fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O estopim da retomada do consumo

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
30 de janeiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Projeções Econômicas
0
O estopim da retomada do consumo

A confiança do consumidor atingiu o seu maior índice desde 2014 e voltou ao seu patamar pré-crise, podendo esse ser o marco da retomada do crescimento do consumo no Brasil.

Dentre os indicadores macroeconômicos que direcionam o consumo – emprego, renda, crédito e confiança do consumidor – o último é o indicador que responde mais rápido positiva ou negativamente e que possui a maior correlação com o desempenho do setor, afinal, ele é o indicador que mede o animus do consumidor e sua predisposição para comprar.

Não é possível afirmar quantitativamente o que determina o aumento ou queda da confiança, mas sabemos que ela é fortemente influenciada pelo noticiário, pelo cenário econômico, pela geração de empregos, pela melhoria na qualidade do emprego, pelo aumento da renda, controle da inflação, entre outros fatores.

Impacto da crise na confiança dos consumidores

O gráfico abaixo conta uma história interessante, depois de atingir o seu maior patamar em meados de 2012, a confiança dos consumidores apresentava tendência de queda com o desaquecimento da economia brasileira, principalmente durante todo o ano de 2014. Porém, notem que há uma queda abrupta da confiança do consumidor à partir de 2 de janeiro de 2015, marcando assim o início do pior ciclo negativo no consumo que já tivemos em nossa história.

O fator que precipitou essa queda repentina na confiança foi a liberação dos preços que estavam sendo controlados artificialmente pelo governo – energia, transporte, combustíveis – devido à campanha eleitoral de 2014, evento esse batizado na época de tarifaço. Com a perda do poder de consumo e em meio uma crise político-econômica, o consumidor deixou de ir às compras, aprofundando ainda mais o ciclo negativo que já estava iniciado.

Cenário atual

Após atingir o menor patamar de confiança desde o início da medição desse indicador pela FGV em 2005 e amargarmos praticamente quatro anos com o indicador entre 80 e 85 pontos, a atual conjuntura parece começar a conspirar a favor: inflação controlada, juros baixos, melhora no cenário de emprego e menor incerteza política. Tudo isso propiciou um forte aumento da confiança que atingiu o seu maior valor em quatro anos e volta ao seu patamar pré-crise.

Não são apenas os consumidores

O empresariado compartilha do otimismo dos consumidores, a confiança dos empresários do setor de comércio e serviços também mostra um retorno ao patamar pré-crise.

 

 Mas…

Sempre tem um “MAS” e aqui não seria diferente. O crescimento da confiança está alavancado pela perspectiva futura dos consumidores, ou melhor, os brasileiros acreditam que sua situação econômica irá melhorar, mas ainda não sentiram essa melhoria no seu dia-a-dia (confiança atual). O problema disso é que a confiança futura é mais volátil e sujeita a instabilidades com bastante facilidade. Um eventual tropeço na economia ou na política com certeza cobrarão um valor caro na confiança dos brasileiros.

Mesmo com esse potencial risco, o mercado continua confiante e projeta um crescimento do PIB acima da inflação de 2,8% para 2019 – algo como 7% nominalmente – impulsionado pela aceleração da economia e pela retomada do emprego.

* Imagem reprodução

 

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: confiança do consumidorempregoinflaçãopoder de comprapreçosretomada do crescimento
Postagem anterior

Presidente global do Walmart afirma que entrega direto na geladeira é o futuro do delivery

Próxima Postagem

Shopping VillaLobos inaugura 26 novas operações em 2018

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionada Posts

AliExpress freta quatro voos semanais para o Brasil e promete entregas em 10 dias
Destaque do dia

Lojistas que usam plataforma Nuvemshop podem vender produtos do AliExpress

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil
Artigos

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos
Destaque do dia

Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista
Artigos

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021
Primeira a se instalar no Brasil, Ford anuncia fechamento de fábricas no País
Destaque do dia

Ford vai fechar 160 concessionárias e terá de brigar pelas lojas que vão restar

28 de fevereiro de 2021
Centauro
Destaque do dia

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Shopping VillaLobos inaugura 26 novas operações em 2018

Shopping VillaLobos inaugura 26 novas operações em 2018

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

AliExpress freta quatro voos semanais para o Brasil e promete entregas em 10 dias

Lojistas que usam plataforma Nuvemshop podem vender produtos do AliExpress

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

1 de março de 2021

iFood se compromete a oferecer formação em tecnologia para 25 mil pessoas

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021
Litro da gasolina fica acima de R$ 5 pela primeira vez na média nacional

Ticket Log: Preço da gasolina sobe 8,65% nos dois primeiros meses de 2021

1 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: