fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Devagar, devagarinho!

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
7 de maio de 2019
no Artigos, Destaque do dia
0
Devagar, devagarinho!

É como caminha o mercado e o consumo, e consequentemente o varejo, neste começo de ano que entramos embalados e cheios de otimismo com a perspectiva de uma recuperação mais marcante.

Nós e todos os brasileiros que pensam no imperativo de uma rápida reviravolta. Mas tudo indica que a música-tema do momento é aquela interpretada por Martinho da Vila, ‘Devagar, Devagarinho’.

É um cenário difuso onde existem macro fatores positivos que deveriam estimular o consumo, como a evolução da massa salarial real e a inflação controlada, e outros que conspiram contra, como a persistência do desemprego.

A massa salarial, que representa o consolidado da renda recebida pela população empregada, tem apresentado crescimento real positivo e está hoje em R$ 205,4 bilhões, o maior número dos últimos seis anos, apesar dos 13,4 milhões, oficial e estatisticamente desempregados.

Atingimos no final de abril 8,2 milhões de microempreendedores individuais, os MEIs, número que mais do que dobrou em relação há apenas cinco anos atrás. Eram menos do que quatro milhões no final de abril de 2014. Uma mudança estrutural importante.
Em termos crédito, mola importante do consumo, temos a menor taxa Selic dos últimos nove anos e tivemos no ano passado um crescimento da oferta de crédito de 9%.

Mas o crédito ao consumo continua caro quando comparado em termos globais e limitado. O crédito às famílias no Brasil representa algo como 25% do PIB enquanto em outras economias similares ou maiores, varia de 60 a 120% quando comparado ao PIB desses países.

E temos hoje um dos menores índices de comprometimento de renda com crédito das famílias dos últimos anos. Além do nível de endividamento, que é a relação da dívida das famílias em relação à massa salarial, que também mostra tendência de queda. A inflação, que sempre conspirou de forma decisiva, contra ou favor do consumo, permanece em patamares estáveis faz tempo.

O atual índice de 4,58% se mostra equilibrado, apesar da recente alta de 8,72% nos alimentos para consumo em casa, que pode explicar em parte o recuo da confiança do consumidor nestes meses recentes, já que inflação de alimentos tem forte impacto na confiança geral da população.

E esse é fator que pode explicar em parte esse movimento estagnado de consumo.
Faz exatos três anos, abril de 2016 quando do impeachment da então presidente Dilma, que atingimos a pior marca (64,4) de Confiança do Consumidor na série histórica desse indicador. De lá para cá a confiança tem crescido de forma consistente, com direito a soluços e recuos, e hoje está em 91,1 depois de ter chegado em 96, em janeiro. Ambos, porém, muito distantes dos picos que tivemos entre 2010-2012 quando atingiu índice 113.
É aí que reside o maior problema.

Massa salarial real em crescimento, desemprego alto, em parte substituído pelo empreendedorismo individual, inflação sob controle, crédito com custo mais baixo, porém, comparativamente caro e escasso, menor comprometimento de renda com débitos e pagamentos gerados no passado porém, e tem sempre um porém, a confiança do consumidor não evolui como deveria por conta de um clima geral onde a incerteza substituiu a esperança.

É isso que faz com que vendas nos supermercados cresçam no primeiro trimestre em termos reais apenas 0,5% sobre o mesmo período do ano passado, segundo os dados da ABRAS, ou que todos os demais setores do varejo tenham evolução positiva pífia no seu comportamento.

É isso também que gera menor expansão de lojas e negócios, que não contribui com a geração de novos empregos. E o bom crescimento do mercado digital não é suficiente para compensar a estagnação no ambiente físico. E não faltam boas intenções, promessas e algumas ações.

A eventual nova liberação do PIS/Pasep, algumas importantes ações no âmbito da necessária simplificação de processos na esfera federal, o lançamento do programa de micro-crédito, ações pontuais em vários estados e no governo federal para enxugamento da máquina pública, para citar apenas algumas iniciativas.

Tudo isso importante, mas longe de ser suficiente para mudar o ritmo.

O que faz com que o país ande devagar, devagarinho, quando deveria estar correndo obsessivamente para reduzir a distância que nos separa de outras economias mais desenvolvidas. E o mais incrível é que está apenas entre nós a solução.

O atual cenário e suas perspectivas têm muito pouco a ver com o que está acontecendo no mundo, que até conspira positivamente, considerando, por exemplo, o conflito político-comercial dos Estados Unidos com China, a estagnação na Europa, ou as indefinições sobre o Brexit na Inglaterra.

Mas parece que insistimos em nos apequenar como Nação em momentos críticos.
E não é por falta de discurso, uso de redes sociais ou pregações. E não temos que olhar para fora em busca de inspiração ou soluções.

É aqui mesmo que mora o problema.

Sempre temo que aquela piada possa virar profecia. Aquela sobre o planejamento de Deus ao criar ao mundo, que distribuiu tornados, clima inclemente, vulcões, furacões, inundações, desertos e muitas desgraças mais pelo mundo e, além de poupar das desgraças o espaço do Brasil, ainda colocou água em abundância, um solo incrível, sol o ano todo, praias maravilhosas e muitas benesses mais. Indagado do porquê dessa opção, teria respondido que iríamos ver o povo que colocaria naquele espaço. Talvez devesse ter também mencionado as lideranças que estariam por aqui.

Só depende de nós. E não pode ser devagar, devagarinho. Quem espera, chega atrasado e nunca alcança.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: brasileirosconsumocréditodesempregoinflaçãomassa salarialmercadomicroempreendedoresotimismoperspectivaRecuperaçãorendaselic
Postagem anterior

Imposto sobre plataformas de e-commerce é defendido no Brasil

Próxima Postagem

Ice Creamy Sorvetes lança sua primeira loja conceito em Ribeirão Preto

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, membro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Foodservice Brasil, Presidente do LIDE Comércio e membro do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo em mais de 25 países. Publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Relacionada Posts

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19
Artigos

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas
Destaque do dia

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista
Destaque do dia

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021
Natura inicia parceria com a Sephora para ampliar presença no varejo
Destaque do dia

Sephora Brasil nega fechamento de lojas e alerta para promoção falsa

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente
Destaque do dia

NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente

22 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Ice Creamy Sorvetes lança sua primeira loja conceito em Ribeirão Preto

Ice Creamy Sorvetes lança sua primeira loja conceito em Ribeirão Preto

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

22 de janeiro de 2021
fechamento do comercio

Varejo não essencial vai fechar entre 20h e 6h em São Paulo durante a semana e 24h nos fins de semana

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: