fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Tudo a ver

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
25 de fevereiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
0
Tudo a ver

Plataformas Exponenciais, Ecossistemas de Negócios e Meta Banking reconfiguram o futuro do mercado

No mundo ocidental são as Plataformas Exponenciais, como Google, Facebook, Amazon e outras, incensadas no Vale do Silício que dominam a reconfiguração do futuro do mercado.

A partir da China vieram os Ecossistemas de Negócios, com sua configuração organizacional, cultural e estrutural própria que permite o salto quântico vivido pela economia chinesa que já superou em valor a dos Estados Unidos no critério PPP – Paridade do Poder de Compra. E que neste ano deverá superar em mais de US$ 100 bilhões em vendas no varejo.

Um terceiro vetor de transformação é o que estamos caracterizando como Meta Banking, aquele precipitado pelas atividades financeiras realizadas por agentes não financeiros, controlados ou não pelos sistemas oficiais.

É aquilo que caracterizado pelo pagamento móvel pode, ou não, transitar pelas contas bancárias de usuários ou empresas como, em parte, acontece na China. E também poderiam ser feitos por Apple Pay, Samsung Pay, Amazon e muitas outras plataformas, de forma potencialmente independente dos sistemas financeiros controlados oficialmente.

Os sistemas financeiros têm buscado, em parte se adaptar a essa potencial nova realidade com o movimento que se configurou em âmbito internacional do Open Banking que, em 2015, ensejou a criação do Open Banking Working Group, buscando padronizar esse conceito.

Unindo instituições bancárias, fintechs e outras empresas do setor financeiro, o movimento busca  integrar iniciativas com mais abertura desse mercado e agilidade nos procedimentos adotados, alinhando com as profundas transformações precipitadas pela tecnologia.

Algumas instituições brasileiras já fazem parte dessa iniciativa, em processo de regulamentação pelo Banco Central, e querem obter maior envolvimento de usuários e aumento de venda de produtos e serviços a partir do uso de suas APIs apoiado num ecossistema de aplicativos de terceiros integrados aos seus serviços.

Mas o que conceituamos como Meta Banking é mais ambicioso em sua visão e decorre da transferência potencial cada vez maior da atividade financeira para agentes não egressos do setor financeiro tradicional, monitorado e controlado pelos Bancos Centrais, por conta e obra dos movimentos das fintechs, blockchain, moedas virtuais e mais os avanços em outras formas de atividade no setor a partir do uso da tecnologia.

E se constitui em ponto de preocupação pelo risco das instituições financeiras perderem protagonismo e poder de controle pelos Bancos Centrais.

Em comum nos três movimentos o papel decisivo da tecnologia na dimensão, amplitude, velocidade, impacto e profundidade da transformação.

E também em todos os casos a expansão tentacular e assustadoramente rápida a partir do núcleo transformador como já visto nas Plataformas Exponenciais e nos Ecossistemas de Negócios.

Dos três movimentos o Meta Banking parece ser aquele que deve ser considerado o tema para o momento, pois tem o poder de afetar toda a atuação das instituições financeiras em âmbito global. Bancos Centrais, internacionais e nacionais, em sua atividade fundamental tentam zelar pelo equilíbrio e saúde dos sistemas financeiros, potencialmente afetados pelo choque gerado pela evolução das criptomoedas e mais tudo que pode ser embarcado e, principalmente, desintermediado, pelas carteiras virtuais, como já acontece em parte na China com o pagamento móvel, especialmente envolvendo o consumo.

E que pode ser amplificado pelas Plataformas Exponenciais e mais os Ecossistemas de Negócios, dependendo do grau de controle de atividades financeiras em cada mercado ou país.

De forma direta, o conceito do Meta Banking pode ser o elemento de integração mais disruptivo entre as Plataformas Exponenciais e os Ecossistemas de Negócios na reconfiguração de todo o cenário futuro de mercado.

E o futuro próximo, cada vez mais desintermediado em todas as áreas de atividade humana, pode estar tocando de forma mais direta todo o sistema financeiro global.

Omnistory: missão cumprida

Como programado, depois de 18 meses, a loja Omnistory, a primeira unidade da plataforma laboratório-omni do Brasil encerrou esta etapa no Shopping Vila Lobos, em São Paulo.

Lançada em agosto de 2017, durante o 4º Latam Retail Show, a Omnistory, pela primeira vez ofereceu um amplo conjunto de soluções totalmente integrado em ambiente omni, mostrando experiências e soluções inovadoras pelo apoio decisivo de parceiros de negócios do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

E também em caráter inovador, a cada quatro meses, houve a alteração da linha de produtos e serviços que culminou, nesse último ciclo que iniciou em agosto do ano passado, com a inédita operação da Omnistory by Ayrton Senna.

Esse último ciclo foi também marcado pela incorporação em caráter inédito no mundo, do primeiro experimento operacional de VR-Commerce, a integração da Realidade Virtual com o Comércio Eletrônico.

Esse lançamento em âmbito mundial aconteceu durante o Latam Retail Show, no precursor Senna Experience, que apresentou o embrião de um futuro espaço para valorização do legado do piloto Ayrton Senna, uma referência nacional cada vez mais presente no processo transformador que vive o Brasil.

O apoio de parceiros de negócios e o projeto do Grupo GS& Gouvêa de Souza e suas unidades de negócios tornaram viável a demonstração em tempo real, e plenamente operacional, de soluções inéditas que conjugavam experiência, compras em ambiente real e virtual, comunicação digital, personalização, individualização promocional, reconhecimento facial com  identificação de zonas de calor e nível de satisfação, variações olfativas e auditivas adequadas ao momento de consumo, pagamento “frictionless”, além de integração com locker e vending machine.

Tudo reconfigurado com a atuação das equipes de atendimento em uma proposta também inédita de performance teatralizada.

A evolução do projeto inicial está agora em desenvolvimento e elaboração e sua nova etapa deverá ocorrer no próximo Latam Retail Show.

Nota Final e Pessoal

Com esta publicação completamos 800 artigos produzidos exclusivamente para o Mercado & Consumo. Uma jornada interessante, ao menos em termos pessoais.

Como são produzidos e publicados 50 artigos por ano, essa marca representa 16 anos consecutivos de produção deste material, desde quando lançamos o Mercado & Consumo digital e diário, que sucedeu o Retail Now, edição impressa.

Na base histórica, consideradas duas horas em média de pesquisa por artigo e mais uma hora de elaboração direta, estamos concluindo um ciclo de 2.400 horas dedicados à série, iniciada e mantida pela ideia de compartilhar aprendizados pessoais. Algo como se dedicássemos todo o tempo de 240 viagens aéreas à Nova Iorque escrevendo artigos.

Aqui foram apresentados pela primeira vez conceitos que foram posteriormente incorporados e amplificados  pelo mercado como Neoconsumidor, Omnicultura, Metaconcorrência, As ondas dos Serviços no Varejo, Experiência 5.0, GODE – O novíssimo consumidor, PDX, a loja exponencial, O mimetismo do consumidor, Multipolarização, Metaconsumidor, Omnistory, Consumidor-Cidadão, Tudo Junto e Misturado, VR-Commerce, Multivarejo e, agora, o Meta Banking.

Que é até onde a memória alcança!

Não há como negar que nesse processo de pesquisa e elaboração dos artigos, fui o maior beneficiado pela rotina que nos impusemos de tê-los sempre prontos nos fins de semana para publicação nas segundas-feiras, durante 50 semanas por ano por esses 16 anos.

Esperamos que, por esse compromisso, também tenhamos gerado alguma contribuição para o conhecimento, entendimento e antecipação dos movimentos de mercado para aqueles que nos acompanharam nessa jornada.

Agora faltam apenas 200 artigos, mais quatro anos, para fecharmos esse ciclo e aí teremos os mil artigos para atualizar antes de relaxar.

Obrigado pela companhia nesse período e, marcando uma nova fase, faremos algumas pequenas mudanças na apresentação e configuração de nosso artigo semanal a partir de agora.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Brasileiro gastará mais de 600 reais no Carnaval

Próxima Postagem

Programas de assinatura. Direto da indústria para dentro da sua casa

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, membro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Foodservice Brasil, Presidente do LIDE Comércio e membro do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo em mais de 25 países. Publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Relacionada Posts

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping
Destaque do dia

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor
Artigos

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário
Destaque do dia

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Destaque do dia

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021
PicPay
Destaque do dia

PicPay dobra número de cartões emitidos em 1 mês e chega a 4 milhões

5 de março de 2021
Próxima Postagem
Programas de assinatura. Direto da indústria para dentro da sua casa

Programas de assinatura. Direto da indústria para dentro da sua casa

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: