fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Restaurantes analógicos, clientes digitais

Cristina Souza de Cristina Souza
24 de janeiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
0
Restaurantes analógicos, clientes digitais

O mercado de alimentação fora do lar no Brasil evoluiu nos últimos 15 anos de maneira impressionante quando o assunto concentra-se em produto, técnica e conceitos. Porém, a maioria dos restaurantes são analógicos num contexto em que os clientes são digitais. A população do país totaliza 210 milhões de brasileiros (fonte: IBGE) e de acordo com a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada em 2018, pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), existem 220 milhões de celulares inteligentes ativos (smartphones). A baixa digitalização no atendimento ao consumidor do foodservice ou a aplicação mal comunicada impacta na geração de atrito, contribuindo para a construção de experiências negativas e reduzindo oportunidades de vendas.

A evolução do mercado de alimentação fora do lar está marcada por três grandes fatores: O primeiro foi o fenômeno de sofisticação e internacionalização do paladar do brasileiro, que ocorreu a partir da liberação das importações no início do ano 2000, acesso a viagens internacionais, presença de imigrantes que protagonizam a cena gastronômica nos grandes centros, crescimento vertiginoso de programas culinários internacionais e nacionais e acesso rápido à informação a partir da internet. O segundo foi a entrada no mercado de profissionais especializados. Segundo dados do MEC, atualmente já são mais de 130 universidades autorizadas a oferecer cursos superiores em gastronomia no país. E o terceiro foi a curva de crescimento do setor impulsionada pelo período de estabilidade econômica, baixas taxas de desemprego e elevada confiança do consumidor, vividas até o ano de 2015.

Eu trago nesse artigo a seguinte provocação: o consumidor está pronto para viver experiências digitais, mas os negócios de alimentação fora do lar tiram pouco ou nenhum partido dessa oportunidade e ignoram um dos elementos fundamentais para seus clientes na atualidade, que é salvar/economizar seu tempo. Certamente,o contato humano tem peso fundamental nos negócios de alimentação, porém, ele continua sendo combinado a soluções analógicas de atendimento ao cliente (cardápio impresso e menu board) ou sendo utilizado  como único recurso, o que é muito desafiador, uma vez que as equipes são extremamente enxutas, o turnover é alto e os recursos investidos em treinamento de equipe são escassos.

A baixa digitalização do atendimento ao consumidor no mercado de foodservice priva os gestores de informações estratégicas sobre seus clientes ou os obriga a combinar várias soluções, que não conversam entre si, como aplicativos de programas de relacionamento, aplicativos de delivery, totens de autoatendimento, maquininhas para pagamento, entre outros. Tudo isso exige investimentos, taxas e sobretaxas, quando a resposta está em simplificar e permitir ao cliente utilizar seu smartphone, sem baixar nenhum novo aplicativo, para fazer ou complementar seu pedido, conhecer dados do produto, visualizar a produção, oferecer rastreabilidade da cadeia, acessar informações nutricionais, efetuar pagamento, dentre outros, tudo amplamente mapeado, de fácil e rápida alimentação e manutenção.

O varejo possui muitas opções de benchmark para inspirações, direções e reinvenção do relacionamento entre consumidores e negócios de foodservice. A NRF 2019 será mais uma oportunidade emblemática nesse sentido. Digitalize seu negócio!

 

Nota: De 8 a 16 de janeiro 2019 – faça parte da delegação Gouvêa de Souza na NRF Retail’s Big Show e participe do programa de visitas técnicas em FOODSERVICE.

O conceito técnico de alimentação fora do lar foi ampliado e assumiu o papel de entretenimento multi-gastronômico. Além da programação completa da NRF teremos 2 dias intensos de study tour em operações premium, inovadoras, cool, competitivas ou divertidas dos setores: fine dining, casual dining, fast casual, quick service restaurant, supermarket, in store e c-store.

Esteja conosco!

Informações: vendas@gsmd.com.br ou pelo telefone: (11) 3405-6696 e saiba mais: www.gsmdnrf.com.br

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: consumidordigitalfoodserviceomniconsumidorrestaurantessmartphonestecnologia
Postagem anterior

Alibaba faz acordo com a Bélgica para implementação de centro de comércio eletrônico

Próxima Postagem

Grupo Boticário prevê 7% de crescimento em 2019

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionada Posts

AliExpress freta quatro voos semanais para o Brasil e promete entregas em 10 dias
Destaque do dia

Lojistas que usam plataforma Nuvemshop podem vender produtos do AliExpress

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil
Artigos

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos
Destaque do dia

Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista
Artigos

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021
Primeira a se instalar no Brasil, Ford anuncia fechamento de fábricas no País
Destaque do dia

Ford vai fechar 160 concessionárias e terá de brigar pelas lojas que vão restar

28 de fevereiro de 2021
Centauro
Destaque do dia

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Grupo Boticário prevê 7% de crescimento em 2019

Grupo Boticário prevê 7% de crescimento em 2019

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Natura completa 2019 com mais de 400 franquias pelo Brasil

Natura leva “aroma virtual” para o mundo por meio de parceria com startup

1 de março de 2021
AliExpress freta quatro voos semanais para o Brasil e promete entregas em 10 dias

Lojistas que usam plataforma Nuvemshop podem vender produtos do AliExpress

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

1 de março de 2021

iFood se compromete a oferecer formação em tecnologia para 25 mil pessoas

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: