fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Inovação

“Se os dados são o petróleo, a inteligência artificial é o motor”

Redação de Redação
24 de janeiro de 2019
no Inovação, Notícias
0
“Se os dados são o petróleo, a inteligência artificial é o motor”

Que número poderá ser maior do que o de estrelas na nossa galáxia ou o número de neurônios no cérebro humano? O número de dispositivos que em breve poderão estar ligados através da Internet em todo mundo – a resposta foi dada na Web Summit pelo presidente da Samsung, Young Sohn, para ilustrar o potencial de inovação e negócio num mundo cada vez mais conectado.

A esta abundância de aparelhos ligados uns aos outros (aquilo a que o jargão do setor tem chamado de Internet das Coisas) junta-se uma quantidade de dados que cresce a cada dia e que podem ser dissecados por algoritmos, e ainda uma capacidade de computação que é cada vez maior e mais barata. Formou-se, disse Sohn, “a tempestade perfeita” para uma proliferação de inteligência artificial, uma tecnologia que “já anda por aí há 30 anos”, mas que promete agora transformar praticamente todos os setores da sociedade e ser um novo motor econômico.

“Esta é mesmo uma oportunidade global para todos nesta sala. Não é só para os chineses, não é só para os EUA. Os dados são intangíveis e podem estar em qualquer ponto do mercado”, sublinhou Sohn, numa altura em que EUA, Europa e China estão numa corrida pelo desenvolvimento deste tipo de tecnologias e pela exploração das oportunidades de negócio associadas. O executivo lembrou que as maiores empresas deixaram de ser as petrolíferas e que esse lugar é agora ocupado por multinacionais tecnológicas. “Se os dados são o petróleo, a inteligência artificial é o motor”, disse.

Sohn – que preside um dos maiores grupos empresariais do mundo, cujos produtos vão de celulares a frigoríficos – afirmou que a inteligência artificial está transformando as indústrias gigantes, como fabricantes de automóveis e a criação de novos medicamentos. Mas fez questão de apontar riscos e incógnitas.

Referindo-se aos muitos desafios éticos da tecnologia, perguntou: “Vamos criar mais ou menos empregos? Vamos ser mais diversificados ou vamos ter uma inteligência artificial mais estreita?”

As perguntas estão em linha com algumas das questões que já nesta segunda-feira, no mesmo palco, foram levantadas pelo secretário-geral das Nações Unidas. “Nas próximas décadas vamos assistir a uma grande quantidade de novos empregos criados, e uma grande quantidade de empregos destruídos. É impossível saber qual destes números será maior. É óbvio que a relação entre lazer, trabalho e outras ocupações vai mudar drasticamente”, disse António Guterres, na apresentação de abertura da Web Summit.

Num tom que tem sido ouvido em muitas intervenções este ano, Young Sohn reconheceu que os desafios não serão simples: “A mudança vai ser muito drástica, muito dura e não haverá respostas óbvias.”

Fonte: Portal Publico

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Nestlé lança plataforma de relacionamento com o consumidor final

Próxima Postagem

Faturamento da rede Farmarcas cresce 43,8% nos primeiros meses de 2018

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora
Destaque do dia

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores
Destaque do dia

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões
Destaque do dia

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Greve dos Correios
Economia

Bolsonaro vai à Câmara para entregar projeto de privatização dos Correios

25 de fevereiro de 2021
Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores
Foodservice

Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

25 de fevereiro de 2021
Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%
Destaque do dia

Bares e restaurantes se posicionam contra novas restrições em São Paulo

24 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Faturamento da rede Farmarcas cresce 43,8% nos primeiros meses de 2018

Faturamento da rede Farmarcas cresce 43,8% nos primeiros meses de 2018

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Greve dos Correios

Bolsonaro vai à Câmara para entregar projeto de privatização dos Correios

25 de fevereiro de 2021
Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

25 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: