fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Uncategorized

Empreendedorismo colaborativo

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
7 de fevereiro de 2019
no Uncategorized
0
Empreendedorismo colaborativo

Como empresas e pessoas podem contribuir para um consumo consciente e sustentável?

Sempre ouvimos que a sociedade vive de ciclos, isso se aplica à moda, à arquitetura, à indústria automobilística e mais recentemente ao comportamento dos empresários e consumidores no mundo dos negócios.

Já ouvimos bastante sobre a onda retrô que invadiu o nosso cotidiano. As pessoas buscam em referências do passado um conforto emocional que cada vez se torna escasso num mundo tecnológico, veloz e cheio de informações.

E nada mais retrô do que compartilhar, dividir, trocar objetos, serviços e até mesmo seu tempo livre. No passado distante, o que vinha da terra era compartilhado entre os produtores rurais que tinham trabalhado na lavoura, um pouco mais adiante, as pessoas pediam xícaras de açúcar aos vizinhos; quem comprava aparelhos de desejo como uma tv, juntava toda a sua redondeza para assistir a telinha; se trocavam discos, livros, enfim havia uma grande facilidade de compartilhamento.

E depois dessa fase, a posse se tornou mais e mais relevante e as pessoas para sentirem que prosperavam, precisavam comprar coisas, possuir coisas.

O que vemos hoje é um movimento de volta às origens. Com a nova geração que chega à idade economicamente ativa, algo parece ter mudado. O desejo de posse mudou para um desejo de experimentar coisas diferentes. De viver experiências únicas que podem ser proporcionadas pelas mais diferentes interações humanas. Não se busca mais o “quê” consumir, mas “por quê” consumir.

E é nesse contexto que os empresários precisam se inserir, achar uma forma de fazer sentido para essas pessoas. Por que elas irão consumir seus produtos? Ter uma visão clara de como estão sendo visto por essa faixa população mais consciente e engajada com a sustentabilidade parece ser o caminho.

Vemos hoje uma nova onda de negócios colaborativos e conscientes, dos mais diversos segmentos e que apesar de contar com o espirito de compartilhamento, não deixam de ser rentáveis, pelo contrário, ameaçam acabar com toda uma cadeia produtiva simplesmente por substituir a posse por compartilhamento e gerar recursos não apenas para um, mas para toda uma cadeia.

Aluguel de carros por horas do dia como o Zip Car nos EUA, o Airbnb para aluguel de quartos excedentes em residências de cidadãos comuns, o Uber que tanta polêmica já gerou por aqui… e mais uma infinidade de negócios que surgem como aluguel de bolsas de grife, troca de roupas, aluguel de brinquedos (qual a criança que não enjoa de um brinquedo após alguns dias de uso?), o uso do seu tempo livre pode se traduzir em moeda de troca para o uso do tempo livre de outra pessoa – a capacidade e experiência de um pode suplementar a capacidade do outro -, e até mesmo plataformas online que permitem o empréstimo de qualquer coisa que um vizinho deseje, por alguns dias, e sem custo para quem tomou emprestado.

E é graças à tecnologia que as pessoas de interesses comuns interagem e se relacionam. A tecnologia conecta o desejo de um com o desejo do outro. Se der um “match”, ótimo para todos! O que significa que nem tudo do mundo atual é um problema.

O mundo mudou, a economia colaborativa chegou para ficar, ela aproxima e dá sentido para as transações e, apesar de parecer ser uma ameaça ao capitalismo como conhecemos hoje, na verdade ela complementa e traz uma nova perspectiva de futuro para os negócios, pois além de ser rentável, é sustentável para o planeta e para os negócios.

LYANA BITTENCOURT é diretora Executiva do Grupo BITTENCOURT, empresa de consultoria especializada em desenvolvimento, expansão e gestão de redes de franquias e negócios, com soluções voltadas para a apoiar as empresas na definição das melhores estratégias para expansão da marca utilizando o sistema de franquias, na capacitação dos franqueados e na gestão da rede de franquias.

O Grupo BITTENCOURT é um associado apoiador do ICBB-Instituto Capitalismo Consciente Brasil, com o propósito de apoiar e promover a essência do movimento no âmbito do franchising e das redes de negócios e unir forças para estimular e divulgar bons exemplos empresariais.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Postagem anterior

Varejistas apostam no interior para expandir atuação

Próxima Postagem

Shopping na Inglaterra é vendido pelo preço de um apartamento

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é sócia-diretora do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionada Posts

Consumidor irá usar o 13º para pagar dívidas e fazer compras
Uncategorized

Após três quedas seguidas, número de brasileiros com dívidas cresce no fim de 2020

6 de janeiro de 2021
Luckau
Uncategorized

Empoderamento digital: Luckau, marca de chocolates zero açúcar, cresce 356% durante a pandemia

27 de novembro de 2020
Mercado-Livre
Destaque do dia

Mercado Livre admite ter interesse na compra dos Correios

15 de novembro de 2020
Clube de livros Leiturinha atinge 100 mil assinantes
Destaque do dia

Com crianças em casa, Leiturinha vê número de assinantes subir 15% na pandemia

10 de novembro de 2020
Halloween: em ano de pandemia, marcas investem em delivery de “gostosuras”
Foodservice

Halloween: em ano de pandemia, marcas investem em delivery de “gostosuras”

30 de outubro de 2020
Receita bruta Petz
Notícias

Após IPO, receita bruta total da Petz cresce 51% no 3º trimestre de 2020

28 de outubro de 2020
Próxima Postagem
Shopping na Inglaterra é vendido pelo preço de um apartamento

Shopping na Inglaterra é vendido pelo preço de um apartamento

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

22 de janeiro de 2021
fechamento do comercio

Varejo não essencial vai fechar entre 20h e 6h em São Paulo durante a semana e 24h nos fins de semana

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: