fbpx

Franchising: o Brasil precisa dele

O que o franchising vem fazendo pelo Brasil merece um olhar mais apurado dos órgãos que regulamentam a indústria e o comércio, ligados ao Governo Federal, Estadual e Municipal.

O franchising impulsionou e continua impulsionando o empreendedorismo no Brasil, reduziu a informalidade dos pequenos negócios – consequentemente, arrecadando  mais recursos – interferiu no índice de mortalidade das pequenas e médias empresas, e tem contribuído sobremaneira para a realização dos sonhos de mais de 150 mil empresários, entre franqueadores e franqueados, além de gerar perto de 1.200 mil empregos, de acordo com dados de 2017, num país com mais de 12 milhões de desempregados.

O impacto desse modelo de expansão no desenvolvimento do país e dos negócios tem sido muito positivo e, diga-se de passagem, o grande movimento ainda está por vir. Existe uma grande parcela de empresários no Brasil que estão vendo a “carruagem passar”, sem perceberem que “nem só de hambúrguer vive o franchising”. Há muitos anos esse mito já deixou de existir.

É verdade que os modelos replicáveis e inspirados no negócio criado por Ray Croc, Mc Donalds continuam em franca expansão e inspirando empreendedores em todos os continentes, estes inovando cada vez mais em formatos, produtos e receitas de darem água na boca. Estamos de fato vivendo no Brasil um verdadeiro boom das hamburguerias.

O franchising já se consolidou como um modelo de expansão líquido, que permeia por todos os segmentos e portes de negócios, nos mais diversos mercados e perfis de clientes. Perto de 3000 empresários, desde os grandes players que atuam no franchising até os pequenos, com redes formada por micros e pequenos negócios, já testaram e comprovaram a eficiência do modelo. Os empresários mais inovadores e ágeis estão se dando muito bem, outros estão em processo de desenvolvimento e de melhoria do seu modelo de gestão da rede. Há ainda muitos que estão pretendendo experimentar e estão buscando orientação de especialistas para não errarem.

O franchising agora está sendo a base para negócios se estruturarem como uma verdadeira plataforma e viverá um novo momento. As redes que já avançaram na transformação de seus negócios para a era digital vão sair na frente, um verdadeiro gol para o crescimento exponencial. O mais difícil já fizeram, já atuam em rede, com condições de gerarem conexões e explorarem ideias, conceitos, conhecimentos e as boas práticas da rede em prol do negócio como um todo, e o melhor, girar a roda muito mais rápido, beneficiando franqueados, clientes, fornecedores, franqueadores e a comunidade onde estão inseridos.

Existe um caminho a ser percorrido pelos empresários para atuarem com esse modelo de expansão. Estratégias e processos precisam ser bem definidos, além do entendimento de que liderar uma rede franquias com franqueados dos mais diversos perfis vai exigir uma organização descentralizada, uma liderança com perfil e competências para atuar num ambiente de diversidade e de celebração das diferenças.

O que o governo deixa de fazer pelo pequeno empresário, sem desmerecer nenhuma atuação do sistema “S” (Sesc, Senai, Sesi e Sebrae), e outros programas criados para incentivar e financiar o empreendedorismo, o franchising vem fazendo e dando um show de exemplos de como crescer, ocupar mercado, melhorar o varejo e a indústria como  um todo. Empresários bem estruturados definem e implantam conceitos inovadores e vencedores, oferecem oportunidades a empreendedores ávidos por um negócio próprio, com capital – não interessa o quanto, porque tem para todos os bolsos – e com força de trabalho para se dedicarem com afinco à marca que acreditam. Tem fórmula melhor para o sucesso? Qualquer semelhança com a lei da física onde “dois corpos (ou forças) iguais se atraem” é mera coincidência.

*Imagem reprodução

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Comentários 1

  1. Edson Camara says:

    Excelente artigo, estou me preparando para entrar no roll dos franqueados no inicio de 2019. Ainda não me decidi em qual franquia atuar, seu artigo foi encorajador. obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: