fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Propósito e pessoas são fundamentais para o novo varejo

Redação de Redação
9 de novembro de 2020
no Destaque do dia, NRF Retail's Big Show
0
Propósito e pessoas são fundamentais para o novo varejo

Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&Malls, falou sobre propósito durante sua apresentação do Retail Trends Pós NRF 2019. “Ao perguntar para os empresários qual o propósito de seu negocio, eles respondiam vender e lucrar. Isso não é proposito. Ele tem que ser algo maior, o que você faz pelo mundo, pela sociedade em que você vive”, afirmou.

Este assunto está intimamente ligado ao comportamento do consumidor. “A geração X era ligada ao status, às marcas. Os millenials e, principalmente, a geração Z querem algo mais. Elas querem consumir de empresas engajadas, que façam algo pela comunidade, que não se preocupem apenas em vender”, falou Marinho.

Ele trouxe o exemplo da propaganda da Gillete, que fala sobre masculinidade tóxica. As opiniões sobre o comercial se dividem. “É uma mensagem importante, não pode ser apenas uma ação de marketing. Eu acho a propaganda interessante, mas será que é propósito de fato?”, provocou.

Marinho trouxe outros cases, como o das marcas de roupas Patagonia, que tem como propósito, segundo sua CEO “ajudar a salvar o planeta”. Isso se reflete no cuidado dos produtores terceirizados, na doação de grande parte de seus lucros para ações ambientais e no concerto de roupas de sua marca. Outro exemplo é a Best Buy, que possui o Teen Center, que “ajuda jovens de comunidades carentes a explorar suas potencialidades por meio da tecnologia ou o sistema que ajudam idosos a viver com mais segurança e independência”, contou o executivo.

Fabiana Mendes, sócia-diretora da GS&Friedman e Herlan Paiva, gerente de operações e novos canais da Natura, falaram sobre a importância das pessoas. “Aquela ideia que tínhamos de uma empresa que se instalava em um local, explorava os recursos dali e vendia seus produtos, mantendo apenas uma relação de compra e venda com as pessoas, ficou para trás”, afirmou Fabiana.

Isto mudou porque a forma com que as pessoas se relacionam com as empresas mudou. Elas se engajam, interagem e não aceitam quando uma companhia age de forma que contradiz seus valores.

Fabiana trouxe o exemplo da Warby Parker, que doa um par de óculos a cada par comprado, ajudando pessoas que não têm problemas de visão, mas não podem pagar por um par de óculos. A empresa demonstra assim um propósito e engajamento com a comunidade que a cerca.

Mas as empresas não se relacionam apenas com seus clientes. Os colaboradores são fundamentais. A Ikea é um caso de exemplo que agiu em prol de seus funcionários. “Ela buscou fortalecer as mulheres, colocando-as em cargos de liderança no Japão, que ainda possui uma cultura machista”, contou Fabiana.

“A forma como a sua empresa é percebida pode alavancar ou frear seus esforços de venda, mas também de atração e retenção de talentos”, esclareceu a executiva.

Herlan falou sobre o exemplo da Natura, que possui 1700 consultoras atuando na venda direta. “A empresa tem que estar onde o cliente está, mas vendendo com as pessoas certas”, afirmou o executivo.

O que faz os colaboradores se apaixonarem pela empresa é o propósito. As funcionárias, contam, por exemplo, com um berçário para seus filhos pequenos. Este benefício foi estendido para os funcionários homens, sendo uma das poucas empresas a agir neste sentido.

Herlan contou sobre uma planta amazônica cujo fruto tem alto poder hidratante. “Quando se perguntava para as pessoas da comunidade local o que elas faziam com aquele monte de árvores, elas respondiam que arrancavam para produzir vassouras e ganhavam 30 reais. Assim a árvore poderia desaparecer. Com o uso do fruto para produzir hidratantes, conseguimos transformar a realidade daquelas pessoas de forma sustentável para o meio ambiente”, afirmou.

A Natura também emprega pessoas com deficiência visual em seu centro de distribuição. “As pessoas perguntam como dá para colocar pessoas assim para trabalhar em um CD. Claro que dá! Com o treinamento e vontade de ajudar, podemos fazer”, contou Herlan.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Postagem anterior

Setor de supermercados cresce menos que o esperado

Próxima Postagem

China assume o protagonismo do varejo mundial

Redação

Redação

Relacionada Posts

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China
Destaque do dia

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade
Artigos

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS
Destaque do dia

NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental
Destaque do dia

NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Varejo americano manifesta apoio ao plano econômico de Joe Biden
Economia

NRF 2021: Varejo americano manifesta apoio ao plano econômico de Joe Biden

14 de janeiro de 2021
NRF 2021: Para Lowe’s e Wayfair, entender o cliente é a chave do sucesso para as empresas
Destaque do dia

NRF 2021: Para Lowe’s e Wayfair, entender o cliente é a chave do sucesso para as empresas

14 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
China assume o protagonismo do varejo mundial

China assume o protagonismo do varejo mundial

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

15 de janeiro de 2021
Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

15 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: