fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Meios de Pagamento: o buraco é mais embaixo

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
20 de maio de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Meios de Pagamento
Tempo de leitura:2 mins read
0
Meios de Pagamento: o buraco é mais embaixo

Definitivamente o que está em jogo não é apenas o mercado de R$ 1,55 trilhões que cresce consistentemente dois dígitos nos últimos anos, segundo os dados da ABECS – Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito.

Está para ser inventada uma nova expressão que combine disrupção com tsunami na velocidade da luz para tentar descrever os consecutivos e expressivos movimentos nesse setor no mercado brasileiro. Em boa parte inspirado pelo que acontece no mercado global, em especial na China.

Na sequência de poucas semanas as taxas e prazos históricos praticados no mercado de cartões de crédito e débito foram sucessivamente alterados pelos principais players em busca de um protagonismo que assegure uma perspectiva diferenciada no segmento de meios de pagamentos.

É um movimento bem mais amplo que envolve as tradicionais ou novas credenciadoras mas também novos entrantes vindos de outros ambientes, mas todos disputando a perspectiva de se tornarem relevantes na reconfiguração plena do mercado.

Movimento que envolveu os outrora líderes isolados Rede e Cielo, os novos players como Getnet, SafraPay, Stone, PagSeguro e também incluindo os novíssimos candidatos, como ConectCar, Rappi, Movile e outros mais. Para não falar nos varejistas que estão aquecendo para entrar em campo, todos buscam assegurar um lugar ao sol, o mais espaçoso possível, no novo cenário emergente.

O tamanho do mercado atual, o consistente crescimento real dos últimos anos, a rentabilidade do setor comparado com outros segmentos econômicos, o fato de que os cartões atuais representam apenas perto de 40% dos pagamentos atuais das famílias e, portanto, com amplo espaço para aumentar participação, tudo isso por si só já seria atraente o suficiente para despertar tanta atenção para as transformações emergentes nos negócios de meios de pagamentos.

Mas a perspectiva é ainda muito maior e estrategicamente mais atraente.

O que está em jogo, e jogo pesado, é o acesso, monitoramento e uso das informações geradas pelo uso de meios de pagamentos para analisar, prever, promover, relacionar, antecipar e desenvolver novos negócios, que pode criar ecossistemas empresariais com um poder de fogo sem precedentes.

Exatamente como acontece na China, a partir do que pode ser aprendido pela atuação de Alibaba, Tencent, Didi, JD e outros que se estruturaram em tentaculares ecossistemas de negócios a partir do conhecimento e uso dessas informações com uso amplo de tecnologia e se organizaram empresarialmente para crescer em diversas áreas, concomitante e muito rapidamente.

Não por acaso ou coincidência, marcas que recentemente fizeram movimentos estratégicos de entrada efetiva no mercado brasileiro, em ações greenfield ou associação ou compra de participação em outros negócios convergentes.

Se alguém imaginou que os movimentos recentes no mercado de meios de pagamento podem ter algo a ver com uma súbita consciência para equilibrar a rentabilidade dos negócios entre credenciadoras, bandeiras, bancos e varejistas, proporcionando até mesmo redução de preços para consumidores, é melhor rever sua posição. O buraco é bem mais embaixo.

Leia o artigo “O mercado de maquininhas nunca mais será o mesmo” – já publicado no portal Mercado & Consumo e que também trata sobre o tema.

* Imagem divulgação

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Varejistas dos EUA definem omnichannel como prioridade

Próxima Postagem

Prêmio FABI é entregue para as empresas mais inovadoras

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, membro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Foodservice Brasil, Presidente do LIDE Comércio e membro do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo em mais de 25 países. Publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Relacionada Posts

Lojas Renner investe em inovação
Destaque do dia

Na Renner, inovação está “a serviço do encantamento”, afirma diretor

20 de abril de 2021
BRF PLANEJA AUMENTAR EM 300% ESPAÇOS DIFERENCIADOS
Destaque do dia

BRF planeja aumentar espaços diferenciados em redes varejistas em 300%

20 de abril de 2021
Estratégias emergentes no varejo digital: você está fazendo o melhor investimento para o seu negócio?
Artigos

Estratégias emergentes no varejo digital: você está fazendo o melhor investimento para o seu negócio?

20 de abril de 2021
Como o varejo pode enriquecer com o digital signage?
Artigos

Como o varejo pode enriquecer com o digital signage?

20 de abril de 2021
Alexandre Bratt, CEO da Grand Cru
Destaque do dia

Grand Cru aposta em crescimento de lojas próprias e em supermercados

19 de abril de 2021
O potencial do consumo já não é mais aquele
Artigos

O potencial do consumo já não é mais aquele

19 de abril de 2021
Próxima Postagem
Prêmio FABI é entregue para as empresas mais inovadoras

Prêmio FABI é entregue para as empresas mais inovadoras

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Serasa compra startup de análise de crédito

Serasa compra startup de análise de crédito

20 de abril de 2021
Vendas de vacinas da Johnson somam US$ 100 mi

Vendas de vacinas da Johnson somam US$ 100 mi

20 de abril de 2021
Créditos tributários injetam ânimo em varejistas

Smartbank compra startup de crédito para PMEs

20 de abril de 2021
Receita com vendas da Danone caem 3,3%

Receita com vendas da Danone caem 3,3%

20 de abril de 2021
Itaú e Bradesco lançam fundos de empresas chinesas

Itaú e Bradesco lançam fundos de empresas chinesas

20 de abril de 2021
Lojas Renner investe em inovação

Na Renner, inovação está “a serviço do encantamento”, afirma diretor

20 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: