fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Franchising: o Brasil precisa dele

Claudia Bittencourt de Claudia Bittencourt
30 de janeiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
1
Franchising: o Brasil precisa dele

O que o franchising vem fazendo pelo Brasil merece um olhar mais apurado dos órgãos que regulamentam a indústria e o comércio, ligados ao Governo Federal, Estadual e Municipal.

O franchising impulsionou e continua impulsionando o empreendedorismo no Brasil, reduziu a informalidade dos pequenos negócios – consequentemente, arrecadando  mais recursos – interferiu no índice de mortalidade das pequenas e médias empresas, e tem contribuído sobremaneira para a realização dos sonhos de mais de 150 mil empresários, entre franqueadores e franqueados, além de gerar perto de 1.200 mil empregos, de acordo com dados de 2017, num país com mais de 12 milhões de desempregados.

O impacto desse modelo de expansão no desenvolvimento do país e dos negócios tem sido muito positivo e, diga-se de passagem, o grande movimento ainda está por vir. Existe uma grande parcela de empresários no Brasil que estão vendo a “carruagem passar”, sem perceberem que “nem só de hambúrguer vive o franchising”. Há muitos anos esse mito já deixou de existir.

É verdade que os modelos replicáveis e inspirados no negócio criado por Ray Croc, Mc Donalds continuam em franca expansão e inspirando empreendedores em todos os continentes, estes inovando cada vez mais em formatos, produtos e receitas de darem água na boca. Estamos de fato vivendo no Brasil um verdadeiro boom das hamburguerias.

O franchising já se consolidou como um modelo de expansão líquido, que permeia por todos os segmentos e portes de negócios, nos mais diversos mercados e perfis de clientes. Perto de 3000 empresários, desde os grandes players que atuam no franchising até os pequenos, com redes formada por micros e pequenos negócios, já testaram e comprovaram a eficiência do modelo. Os empresários mais inovadores e ágeis estão se dando muito bem, outros estão em processo de desenvolvimento e de melhoria do seu modelo de gestão da rede. Há ainda muitos que estão pretendendo experimentar e estão buscando orientação de especialistas para não errarem.

O franchising agora está sendo a base para negócios se estruturarem como uma verdadeira plataforma e viverá um novo momento. As redes que já avançaram na transformação de seus negócios para a era digital vão sair na frente, um verdadeiro gol para o crescimento exponencial. O mais difícil já fizeram, já atuam em rede, com condições de gerarem conexões e explorarem ideias, conceitos, conhecimentos e as boas práticas da rede em prol do negócio como um todo, e o melhor, girar a roda muito mais rápido, beneficiando franqueados, clientes, fornecedores, franqueadores e a comunidade onde estão inseridos.

Existe um caminho a ser percorrido pelos empresários para atuarem com esse modelo de expansão. Estratégias e processos precisam ser bem definidos, além do entendimento de que liderar uma rede franquias com franqueados dos mais diversos perfis vai exigir uma organização descentralizada, uma liderança com perfil e competências para atuar num ambiente de diversidade e de celebração das diferenças.

O que o governo deixa de fazer pelo pequeno empresário, sem desmerecer nenhuma atuação do sistema “S” (Sesc, Senai, Sesi e Sebrae), e outros programas criados para incentivar e financiar o empreendedorismo, o franchising vem fazendo e dando um show de exemplos de como crescer, ocupar mercado, melhorar o varejo e a indústria como  um todo. Empresários bem estruturados definem e implantam conceitos inovadores e vencedores, oferecem oportunidades a empreendedores ávidos por um negócio próprio, com capital – não interessa o quanto, porque tem para todos os bolsos – e com força de trabalho para se dedicarem com afinco à marca que acreditam. Tem fórmula melhor para o sucesso? Qualquer semelhança com a lei da física onde “dois corpos (ou forças) iguais se atraem” é mera coincidência.

*Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: crescimentodesenvolvimentoempreendedorismoEmpregosfranquias
Postagem anterior

Centauro reinaugura loja do Shopping Center Penha com novo design

Próxima Postagem

Uso de chatbot ajuda Fast Shop a fazer entregas mais eficientes

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionada Posts

Alessandra Morrison
Destaque do dia

Da indústria ao varejo, empresas destacam campanhas por equidade no Dia da Mulher

8 de março de 2021
Quem ganha na pandemia é o varejo de valor
Artigos

Quem ganha na pandemia é o varejo de valor

8 de março de 2021
Disney vai fechar 30% das lojas na América do Norte e investir no varejo online
Destaque do dia

Disney vai fechar 30% das lojas na América do Norte e investir no varejo online

8 de março de 2021
Projeto do iFood com bicicletas elétricas alcança o dobro de cadastros esperados
Destaque do dia

Projeto do iFood com bicicletas elétricas alcança o dobro de cadastros esperados

8 de março de 2021
BR Malls tem metade dos seus shoppings fechados no País
Destaque do dia

BR Malls tem metade dos seus shoppings fechados no País

7 de março de 2021
Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping
Destaque do dia

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021
Próxima Postagem
Uso de chatbot ajuda Fast Shop a fazer entregas mais eficientes

Uso de chatbot ajuda Fast Shop a fazer entregas mais eficientes

Comentários 1

  1. Edson Camara says:
    2 anos atrás

    Excelente artigo, estou me preparando para entrar no roll dos franqueados no inicio de 2019. Ainda não me decidi em qual franquia atuar, seu artigo foi encorajador. obrigado

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Alessandra Morrison

Da indústria ao varejo, empresas destacam campanhas por equidade no Dia da Mulher

8 de março de 2021
Quem ganha na pandemia é o varejo de valor

Quem ganha na pandemia é o varejo de valor

8 de março de 2021
Disney vai fechar 30% das lojas na América do Norte e investir no varejo online

Disney vai fechar 30% das lojas na América do Norte e investir no varejo online

8 de março de 2021
Projeto do iFood com bicicletas elétricas alcança o dobro de cadastros esperados

Projeto do iFood com bicicletas elétricas alcança o dobro de cadastros esperados

8 de março de 2021
Parceria entre brechó Repassa e varejista Intimissimi estimula reúso de roupas

Parceria entre brechó Repassa e varejista Intimissimi estimula reúso de roupas

8 de março de 2021
Puma, Palmeiras e Rincon Sapiência lançam música para comemorar título

Puma, Palmeiras e Rincon Sapiência lançam música para comemorar título

8 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: