fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O mundo é controlável, o amanhã é previsível e o que eu fiz uma vez vai dar certo sempre – só que não!

Fabiana Mendes de Fabiana Mendes
10 de julho de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de Pessoas
0
O mundo é controlável, o amanhã é previsível e o que eu fiz uma vez vai dar certo sempre – só que não!

Pensar um pouco mais à frente em relação ao que já é previsível é uma questão de sensibilidade, conhecimento, método, experiência, mas, sobretudo do exercício de desenvolver um olhar sobre o futuro considerando diversas outras possibilidades.

Desenvolver um olhar para o futuro ajuda a antecipar situações que podem afetar diretamente a sua vida pessoal, profissional e as organizações, levando à tomada de decisões de formas mais acertadas. Se antes esta era apenas uma característica desejável e digna de diferenciação, nos dias atuais é uma habilidade decisiva para carreiras e empresas em qualquer segmento de atuação. Saber lidar com a incerteza passou a ser uma vantagem altamente competitiva.

Saber olhar para o futuro, com método, ajuda empresas e pessoas a se prepararem para mudanças, repentinas ou não, e a gerenciarem incertezas, além de facilitar a expansão do pensamento criativo, promovendo a busca de alternativas inovadoras.

Expandir o pensamento criativo é desafiar o que já é conhecido, o presente e o status quo, fazendo perguntas que ninguém jamais ousou fazer. Principalmente considerando que o futuro trafega em um vasto conjunto de possibilidades que podem se desdobrar de forma altamente veloz e surpreendente, olhar para o futuro não significa prever o futuro. Futuros aceitam ser criados, moldados ou evitados e observá-los com atenção nos permite traçar cenários, oferecer visões e criar estratégias mais certeiras.

Lamentavelmente, a visão que grande parte das organizações têm sobre o futuro ainda está conectada apenas e tão somente aos planos de negócios, demonstrativos de resultados e inúmeras outras projeções financeiras. Para criar o futuro, precisamos também mesclar o vocabulário comum de produtividade, eficiência e lucro com novas definições do que significa criar negócios sustentáveis, adotar uma visão mais humanizada nos ambientes de trabalho e criar projetos e inovações que tenham real significado para as pessoas. Precisamos de mais organizações que sejam exponencialmente humanas.

A boa notícia é que as crescentes preocupações com o impacto disruptivo da tecnologia nas relações, nos negócios e na sociedade começam a indicar um novo cenário: uma economia compartilhada, mais humana e sustentável, fomentada por líderes e colaboradores mais comprometidos com a missão de encontrar um significado real em seus trabalhos.

Em um futuro muito próximo, veremos um equilíbrio maior entre a necessidade de eficiência e produção de lucro nas empresas e o desejo delas de criar uma cultura rica em significado. Isso porque, se por um lado, a pressão social por empresas com propósito e produção de valor compartilhado crescerá ainda mais, por outro, cada vez mais profissionais, principalmente das novas gerações, buscarão um trabalho mais significativo e em formatos completamente diferentes das definições convencionais de trabalho e carreira que conhecemos hoje.

Igualmente, os líderes reconhecerão a importância de aspectos dos chamados soft skills, valorização das emoções, empatia e visão holística como fatores críticos de sucesso nos negócios. Estas habilidades são essencialmente importantes onde está cada vez mais em discussão a ideia de que a nossa tomada de decisões nos negócios é puramente racional.

Considerando a complexidade dos ambientes de negócios hoje, a tomada de decisão racional e pragmática, isolada, não será mais suficiente para endereçar os problemas atuais. Há uma percepção cada vez maior de que, embora pareça estarmos mais seguros quando baseados em fatos concretos, fatores sutis como, por exemplo, a intuição, podem ser mais decisivos no sucesso de um projeto ou de toda uma organização.

Deparamo-nos hoje com um mundo altamente desafiador e, ao longo de toda a história da humanidade, nunca tivemos tanta imprevisibilidade, incerteza e volatilidade. Nunca vivenciamos um ritmo tão acelerado de mudanças e nem tantos problemas complexos e conflitantes. É possível sim pensar e decidir de forma mais holística e a intuição e imaginação podem nos ajudar nesta tarefa.

Neste contexto, arriscaria afirmar que uma característica primordial de um grande líder poderá ser ter um grande coração. Isso significa ter a capacidade de ouvir, ser empático e agir, mesmo contrariando dados do conhecimento objetivo, confiando em um conhecimento mais subjetivo como a imaginação, a intuição e a empatia.

Indo além, talvez a melhor forma de exercitar a liderança focada no futuro seja manter o coração e a mente abertos como um mindset complementar à análise de dados e fatos. Porque ter a coragem de se lançar no escuro e explorar o desconhecido depende muito da nossa capacidade de saber ouvir.

Imaginação e intuição são habilidades que as máquinas ainda não podem copiar.

Talvez a única forma de liderar, à medida que enfrentamos o desafio de um tempo de rápidas inovações com a transformação digital, um maior volume de informações e de decisões mais complexas, seja mudarmos definitivamente para uma combinação mais equilibrada entre dados, fatos, intuição, empatia e coração. Inegavelmente uma arte.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: colaboradorescompanhiascoraçãocriatividadeCulturadadosdecisõesemoçãoempatiaempresasequilíbriofatosfuturogestãohabilidadesimaginaçãoimprevisibilidadeincertezaLiderançaLídereslucromindsetorganizaçõespessoasplanos de negóciospragmatismoprojeções financeirasprojetopropositoresultadossensibilidadesentimentossoft skillsTransformação digitalvisão de futurovisão holísticavisão pragmáticavolatilidade
Postagem anterior

Varejista Tesco expande na Tailândia com a abertura de 750 lojas

Próxima Postagem

5àsec lança modelo de franquia baseado em lockers

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes é sócia-diretora da GS&Friedman, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza que atua com Gente, Gestão, Talentos e Treinamento

Relacionada Posts

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping
Destaque do dia

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor
Artigos

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário
Destaque do dia

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Destaque do dia

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021
PicPay
Destaque do dia

PicPay dobra número de cartões emitidos em 1 mês e chega a 4 milhões

5 de março de 2021
Próxima Postagem
5àsec lança modelo de franquia baseado em lockers

5àsec lança modelo de franquia baseado em lockers

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: