fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Web Summit: Ambicioso e caórdico, mas profundamente inspirador

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
30 de janeiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura:6 mins read
0
Websummit

A Web Summit começou em Dublin, na Irlanda, em 2010, com 400 participantes e há três anos mudou para Lisboa – e lá deverá permanecer nos próximos dez anos. Foi uma mudança fundamental para ajudar a torná-lo o maior evento de empreendedorismo digital do mundo e reuniu perto de 70 mil pessoas de 159 países na semana passada.

Por conta de contrato recém-concluído, Portugal vai pagar 11 milhões de euros por ano para manter o evento que se tornou estratégico para o país pelo protagonismo que tem conseguido.

Aliás, todos os números são superlativos. Os 1.200 palestrantes em 24 palcos, mais de 1.800 startups, 2.600 jornalistas e bloggers, 1.500 investidores e mais de 813.500 visitas a perfis investidores e startups no app do evento.

O evento reuniu neste ano, mais uma vez, lideranças e estrelas globais em profusão e isso o torna influenciador, inspirador e muito midiático pois, todos, sem exceção, guardam para o evento algo que justifique o convite para estar nesse palco privilegiado.

Líderes políticos como o ex-primeiro ministro britânico, Tony Blair, que se posicionou totalmente contrário ao Brexit; o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterrez; a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager; e Ana Brnabic, primeira-ministra da Sérvia.

Líderes empresariais e CEOs como Young Sohn, da Samsung, que mostrou que AI é o motor quando os dados se tornam o petróleo;  Ben Van Beurden, da Shell, que fez um “mea culpa” em nome da empresa pela difusão de informações erradas sobre reservas de petróleo; Brad Smith, da Microsoft, que propôs legislação internacional sobre uso da Inteligência Artificial; Ev Williams, co-fundador e antigo CEO do Twitter e fundador da Mediu; ou Antonio Mexia da EDP, que anunciou a disposição da empresa em investir 45 milhões de euros em startups.

Visionários como Tim Berners-Lee, criador da Internet, propondo um pacto global pela melhoria da rede, ou Cristopher Wylie, ex-diretor da Cambridge Analytcs que expôs o vazamento dos dados das contas do Facebook.

Além de atrações como Sophia, the robot que adquiriu cidadania na Arábia Saudita, e que neste ano apresentou seu companheiro Han, mas passou a ter a concorrência direta de Furhat, um robot social que pode manter conversas em 40 idiomas.

Tem para todos os gostos, especialmente os conectados com temas envolvendo o Digital e as grandes transformações atuais da Economia, da Sociedade, Comportamento, Política, Negócios, Comunicação, Saúde, Diversidade, Regulamentações Sociais, Sustentabilidade, Segurança Digital, Educação, Trabalho, enfim tudo que tem tido seu comportamento acelerado, modificado e diversificado pelo avanço da tecnologia.

Afinal são 1.200 palestrantes, muitas vezes quatro reunidos num mesmo palco numa sessão de 20 minutos. Para as grandes estrelas com sessões mais longas é reservado o palco principal da Arena Altice, com capacidade para vinte mil pessoas. Não falta assunto ainda que, em muitos casos, a abordagem seja mais superficial. Conecta, sensibiliza, provoca, mas não aprofunda, pois essa é sua proposta com um conjunto de atividades tão diversificado num período relativamente curto de tempo.

O evento celebra a transformação da realidade pela evolução e disseminação da tecnologia e do digital e é fundamentalmente orientado para jovens empreendedores digitais.

Uma de suas principais atividades é a exposição, conexão e competição de startups do mundo todo, numa grande feira de ideias, propostas e pesquisas realizadas nos três dias onde jovens, e não tão jovens empreendedores, se interconectam com potenciais investidores e podem apresentar suas concepções, todas elas gravitando em torno de tecnologia.

Caórdico na sua essência

No seu modelo e organização reproduz aquilo que foi definido como caórdico, ou seja, o caos com alguma organização.

Fisicamente, o evento ocorre no Parque das Nações e são quatro pavilhões com os 24 espaços de fóruns e a grande arena central, numa área total de 5,4 km2. O tempo todo o ambiente está tomado pelo deslocamento frenético dos que não tem tempo a perder entre tantas sessões e atividades que ajudam a criar o clima de efervescência natural e inebriante, quase viciante, do evento.

Ainda que o caórdico possa ser a melhor definição para a organização geral do que lá acontece, a excelência da execução, aquela possível em algo dessas proporções, é ponto alto, com uma infraestrutura profissional digna do maior acontecimento mundial desse setor.

O evento hoje está limitado em seu crescimento pela questão do espaço físico da área que, por conta das perspectivas para os próximos anos, deverá ser ampliado e atualizado.

Se planejar muito bem para aproveitar o evento em toda sua plenitude, provavelmente você anda em torno de 12 km por dia, deslocando-se para tentar aproveitar o máximo possível dos temas que são apresentados e que podem interessar.

Tudo isso no período normal do evento que vai das 9h às 17h, porque depois tudo continua pela cidade com inúmeros encontros, festas, atividades sociais e badalações como seria de se esperar de um evento com foco em jovens empreendedores digitais vindos de todo o mundo, ávidos por ouvir e serem ouvidos.

A essência do extrato da síntese condensada ao máximo

Pretensioso e impossível seria tentar consolidar tudo que é apresentado e discutido. E a cada ano existe uma mutação genética temática, resultado natural da evolução das preocupações dominantes no ambiente digital global.

No evento deste ano alguns macro temas mereceram maior destaque e atenção. Eis uma listagem dos mesmos:

  1. A insegurança digital, seus riscos, impactos e ações possíveis para alterar seu processo evolutivo;
  2. A proposta de integração de governos, setores empresariais, corporações e organizações para promover um alinhamento auto-protetor na evolução da internet;
  3. O movimento pendular na Integração e Desintegração na Política Global e Regional e sua evolução próxima e futura;
  4. A realidade e os riscos inerentes à multiplicação das fake news e como buscar elementos inibidores de sua maior expansão;
  5. A promoção da Diversidade como fator de crescente importância para alinhamento de iniciativas e comportamento;
  6. O Propósito das Empresas e Organizações se sobrepondo em importância aos seus negócios e atividades empresariais;
  7. O irreversível avanço na utilização, produção e disseminação de uso da Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) nos mais diversos campos;
  8. Gaming para além da diversão e entretenimento e como instrumento para uso disseminado nas mais diversas atividades empresariais e de negócios;
  9. A crescente disseminação do uso da Inteligência Artificial (AI) e seu impacto na sociedade, nos negócios, nas empresas e na relação das pessoas com o mundo em que vivem;
  10. Os avanços da tecnologia na medicina e nos tratamento em temas ligados à saúde;
  11. O repensar da Educação para alinhamento com as demandas emergentes de uma sociedade irreversivelmente mais digital;
  12. O impacto da tecnologia na visão do que é moda e o comportamento social das novas gerações na forma como se apresentam;
  13. Os caminhos para continuar subsidiando e investindo no desenvolvimento do empreendedorismo digital em escala global;
  14. Como nova comunicação multidirecional, multinterativa e em tempo real altera a própria indústria da comunicação e todas as formas de relacionamento entre marcas, empresas, negócios, instituições e pessoas;
  15. Criptomoedas, perspectivas e seu poder de interferir nas estruturas financeiras hoje existentes;
  16. O embate dos modelos de crescimento e expansão das corporações tecnológicas globais no Ocidente e na China;
  17. Os impactos da economia circular redesenhando a realidade, os negócios e a relação entre pessoas, organizações e governos;
  18. As muitas alternativas proporcionadas pela internet, pelo digital e pela tecnologia para solução de problemas que ainda não estão configurados.

Como ressaltamos é pretensioso em 18 tópicos tentar expressar o que de mais relevante aconteceu nesse período em Lisboa, mas nessa relação estão algumas pistas importantes dos assuntos que mereceram maior atenção.

Para além do evento em si, tivemos a oportunidade de estarmos com um grupo de dirigentes e executivos do Brasil, participando de visitas técnicas e reuniões com alguns dos conceitos mais relevantes do varejo e do foodservice de Lisboa e discutindo com dirigentes locais o momento e as perspectivas de mercado.

No título do artigo já reconhecíamos que, se o caos com alguma organização é um elemento com o qual devemos nos acostumar a conviver, ele pode ser profundamente inspirador e produzir importantes reflexões pessoais e sociais.

Nota: Um especial agradecimento aos participantes que estiveram conosco em nossa delegaçõa nessa jornada de conhecimento e ao time da IMR e GS&IMR de Portugal que foi fundamental que mais  pudesse ser aproveitado.

  • Imagem (Filipe Amorim / Global Imagens)

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: digitalempreendedorismoInteligência Artificialtecnologiatendênciaswebsummit
Postagem anterior

Coca-Cola irá produzir iogurte natural no Brasil

Próxima Postagem

Black Friday: 167 sites que você deve evitar, segundo o Procon

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, membro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Foodservice Brasil, Presidente do LIDE Comércio e membro do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo em mais de 25 países. Publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Relacionada Posts

Destaque do dia

Nubank é o melhor banco do Brasil pelo terceiro ano consecutivo

14 de abril de 2021
Um ano de pandemia
Artigos

Um ano de pandemia. Uma mudança cultural em curso: compras sem interação humana

14 de abril de 2021
O varejo não digital para um consumidor ainda não omni
Destaque do dia

Varejo recupera mais de R$ 2,5 milhões em vendas em fevereiro de 2021

14 de abril de 2021
comercio fechado
Destaque do dia

Associações sugerem medidas para comércio reabrir com segurança

13 de abril de 2021
Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura
Artigos

Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

13 de abril de 2021
Pague Menos
Destaque do dia

90% das entregas do e-commerce da Pague Menos são feitas em até 3 horas

13 de abril de 2021
Próxima Postagem
Black Friday: 167 sites que você deve evitar, segundo o Procon

Black Friday: 167 sites que você deve evitar, segundo o Procon

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Correios lançam nova facilidade para clientes de comércio eletrônico

Decreto de Bolsonaro inclui Correios no Programa Nacional de Desestatização

14 de abril de 2021
Wells Fargo surpreende em lucro líquido e receita no 1º trimestre

Wells Fargo surpreende em lucro líquido e receita no 1º trimestre

14 de abril de 2021
Fiat dará 10 dias de férias na fábrica de Betim

Fiat dará 10 dias de férias na fábrica de Betim

14 de abril de 2021
Movimentação nos shoppings cai 72%

Movimentação nos shoppings cai 72%

14 de abril de 2021
Magazine Luiza adquire o site Jovem Nerd

Magazine Luiza adquire o site Jovem Nerd

14 de abril de 2021
Startup lança cartão de crédito recarregável em criptomoeda

Bitcoin chega à bolsa dos EUA e atinge recorde

14 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: