu bem.

Talvez tenha sido uma das maiores surpresas, pois a expectativa que a diferença de volume de comunicação através dos canais tradicionais pudesse ser o maior diferencial na corrida presidencial a favor do candidato Alckmin.

E o que se viu foi muito diferente.

Verba e recursos nanicos para comunicação, porém com uma proposta adequada aos anseios mais emergentes de boa parte da população, valorizados pelo farto noticiário após o incidente de Juiz de Fora, acabaram catapultando a votação do candidato Bolsonaro.

De forma nenhuma deve ser minimizado o efeito jornalístico da farta cobertura após o incidente que colocou o candidato 24 horas no ar por vários dias, mas, deve ser considerado que, àquela altura, já se desenhava um cenário próximo daquele mostrado ao final desse primeiro turno.

A reflexão que precisa ser feita

Empresas de comunicação, agências de propaganda, promoção e marketing digital, empresas de programas de relacionamento, veículos de comunicação tradicionais e digitais e, principalmente, anunciantes de todos os setores e segmentos, de todos os tamanhos, se debruçarão sobre os dados e resultados desse primeiro turno para repensar suas estratégias.

Insisto, nada muito diferente do que se vinha alertando, mas a contundência dos dados e resultados impõem uma reflexão muito mais ampla e profunda.

E que já tinha sido mostrado nas campanhas vencedoras de João Doria à prefeitura de São Paulo e mesmo na eleição norte-americana de Trump.

Existirão os que irão minimizar esses resultados por opção ideológica, empresarial, profissional ou pessoal, mas até esses farão uma reflexão mais ampla para tentar entender e, principalmente, repensar conteúdo, forma e alocação de investimentos a partir da análise mais profunda das respostas do consumidor-cidadão aos estímulos recebidos.

É tempo de desaprender, tentar entender e reaprender novamente. Os fatos são eloquentes demais para serem minimizados.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Startup brasileira lança marketplace de bitcoins

Próxima Postagem

O pedido perfeito gera mais valor para o acionista

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, membro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Foodservice Brasil, Presidente do LIDE Comércio e membro do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo em mais de 25 países. Publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Relacionada Posts

Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%
Destaque do dia

Bares e restaurantes se posicionam contra novas restrições em São Paulo

24 de fevereiro de 2021
Coca-Cola irá produzir iogurte natural no Brasil
Destaque do dia

Grupo Heineken, The Coca-Cola Company e Coca-Cola Brasil chegam a acordo

24 de fevereiro de 2021
Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira
Destaque do dia

Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

24 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company
Artigos

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021
Transformação digital está por trás das faixas “Passo o ponto” das lojas Habib’s
Destaque do dia

Habib’s revela programa de fidelidade por trás das faixas “Passo o ponto”

24 de fevereiro de 2021
Telhanorte adota “fast fashion” e amplia linha de decoração e organização da casa
Destaque do dia

Telhanorte adota “fast fashion” e amplia linha de decoração e organização da casa

24 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
O pedido perfeito gera mais valor para o acionista

O pedido perfeito gera mais valor para o acionista

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%

Bares e restaurantes se posicionam contra novas restrições em São Paulo

24 de fevereiro de 2021
Coca-Cola irá produzir iogurte natural no Brasil

Grupo Heineken, The Coca-Cola Company e Coca-Cola Brasil chegam a acordo

24 de fevereiro de 2021
Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam para compartilhamento de voos

Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam para compartilhamento de voos

24 de fevereiro de 2021
Casa Branca diz que EUA se preparam para distribuir vacina da Johnson & Johnson

Casa Branca diz que EUA se preparam para distribuir vacina da Johnson & Johnson

24 de fevereiro de 2021
Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

24 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: