fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Foodservice

Mercado na Tailândia adota folhas para embalar alimentos

Redação de Redação
22 de junho de 2019
no Foodservice, Notícias, NRA Show
0
Mercado na Tailândia adota folhas para embalar alimentos

O Brasil é o quarto país do mundo que mais gera lixo plástico no mundo, porém, é um dos que menos recicla. De acordo com pesquisa da Forbes, a taxa de reciclagem brasileira é
de apenas 1,28%, enquanto a média mundial é 9%. O Estados Unidos possui uma taxa de 34,6% e a China de 21,9%.

Nesse sentido, torna-se extremamente importante a discussão da redução do lixo
plástico por parte dos fornecedores de foodservice; uma vez que a utilização de
itens plásticos é recorrente no setor de alimentos e bebidas. Logo, trazer novas, ou mesmo antigas soluções para as embalagens de alimentos é extremamente importante.

Pensando nesta questão, uma loja em Chiangmai, na Tailândia, substituiu as
embalagens plásticas de legumes e vegetais por folhas de bananeiras. Uma empresa
imobiliária local tirou fotos e publicou nas redes sociais.

Seguindo o exemplo da Tailândia, grandes redes de supermercado no Vietnã, como
Lotte Mart e Big C, resolveram adaptar-se a ideia e irão começar a usar a folha de
bananeira como alternativa ao plástico.

A folha de bananeira é uma excelente opção para embalagem. As folhas são grandes
e grossas, mas flexíveis o suficiente para serem dobradas. Além disso, é possível visualizar a maneira de segurar as folhas com fibras, tornando as embalagens, assim, 100% ecológicas.

O uso de folhas de bananeiras é mais fácil em regiões tropicais, onde existem
plantações de banana. As folhas, por não terem outras utilidades práticas, podem ser
até mais baratas que as embalagens de plástico. No entanto, em regiões de climas
subtropicais e temperados a oferta de folhas de bananeira é menor, tornando-se um
item mais caro.

Por fim pode-se ver que as embalagens de folha de bananeira tornam os alimentos
mais atrativos. Podendo, assim, estimular as pessoas a comparem o item. Dessa
forma, a embalagem de folha de bananeira é uma ótima opção podendo trazer
diversos benefícios.

O zongzi é um prato tradicional da culinária chinesa, é tipicamente um arroz
glutinoso cozido com alguns recheios (frango e legumes) embalados na folha de
bambu. Mas em outros lugares são utilizadas folhas de lótus, milho, banana,
gengibre-concha e pandan. Normalmente costuma-se cozinhar ao vapor ou fervendo
e no final termina-se de cozinhar já embalado na folhas, sendo cada tipo de folha
responsável por um sabor único.

No Brasil, temos um grande exemplo de alimento que tem sua embalagem ecológica.
A pamonha é normalmente embalada em folha de milho. Assim, é interessante
perceber que o uso de folhas como embalagem é antigo mas limitado para poucos
exemplos. A Casa Santa Luzia, empório localizado em São Paulo, também aderiu aos testes
e deve exibir os resultados em breve.

Espera-se que a ideia da loja na Tailândia inspire cada vez mais estabelecimento de
food service ao redor do mundo no uso de embalagens alternativas e mais naturais.
Afinal, não precisamos gastar dinheiro produzindo plásticos não sustentáveis,
quando a natureza já oferece opções prontas e mais sustentáveis.

Fonte: Infood
* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Postagem anterior

Varejo de vestuário cresce 8,14% no país

Próxima Postagem

Brasileira cria aplicativo para doação de alimentos que seriam descartados

Redação

Redação

Relacionada Posts

NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente
Notícias

NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente

22 de janeiro de 2021
Gollog, empresa de carga da Gol, lança serviço de entrega no mesmo dia
Ecommerce

Gollog, empresa de carga da Gol, lança serviço de entrega no mesmo dia

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cliente não abre mão da loja física, mas quer menos contato humano
Destaque do dia

NRF 2021: Cliente não abre mão da loja física, mas quer menos contato humano

22 de janeiro de 2021
Senado aprova MP que destina quase R$ 2 bi para vacina contra Covid-19
Economia

Covid-19: Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã ao Rio

21 de janeiro de 2021
NRF 2021: Lojistas falam sobre a tecnologia que realmente funciona no varejo
Destaque do dia

NRF 2021: Lojistas falam sobre a tecnologia que realmente funciona no varejo

21 de janeiro de 2021
Sampa Week terá segunda edição em SP; semana de descontos começa sábado
Notícias

Sampa Week terá segunda edição em SP; semana de descontos começa sábado

21 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Brasileira cria aplicativo para doação de alimentos que seriam descartados

Brasileira cria aplicativo para doação de alimentos que seriam descartados

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente

NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
Gollog, empresa de carga da Gol, lança serviço de entrega no mesmo dia

Gollog, empresa de carga da Gol, lança serviço de entrega no mesmo dia

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cliente não abre mão da loja física, mas quer menos contato humano

NRF 2021: Cliente não abre mão da loja física, mas quer menos contato humano

22 de janeiro de 2021
Pesquisa mostra que consumidor ainda prefere loja física para comprar roupa

Pesquisa mostra que consumidor ainda prefere loja física para comprar roupa

22 de janeiro de 2021
Senado aprova MP que destina quase R$ 2 bi para vacina contra Covid-19

Covid-19: Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã ao Rio

21 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: