fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Belo Horizonte ganha espaço para unir varejo e startups

Redação de Redação
5 de junho de 2019
no Notícias, Startup
0
Belo Horizonte ganha espaço para unir varejo e startups

Para promover a conexão entre o mercado tradicional do varejo e o ecossistema de inovação, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) inaugurou em sua sede o Espaço Varejo Inteligente. O novo ambiente é focado em inovação e tem como objetivo transformar o mercado por meio de um ambiente contemporâneo, de colaboração, compartilhamento e conexões, que irá impulsionar a inovação nos setores de comércio e serviços.

O presidente da CDL/BH, , afirmou “assim como a Entidade foi pioneira com a criação do Programa Varejo Inteligente, somos novamente com o lançamento deste novo espaço, que é o primeiro focado em inovação para o varejo e o comércio, voltado para o pequeno e médio empresário”.

O Varejo Inteligente funcionará como um ponto de conhecimento e interações, que irá unir empreendedores, investidores e mercado, abrigando startups que tenham soluções tecnológicas e estratégicas para o varejo. Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, promover a inovação é uma prioridade da entidade e o novo espaço irá ajudar a atingir este objetivo. “Inovação de processos, de produtos, de métodos, inovação tecnológica, tudo com foco na melhoria dos processos, que agreguem valor e contribuam para melhorar os resultados. Por isso lançamos este espaço, que será destinado à troca de ideias, ao estímulo ao empreendedorismo, a inovação no sentido mais amplo”, falou. “O Espaço Varejo Inteligente nos ajuda a aproximar cada vez mais o mercado tradicional ao ecossistema da inovação. Além de ser um ambiente que também estará aberto para a comunidade”.

O espaço, que também é um coworking, estimula os empresários varejistas à busca constante de capacitações, inovação e evolução, além de promover a conexão entre empreendedores, pois serão realizadas imersões semanais dos empresários em um processo de capacitação e diagnóstico de inovação. Os frequentadores do espaço terão acesso à infraestrutura, que permite a adequação das salas de reuniões de acordo com as necessidades, além de estações de trabalho modernas e uma ampla área externa (rooftop). “Para reinventar o varejo é preciso primeiro reinventar as pessoas. Inovação não é só tecnologia. Inovação é mudar processos, adaptar o modelo de negócio, trocar o mindset, e é isso que este novo ambiente irá proporcionar”, explicou o presidente da CDL/BH.

Assinado pelo arquiteto Junior Piacesi, o projeto arquitetônico do espaço foi desenvolvido a partir do conceito de “Smart Work”, que é um contraponto ao “Hard Work”, que tem sido cada vez mais demandado por empresas visionárias e inovadoras. O arquiteto comenta que a qualidade da experiência dos usuários, focada no bem-estar das pessoas que utilizam o espaço foi a premissa utilizada para o desenvolvimento deste projeto. “´Projetamos um espaço contemporâneo multifuncional, fluido, flexível, onde tudo foi criteriosamente planejado para favorecer o bem-estar físico e emocional das pessoas e, como consequência, a criatividade e produtividade no dia a dia”, explicou.

Com capacidade para receber até 120 pessoas, o local conta com 24 estações de trabalho fixas, duas mesas redondas para até dez pessoas e dois jogos de sofás para reuniões rápidas. Na área externa todos os bancos são equipados com tomadas.

O espaço tem também cinco salas de reuniões modulares, sendo que duas comportam até dez pessoas; uma para oito e uma para 14, que juntas formam uma sala multiuso que comporta até 42 pessoas, além de três espaços menores para quatro pessoas. Todas as salas são equipadas com televisor, que permite a transmissão simultânea entre elas.

O Espaço Varejo Inteligente também conta com um café e um rooftop, que tem capacidade para receber até cem pessoas, de acordo com sua montagem. No momento 14 pessoas, de duas startups, já estão trabalhando no local.

As 24 estações de trabalho podem ser reservadas apenas por associados da CDL/BH, por um período mínimo de um mês. Já os demais espaços, que incluem o rooftop e as salas de reunião, podem ser ocupadas pelo público externo. O período mínimo de locação das salas de reunião é de uma hora. Para os usuários o espaço funciona 24 horas.

Para Caio Camargo, sócio-diretor da GS&Up, a iniciativa acompanha o surgimento de  novas tecnologias e oportunidades que podem tornar o varejo cada vez mais competitivo, eficiente e lucrativo. “Se aproximar das startups pode ser um dos caminhos mais rápidos, e até financeiramente mais interessantes para inovar, do que buscar acompanhar sozinho o ritmo dinâmico das demandas de mercado e de seus consumidores. As startups vêm se provando como um excelente atalho, por conta de seu mindset aberto, sempre dispostas a aprender, sem medo de se arriscar ou correr riscos”, afirmou Camargo.

 *Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: arquiteturaBelo HorizonteCâmara de Dirigentes Lojistas de Belo HorizonteCDL/BHcomérciocompartilhamentocoworkingespaçoEspaço Varejo InteligenteinovaçãoStartupstimevarejo
Postagem anterior

Vendas do Dia dos Namorados devem crescer apenas 2%

Próxima Postagem

Crescem as vendas online de fabricantes ao consumidor

Redação

Redação

Relacionada Posts

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas
Destaque do dia

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021
Economia

NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

22 de janeiro de 2021
fechamento do comercio
Economia

Varejo não essencial vai fechar entre 20h e 6h em São Paulo durante a semana e 24h nos fins de semana

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista
Destaque do dia

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021
Drogasil e Droga Raia começam a vacinar contra a gripe
Economia

Distribuição de vacinas da AstraZeneca deve começar neste sábado, diz presidente

22 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Crescem as vendas online de fabricantes ao consumidor

Crescem as vendas online de fabricantes ao consumidor

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

22 de janeiro de 2021
fechamento do comercio

Varejo não essencial vai fechar entre 20h e 6h em São Paulo durante a semana e 24h nos fins de semana

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: