fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

SPOILER ALERT: Aprendizados da China – Parte 3

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
26 de julho de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Inovação
0
SPOILER ALERT: Aprendizados da China – Parte 3

Esse artigo é a terceira parte da série onde contamos os principais aprendizados da missão do Grupos GS& Gouvêa de Souza na China. Caso você não tenha lido as partes anteriores clique aqui para conferi-las: Aprendizados da China – Parte 1 e Aprendizados da China – Parte 2.

VELOCIDADE, VELOCIDADE E VELOCIDADE!

Os chineses vivem verdadeiramente no mundo VUCA, a velocidade de transformação daquela sociedade e daquela economia é algo sem paralelo no mundo, estimo que eles estejam em um ponto da curva exponencial de transformação que o ocidente só deve chegar em 10 ou 20 anos – no mínimo.

Shanghai transformada após a abertura chinesa para o mundo

Em um mundo que se transforma a cada dia, com concorrência feroz e onde as regras do jogo mudam a cada segundo, não é de se espantar que os chineses entendem que a velocidade é uma das competências chave para a perenidade dos seus negócios – ser rápido na China é fator imprescindível para a sobrevivência.

Assista este vídeo com a evolução do sistema de metro em Shanghai:

A melhor forma que encontrei de explicar o que os chineses pensam sobre a importância da velocidade nos negócios foi através do conceito da equivalência massa-energia, elaborado por Einstein, em 1905. A fórmula diz que Energia é igual à Massa, multiplicada pela Velocidade ao quadrado. Podemos fazer uma analogia dessa fórmula com o mundo em transformação exponencial da China.

Nessa analogia, a Energia seria a força da sua empresa, a Massa seria a força da sua marca/a infraestrutura da empresa/o market share que detém/etc. e a Velocidade é a sua capacidade de reagir às mudanças no ambiente de negócios. Seguindo essa analogia, é muito mais importante ser rápido do que deter uma megaestrutura. Sobrevive a empresa que é mais rápida, não aquela que possui a maior massa.

A velocidade é tão importante na China que uma nova forma de estruturação das empresas foi desenvolvida visando proporcionar uma maior agilidade às empresas – os  chamados ecossistemas de negócio (falo mais sobre esse tema na primeira parte dessa série).

Como exemplo, tivemos a oportunidade de visitar a Sede da Decathlon na China, em Shanghai, chamada de Decathlon Lab. Entre os inúmeros aprendizados, nos chamou a atenção a velocidade com que a empresa expandiu seus negócios por lá, são mais de 300 lojas em território chinês, sendo que a maior parte foi aberta nos últimos 3 anos. Apenas como base de comparação, a mesma empresa possui algo como 30 lojas no Brasil.

Visita à Decathlon Lab – histórico de abertura de lojas na China

História: Steve Jobs, fundador e ex-presidente da Apple é conhecido por levar ao extremo o seu time no desenvolvimento dos produtos da empresa e o caso do Iphone original, lançado em 2007, não foi diferente.

Há apenas um mês do lançamento do produto, Jobs demandou para o seu time que desenvolvesse uma nova tela que substituísse a de plástico que havia sido planejada para o Iphone, pois a mesma arranhava muito facilmente. Ele demandou que a nova tela fosse de vidro e que esse desenvolvimento deveria ser feito em apenas seis semanas. Havia apenas um “pequeno” problema, essa tecnologia simplesmente não existia na época!

Com um desafio dessa envergadura, os executivos e executivas da Apple imediatamente voaram para a China, mais especificamente para Shenzhen, cidade reconhecida pela Cultura Maker e por sua competência no desenvolvimento de hardware.

Para sua surpresa, ao chegar na cidade chinesa, uma nova fábrica já estava sendo construída para atender a demanda da Apple, com engenheiros recrutados e disponíveis 24/7 e com toda a matéria prima necessária para iniciar o desenvolvimento do produto. Detalhe: tudo isso antes mesmo de ganhar qualquer contrato com a Apple.

O resultado disso tudo? A empresa ganhou o contrato e o novo vidro para as telas dos Iphones foi desenvolvido em 30 dias. Estima-se que a Apple utilizou 8.700 engenheiros para construir o Iphone na China. O recrutamento de um exército como esse levaria algo como 9 meses se acontecesse nos Estados Unidos, na China, o processo levou 15 dias.

Recomendo a leitura dessa matéria do business insider com mais detalhes sobre o case da Apple: https://www.businessinsider.com/steve-jobs-new-iphone-screen-2012-1

Esse foi nosso terceiro artigo dessa série de aprendizados na China, aguardem os próximos aprendizados que traremos aqui no Mercado & Consumo sobre esse incrível mercado que, definitivamente, é uma janela para o futuro das relações de consumo.

NOTA: A GS&MD realizará o “Ignition 360°” em novembro deste ano, que levará uma delegação para conhecer os maiores cases e exemplos de inovação do varejo chinês. O roteiro envolve visitas de estudos, relacionamento e negócios às cidades de Beijing, Shangai, Shenzen, Hanghzou e Hong Kong. Para saber mais, acesse: retailignition.com.br/china.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: abertura de lojasapplecapacidade de mudançachinachinesescompetênciaconcorrênciaDecathlondesenvolvimentoecossistemas de negóciosEinsteinempresasfábricaforçafuturoindústriainfraestruturainovaçãoiPhonelançamentomarket sharemudançamundo VUCAnegóciosrapidezsobrevivênciaSteve Jobstela de vidroTeoria da Relatividadetransformaçãounidadesvelocidade
Postagem anterior

Unilever, Tesco e Nestlé são as mais preparadas para substituir carne

Próxima Postagem

Casino tem alta nas vendas na América Latina e na França

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionada Posts

Embrapa e Nestlé firmam parceria para pecuária leiteira de baixo carbono
Inovação

Embrapa e Nestlé firmam parceria para pecuária leiteira de baixo carbono

3 de março de 2021
São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar
Destaque do dia

São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar

3 de março de 2021
A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web
Artigos

A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

3 de março de 2021
Lu, do Magalu, conquista 1 milhão de seguidores no TikTok em 3 meses
Destaque do dia

Magazine Luiza compra VipCommerce, plataforma de e-commerce de supermercados

3 de março de 2021
Clientes brasileiros preferem varejistas engajados socialmente e negócios locais
Destaque do dia

Clientes brasileiros preferem varejistas engajados socialmente e negócios locais

3 de março de 2021
O que os atuais consumidores buscam em suas experiências com as marcas?
Artigos

O que os atuais consumidores buscam em suas experiências com as marcas?

3 de março de 2021
Próxima Postagem
Casino tem alta nas vendas na América Latina e na França

Casino tem alta nas vendas na América Latina e na França

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Aliansce Sonae anuncia suspensão temporária de shoppings na BA e em Londrina

Aliansce Sonae anuncia suspensão temporária de shoppings na BA e em Londrina

3 de março de 2021
FecomercioSP: setor terá perda de R$ 11 bi na vigência da restrição do comercio

FecomercioSP: setor terá perda de R$ 11 bi na vigência da restrição do comercio

3 de março de 2021
Quase 30% dos bares e restaurantes viram faturamento cair mais de 50% em 2020

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes critica novo fechamento em São Paulo

3 de março de 2021
Embrapa e Nestlé firmam parceria para pecuária leiteira de baixo carbono

Embrapa e Nestlé firmam parceria para pecuária leiteira de baixo carbono

3 de março de 2021
São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar

São Paulo volta à fase vermelha; veja o que pode e o que não pode funcionar

3 de março de 2021
A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

A batalha dos sofás está só começando! O mercado de móveis e decoração pela web

3 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: