fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Metaparcerias para além da imaginação

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
8 de julho de 2019
no Artigos, Destaque do dia
0
Metaparcerias para além da imaginação

Se buscássemos um conceito que pudesse ser autoexplicativo do que possa significar metaparcerias, o lançamento da criptomoeda Libra do Facebook não poderia ser mais oportuno para nos ajudar.

Ao criar um arco global de alianças para além da base de 2,6 bilhões de usuários do Facebook e com 27 empresas nas áreas de investimentos, social media, blockchain, telecomunicações, e-commerce, transporte compartilhado, música, viagens, pagamentos e até organizações sem fins lucrativos e reunindo negócios como Mastercard, Visa, Uber, Spotify, PayPal, Mercado Livre, eBay, Vodafone e outras, temos a mais exata configuração do que possa ser uma metaparceria.

Na sua essência, é uma proposta que reúne parceiros, apoiadores, prestadores de serviços, integradores e até, de certa forma, concorrentes para gerar algo único e que possa transformar a realidade estrutural se impondo de uma maneira tal que até mesmo obrigue legisladores e autoridades a repensarem conceitos, práticas e a própria legislação, em última análise, tal a força potencial da nova realidade criada.

E a motivação não poderia ser mais explícita do que a que foi criada na China, com os super aplicativos de pagamentos, serviços e redes sociais We Chat e Alipay que subverteram a ordem de mercado ao colocar tanto poder nas mãos dos omniconsumidores, mas, principalmente, colocarem um poder muito maior nas mãos dos Ecossistemas de Negócios Alibaba e Tencent, seus criadores, permitindo que esses conglomerados alcançassem valor de mercado entre US$ 436 e US$ 454 bilhões em apenas vinte anos.

Mas não tinham ido tão longe criando uma moeda. Uma criptomoeda. O que agora o Facebook propõe.

Para efeito de comparação, o maior varejista do mundo, Walmart, com mais de 2,2 milhões de funcionários, 11.400 lojas globalmente e 57 anos de existência tem valor de mercado atual de US$ 320 bilhões, assim como quase todos os maiores varejistas do mundo ainda não têm um superaplicativo próprio de pagamentos. Poucos se deram conta e conseguiram viabilizar um aplicativo que se torne relevante em seus negócios.

O efeito leapfrogg desta vez veio com uma Plataforma Exponencial, como Facebook, ao saltar por cima do conceito de super apps de pagamentos, de tecnologia disponível, para lançar a própria moeda com transação potencial global que possa ser embarcada em qualquer super apps.

E para fazê-lo relevante e protagonista no momento zero, aliou-se numa metaparceria com empresas relevantes em seus segmentos, com amplas bases de consumidores, para tornar o fato caso que irreversível e potencialmente dominante. E que os legisladores e controladores do mercado financeiro encontrem agora alternativas para enquadrar o que está proposto. A metaparceria já está aí.

A reflexão precipitada
Se até o Facebook com 2,6 bilhões de usuários no mundo e valor de mercado de US$ 500 bilhões foi se compor para lançar algo realmente disruptivo, porque outros negócios, empresas, propostas, conceitos não deveriam se abrir para buscar compor para se tornarem relevantes antes de serem ultrapassados?

Parece não haver muita dúvida que o cenário global atual e futuro pressupõe uma profunda transformação nas formas mais tradicionais e ortodoxas de pensar, estimulando a heterodoxia das combinações até mesmo improváveis das metaparcerias em busca de um espaço relevante e mais perene no mercado.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Alibabacriptomoedaecossistemas de negóciosfacebookleapfroggmeios de pagamentometaparceriaomnichannelomniconsumidorPlataforma ExponencialsuperaplicativostecnologiaTencentVarejistasvarejoWalmart
Postagem anterior

Uber emprega idosos na entrega de refeições no Japão

Próxima Postagem

Quantidade de e-commerces no Brasil cresce 37,5%

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, membro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Foodservice Brasil, Presidente do LIDE Comércio e membro do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo em mais de 25 países. Publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Relacionada Posts

AliExpress freta quatro voos semanais para o Brasil e promete entregas em 10 dias
Destaque do dia

Lojistas que usam plataforma Nuvemshop podem vender produtos do AliExpress

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil
Artigos

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos
Destaque do dia

Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

1 de março de 2021
A regra é a mudança: caso da capital paulista
Artigos

A regra é a mudança: caso da capital paulista

1 de março de 2021
Primeira a se instalar no Brasil, Ford anuncia fechamento de fábricas no País
Destaque do dia

Ford vai fechar 160 concessionárias e terá de brigar pelas lojas que vão restar

28 de fevereiro de 2021
Centauro
Destaque do dia

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Quantidade de e-commerces no Brasil cresce 37,5%

Quantidade de e-commerces no Brasil cresce 37,5%

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Petrobras comunica nova alta da gasolina e do diesel nas refinarias, diz Abicom

Petrobras anuncia reajuste de gasolina, diesel e gás de cozinha nas refinarias

1 de março de 2021
Natura completa 2019 com mais de 400 franquias pelo Brasil

Natura leva “aroma virtual” para o mundo por meio de parceria com startup

1 de março de 2021
AliExpress freta quatro voos semanais para o Brasil e promete entregas em 10 dias

Lojistas que usam plataforma Nuvemshop podem vender produtos do AliExpress

1 de março de 2021
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

1 de março de 2021
Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

Startups que mudaram o varejo, como Stitch Fix, HelloFresh e Poshmark, fazem 10 anos

1 de março de 2021

iFood se compromete a oferecer formação em tecnologia para 25 mil pessoas

1 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: