fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O X da questão na China

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
30 de janeiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
0
O X da questão na China

Hoje são 800 milhões de usuários de internet na China, numa população de 1,4 bilhão de pessoas, com nível crescente de urbanização que já chega a 60%. E 98% dos internautas chineses o fazem por meio de celulares.

A China é líder mundial em transações financeiras por smartphones, muito à frente dos Estados Unidos ou de qualquer outro país. Os dados disponíveis mostram que 36% dos pagamentos de transações comerciais na China são por celulares, enquanto nos Estados Unidos são apenas 15%.

Para completar e destacar as diferenças: 93% de todas as transações de pagamentos móveis na China trafegam por Ali Pay ou We Chat Pay. E o e-commerce significa em torno de 24% de todo o varejo, o maior percentual no mundo atual.

Ou seja, essas duas plataformas, Ali Pay e We Chat Pay, têm o controle virtual do sistema de pagamentos digitais na China e usam de forma estratégica as informações relativas aos e-consumidores, incluindo seus hábitos e preferências, tendências e previsões, bem como os “analytics” dos vendedores para criar uma vantagem estratégica dificilmente superável por qualquer outro concorrente, especialmente num mercado semiaberto e controlado.

Apenas um varejista, a Wu-Mart, tem plataforma própria de pagamento digital, tentando se diferenciar num mercado dominado pelas outras duas dominantes.

Esse é o X da questão da China e sinaliza a perspectiva futura e potencial desse quadro para outros mercados do mundo onde os chineses estão concentrando sua expansão. Incluindo o Brasil, onde Alibaba, Tencent, Didi e Fosun têm feito investimentos diretos em negócios financeiros ou de consumo.

Nos Estados Unidos, Brasil, França, Inglaterra, Espanha e a maioria dos países desenvolvidos, os meios de pagamentos transitam entre dinheiro, cartões de crédito e débito, cheques e outras formas, incluindo o e-payment mobile, reconhecimento facial e outros, num processo evolutivo limitado pela questão da infraestrutura tecnológica e os hábitos arraigados.

Na China, houve um salto estratégico e tecnológico, o chamado efeito “leapfroging”, e o e-payment tornou-se rapidamente dominante e isso tem um efeito transformador do mercado jamais visto anteriormente.

A concentração em dois players integrados aos ecossistemas de negócios possibilita embarcar muitos outros benefícios para consumidores nos aplicativos de pagamentos, tais como programas de fidelidade, promoções, seguros, assistência, saúde e muito mais, reforçando o posicionamento e a vantagem competitiva.  E isso faz toda a diferença.

E no Brasil

Os sistemas mobile de pagamentos no Brasil, assim como na esmagadora maioria de mercados do mundo, são ainda incipientes.

Temos vários operadores que oferecem a tecnologia que, definitivamente, não é a principal barreira de entrada. A questão de preservação de mercado dos mecanismos de pagamentos existentes e os hábitos dos consumidores são os principais elementos a retardar a evolução, inevitável, dessa modalidade.

Ela será dominante em algum momento futuro.

Para todos que atuam nos setores financeiros e de consumo, reconhecer como se reposicionar nesse cenário emergente é, talvez, a pergunta que vale muito mais de US$ 1 bilhão, a tomar por base o que acontece na China.

 

Nota:

Este artigo encerra a série sobre realidade e potencial do mercado da China onde analisamos a transformação do mercado a partir de nosso projeto “Ignition 360°” que envolveu visitas de estudos, relacionamento e negócios às cidades de Beijing, Shangai, Shenzen, Hanghzou e Hong Kong, em outubro deste ano. Um documento consolidando números e análises será em breve disponibilizado e, se tiver interesse em receber, escreva para nós no e-mail: mgsouza@gsmd.com.br

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Mais de 70% dos chatbots acessados serão do setor varejista

Próxima Postagem

Fundos de investimento planejam relançar Toys “R” Us

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, membro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Foodservice Brasil, Presidente do LIDE Comércio e membro do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo em mais de 25 países. Publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Relacionada Posts

Clientes brasileiros preferem varejistas engajados socialmente e negócios locais
Destaque do dia

Clientes brasileiros preferem varejistas engajados socialmente e negócios locais

3 de março de 2021
A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web
Artigos

A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

3 de março de 2021
O que os atuais consumidores buscam em suas experiências com as marcas?
Artigos

O que os atuais consumidores buscam em suas experiências com as marcas?

3 de março de 2021
Campeão de webinars, Zoom vê lucro aumentar 326% em um ano
Destaque do dia

Campeão de webinars, Zoom vê lucro aumentar 326% em um ano

3 de março de 2021
Iguatemi lança plataforma digital para levar marcas de luxo a todo o Brasil
Destaque do dia

Shopping centers: Iguatemi anuncia redução no horário e até fechamento

2 de março de 2021
Foodservice on the road
Artigos

Foodservice on the road

2 de março de 2021
Próxima Postagem
Fundos de investimento planejam relançar Toys “R” Us

Fundos de investimento planejam relançar Toys "R" Us

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Saque de dinheiro no comércio do Banco24Horas atinge 412 municípios em 6 meses

PIB de 2020 fecha com queda de 4,1%, revela pesquisa do IBGE

3 de março de 2021
Clientes brasileiros preferem varejistas engajados socialmente e negócios locais

Clientes brasileiros preferem varejistas engajados socialmente e negócios locais

3 de março de 2021
A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

3 de março de 2021
O que os atuais consumidores buscam em suas experiências com as marcas?

O que os atuais consumidores buscam em suas experiências com as marcas?

3 de março de 2021
Medo de desemprego entre os brasileiros diminui em dezembro

Governo quer voltar com redução de salário por 4 meses, mas pagando até 2 meses de benefício

3 de março de 2021
Campeão de webinars, Zoom vê lucro aumentar 326% em um ano

Campeão de webinars, Zoom vê lucro aumentar 326% em um ano

3 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: