Loja conceito permite experimentar óculos por meio de realidade aumentada

O ProVa (Laboratório de Inovação do Varejo) inaugurou uma nova loja conceito, localizada no Shopping Frei Caneca, em São Paulo. A Ótica do Futuro é um ambiente de teste real em que o público pode utilizar as últimas tecnologias. “O fomento à digitalização faz parte da nova diretriz do governo e busca mudar as relações de consumo. Dessa forma, esse encontro vem para discutir soluções inovadoras para que os comerciantes possam se atualizar para essa nova tendência”, comentou Guto Ferreira, Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A Ótica do Futuro é a segunda loja conceito elaborada pelo ProVa e funcionará por quatro meses, ficando aberta a qualquer um que deseje conhecer o local. O espaço conta com uma tecnologia desenvolvida pela Click Vision, startup que participou do projeto de residência no Laboratório, que inclui monitoria, espaço de trabalho, exposição de produtos, serviços e consultoria.

Uma das tecnologias é o Espelho Virtual, que permite experimentar qualquer modelo de óculos através das vitrines virtuais com realidade aumentada, ampliando as possibilidades de acesso aos produtos. Assim que uma pessoa olha para a vitrine da loja, mesmo que pela parte de fora, aparece no monitor uma imagem dela usando um modelo de óculos.

“A busca do consumidor por produtos personalizados é cada vez maior. Uma experiência de compra mais agradável. Precisamos investir cada vez mais na conectividade entre todos os setores”, explicou Guto. Além disso, esta tecnologia permite que através de um aplicativo no celular, qualquer pessoa possa experimentar os modelos e comprar online. “Ela resolve o principal problema de comprar óculos online, que é saber se o modelo ficará bom no rosto ou não”, ressaltou.

Outra inovação da loja conceito do ProVa é uma “máquina de refrigerantes” que permite experimentar os modelos de óculos disponíveis através de realidade aumentada, além do pagamento com o cartão de crédito. Com ela é possível sair com o óculos de sol na mesma hora, sem nenhuma interação humana.

Estes equipamentos podem ficar em eventos, aeroportos, shoppings ou em qualquer lugar em que não compense manter uma loja física tradicional. O presidente da ABDI, também comentou sobre como estas inovações podem ajudar muito no desenvolvimento da economia.

“Com a chegada da indústria 4.0 temos uma mudança completa, não só na produção, mas também nos padrões de consumo. O que será valorizado no varejo pelo consumidor é a sua experiência de compra, já que quase todos os produtos podem ser comprados pela internet”, finalizou Ferreira. Com o apoio da ABDI o ProVa busca fomentar a digitalização da economia, ajudando o pequeno e médio varejista a também participar das inovações do mercado tecnológico.

* Imagem reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist