fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Redes de farmácias faturam R$ 34 bilhões em nove meses

Redação de Redação
22 de novembro de 2018
no Notícias, Varejo
0
Redes de farmácias faturam R$ 34 bilhões em nove meses

As 23 redes de farmácias e drogarias afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) movimentaram R$ 34,75 bilhões entre janeiro e setembro deste ano, um crescimento de 7,09% sobre o mesmo período de 2017. Os dados são de estudo realizado pela Abrafarma e foram compilados pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP). Embora representem 9,2% do total de 76 mil farmácias no país, as redes associadas à entidade concentram mais de 45% do faturamento do setor.

Os remédios isentos de prescrição médica (MIPs/OTCs) foram os principais responsáveis pelo resultado. Com faturamento superior a R$ 5,55 bilhões, essa categoria teve um avanço de 15,02%. “Cerca de 60% dos pacientes recorrem a esses medicamentos sob orientação farmacêutica para gerenciar os sintomas do dia-a-dia. Os consumidores estão se tornando mais proativos em relação ao autocuidado com a saúde”, avaliou Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

No período, o comércio geral de medicamentos totalizou R$ 23,86 bilhões, um aumento de 7,48% em relação aos nove primeiros meses do ano passado. Já o segmento de genéricos movimentou R$ 3,99 bilhões, um crescimento de 4,01%. Ao todo, foram vendidas mais de 1,78 bilhões de unidades de produtos.

A venda dos não medicamentos (itens de higiene, cosméticos, perfumaria e conveniência) contabilizou R$ 10,88 bilhões, o que representou um acréscimo de 4,01%. O número de lojas aumentou 8,42%, passando de 6.710 para 7.275 unidades. Já o número de contratações subiu 7,30% – de 116.058 para 124.537 funcionários e colaboradores. Quase 23 mil desses profissionais são farmacêuticos.

Comparativo

  JAN-SET/2017 JAN-SET/2018 Variação (%)
Vendas R$ 32.454.756.922 R$ 34.757.006.820 7,09%
Vendas de medicamentos R$ 22.207.275.794 R$ 23.867.587.215 3,42%
Vendas de MIPs/OTCs R$ 4.831.100.173 R$ 5.556.538.818 15,02%
Vendas de não medicamentos R$ 10.247.481.127 R$ 10.889.419.605 6,26%
Vendas de genéricos R$ 3.838.751.261 R$ 3.992.603.781 4,01%
Unidades totais vendidas 1.686.685.418 1.787.205.869 5,96%
Atendimentos 640.307.229 669.952.966 4,63%
Colaboradores 116.058 124.537 7,30%
Total de lojas 6.710 7.275 8,42%

 

*Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: drogariasFarmáciasFaturamentomedicamentosvarejo
Postagem anterior

Oferecer máquinas de cartão é fundamental para vendas de fim de ano

Próxima Postagem

Itens “comuns” da lista de compras do brasileiro nas lojas virtuais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora
Destaque do dia

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores
Destaque do dia

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões
Destaque do dia

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Greve dos Correios
Economia

Bolsonaro vai à Câmara para entregar projeto de privatização dos Correios

25 de fevereiro de 2021
Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores
Foodservice

Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

25 de fevereiro de 2021
Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%
Destaque do dia

Bares e restaurantes se posicionam contra novas restrições em São Paulo

24 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Itens “comuns” da lista de compras do brasileiro nas lojas virtuais

Itens "comuns" da lista de compras do brasileiro nas lojas virtuais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Greve dos Correios

Bolsonaro vai à Câmara para entregar projeto de privatização dos Correios

25 de fevereiro de 2021
Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

25 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: