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Home Notícias

Comércio espera alta das vendas na Black Friday

Márcia Coimbra de Márcia Coimbra
18 de outubro de 2018
no Notícias, Projeções Econômicas
0
Comércio espera alta das vendas na Black Friday

Dados do IBGE evidenciam que as vendas do comércio continuam sentindo os efeitos da greve dos caminhoneiros, que aconteceu em maio. Em julho foi registrada queda de 0,5% das vendas no mercado brasileiro, se comparado ao mês anterior. Mesmo assim as expectativas para a Black Friday, que acontecerá em 23 de novembro, estão altas.

Segundo último levantamento do Google, 81% dos 1.500 entrevistados declararam que pretendem comprar durante a Black Friday. O número de pessoas que conhecem a data comercial subiu de 27% dos respondentes, em 2014, para 99,5% em 2018. Os novos compradores estão aumentando gradativamente e a classe C é que mais se insere nesses percentuais, seis entre dez pertencem à classe C.

Para os pequenos e microempresários esta é uma oportunidade para aumentar as vendas. Lars Leber, country manager da Intuit, empresa de desenvolvimento de sistemas de gestão financeira, afirma que é preciso se preparar o quanto antes. “Para uma ação eficiente é importante conhecer muito bem o próprio negócio e, neste caso, o controle das finanças pode ser um aliado fundamental na definição da estratégia comercial”, afirmou.

De acordo com a companhia, as estratégias mais importantes para o período pré-Black Friday são:

  • Focar na campanha e nos descontos: Por meio do controle financeiro, é possível analisas as vendas dos últimos meses, entender as margens e quais produtos há no estoque. É necessário então determinar o objetivo da campanha, o público que se deseja atingir e só então definir quais produtos e serviços serão ofertados e quanto de descontos pode ser adicionado. Com a ajuda do QuickBooks, por exemplo, é possível fazer análises financeiras para medir a margem dos produtos/serviços e definir os descontos a serem estabelecidos de forma prática e inteligente. Com isso em mente, é possível decidir quanto pode ser investido em ações de marketing para divulgação e captação de novos clientes.
  • Não ficar com o estoque vazio: Outra questão essencial quando se trata de Black Friday é o planejamento do estoque. É importante avaliar quais produtos podem entrar em uma “queima de estoque”, avaliar quantidades para garantir volume de vendas e, por fim, identificar a condição real do estoque e os produtos que possuem maior rotatividade. O mesmo critério vale para a oferta de serviços. Analisar a capacidade de entrega e qual prazo pode ser cumprido para não ter problemas com a entrega após a venda.
  • Entender e planejar a gestão de diferentes modos de pagamento: É preciso estar atento para administrar diferentes formas de pagamento, como parcelamentos, e avaliar precificação dos produtos, tendo em mente as taxas de cartão de crédito, além de estabelecer os fretes e estudar a implantação do frete grátis a partir um valor total de compra, como acontece com frequência nos e-commerces. É importante garantir que a promoção não irá ter um impacto negativo nos meses pós Black Friday e que não haja um desencontro de caixa entre os investimentos realizados para campanha e o efetivo recebimento das vendas.
    •  Fazer estimativas para próximas vendas: Criar orçamentos e avaliar expectativas a curto, médio e longo prazo, incluindo os meses que antecedem a Black Friday. Organizar o que se espera para cada mês torna possível uma análise posterior do que se concretizou ou não, isso ajuda a entender melhor o negócio a cada ação realizada. Essas informações também serão importantes para promoções futuras – com um histórico documentado do que aconteceu em promoções anteriores, fica mais fácil prever e se preparar para futuras campanhas.

*Imagem reprodução

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