fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejista

O Boticário mantém liderança entre as maiores franquias do Brasil

Imprensa Varejista de Imprensa Varejista
14 de fevereiro de 2019
no Varejista
1
O Boticário mantém liderança entre as maiores franquias do Brasil

A fabricante de cosméticos O Boticário está mais uma vez no topo do ranking do levantamento “Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil”, divulgado nesta terça-feira (22), pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Essa foi a terceira edição do estudo e a terceira vez que a empresa aparece na primeira posição.

Considerada um case de sucesso de indústria que migra para o varejo através das franquias, a marca, nascida em Curitiba (PR) há mais de 40 anos, mantém a liderança pela terceira vez, após fechar 2018 com 3.724 operações do gênero no país, que incluem lojas, e-commerce, vendas diretas e quiosques.

Apesar de o número ser ligeiramente inferior ao de 2017, quando fechou o ano com 3.762 operações, a marca encerrou 2018 com mais de mil unidades à frente de vice-líder, a AM PM Mini Market, que se manteve em 2º lugar com 2.493.

Na sequência, o McDonald’s subiu da quarta para a terceira posição, com 2.289 pontos de venda, trocando de lugar com a Cacau Show, que nesta edição ficou em quarto, com 2.232. Já a rede americana Subway, que voltou a participar do levantamento da ABF em 2018, já entrou em 5º, com 2.094 lanchonetes no país.

A rede Jet Oil, de serviços automotivos, ficou em 6º lugar, seguida pela Kumon, de serviços educacionais, que manteve a 7ª posição. Já a CVC ficou pela primeira vez entre as 10 mais do ranking da ABF, subindo do 11º lugar para o 8º. Já a Wizard By Pearson, também da área educacional, manteve o 9º posto, e a BR Mania ficou em 10º.

No ranking geral, outras marcas, assim como a CVC, subiram de posição, mas no ramo de microfranquias (com investimento até R$ 90 mil – caso da Acquio Franchising, que inaugurou o modelo de franquia de maquininhas de cartão. A rede foi a que mais subiu no ranking, da 21ª para a 15ª posição, fechou 2018 com 1.113 unidades e é a única de tecnologia entre as 20 maiores.

Outras marcas com bom desempenho foram a microfranquia do ramo de seguros Seguralta (17ª para a 12ª posição), e a internacionalizada Chiquinho Sorvetes (30ª para a 27ª).

Além da Subway, novas marcas entraram no ranking pela primeira vez, como Burger King, Hinode, Club Turismo e a rede americana de franquias de limpeza Jan-Pro.

O levantamento da ABF reafirmou também um movimento crescente no franchising: o investimento em novos formatos para chegar a locais menos acessíveis ou aumentar a capilaridade, como quiosques, unidades móveis e operações store-in-store e home-based. De acordo com o estudo, entre 2017 e 2018, enquanto o percentual de lojas tradicionais caiu de 91% para 88%, os novos formatos aumentaram de 9% para 12%.

Nessa edição do ranking da ABF, para figurar entre as 50 maiores, o volume de unidades deveria superar a marca de 300 – indicador que ficou 8% maior do que na edição 2017. Também aumentou o número de redes com mais de mil unidades, 17 no total, número 21% maior do que no levantamento anterior. “Mesmo em um ano de tantas incertezas e altos e baixos da economia, o estudo mostra que os investimentos para manter a expansão e inovar continuaram”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

A integração de canais – ou omnichannel – também já está se incorporando ao franchising: de acordo com Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, pelo menos 45% das redes trabalham com meios digitais, como e-commerce e aplicativos, em paralelo à operação física. “O que era tendência virou realidade.”

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: cosméticoe-commerceFranquiaindústriaLiderançaquiosquevarejoVenda direta
Postagem anterior

Cai parcela de consumidores que pretende comprar produto financiado

Próxima Postagem

Admissão no varejo é a maior em quatro anos

Imprensa Varejista

Imprensa Varejista

Relacionada Posts

Amakha Paris investe R$ 1 milhão em ações de marketing; Duelo de Salões é uma das apostas da empresa
Varejista

Amakha Paris investe R$ 1 milhão em ações de marketing; Duelo de Salões é uma das apostas da empresa

18 de fevereiro de 2021
Vialaser aposta em expansão e tecnologia exclusiva para crescer no mercado
Varejista

Vialaser aposta em expansão e tecnologia exclusiva para crescer no mercado

28 de janeiro de 2021
Ada Tina Italy apresenta sérum rejuvenescedor mais potente que o retinol
Varejista

Ada Tina Italy apresenta sérum rejuvenescedor mais potente que o retinol

19 de janeiro de 2021
Verão com proteção: ISDIN tem fotoprotetor corporal bifásico que oxigena a pele
Varejista

Verão com proteção: ISDIN tem fotoprotetor corporal bifásico que oxigena a pele

7 de janeiro de 2021
Tirolez apresenta nova marca de alimentos com nova marca de alimentos
Varejista

Tirolez apresenta nova marca de alimentos com nova marca de alimentos

4 de janeiro de 2021
Opiniões do consumidor sobre Covid-19 e compras mudam pouco em 6 meses
Destaque do dia

Opiniões do consumidor sobre Covid-19 e compras mudam pouco em 6 meses

5 de janeiro de 2021
Próxima Postagem

Admissão no varejo é a maior em quatro anos

Comentários 1

  1. Franciney Souza says:
    2 anos atrás

    Parabéns pela reportagem!!!
    Para conhecer mais detalhes do negócio de micro franquia que ais cresce na América Latina, veja aqui: https://www.trabalhecomigo.com/francineysouza

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%

Bares e restaurantes se posicionam contra novas restrições em São Paulo

24 de fevereiro de 2021
Coca-Cola irá produzir iogurte natural no Brasil

Grupo Heineken, The Coca-Cola Company e Coca-Cola Brasil chegam a acordo

24 de fevereiro de 2021
Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam para compartilhamento de voos

Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam para compartilhamento de voos

24 de fevereiro de 2021
Casa Branca diz que EUA se preparam para distribuir vacina da Johnson & Johnson

Casa Branca diz que EUA se preparam para distribuir vacina da Johnson & Johnson

24 de fevereiro de 2021
Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

24 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: