Vendas no comércio devem crescer 0,66% no terceiro trimestre

As vendas do varejo ampliado, que incluem material de construção e automóveis, devem crescer 0,66% no 3º TRI, frente ao 2º TRI, segundo índice de intenção de compra de bens duráveis do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR). Já em comparação ao mesmo período do ano passado, a projeção de crescimento é de 2,12%.

A pesquisa Intenção de Compra é feita a partir de dados coletados nas redes sociais e em previsões econométricas (tendências, renda real, taxa de juros, inadimplência e prazo médio).

Para o presidente do IBEVAR, Prof. Claudio Felisoni de Angelo, ainda é possível perceber um receio dos consumidores em comprometer o orçamento com gastos extras. “Alguns fatores podem influenciar na decisão das pessoas que pretendem efetuar uma compra, como a desconfiança com relação ao emprego, juros altos e a inflação”, explica.

A alta nas vendas do 2º para o 3º TRI tem maior influência das categorias de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e perfumaria (1,35%), artigos de uso pessoal e doméstico (1,30%), escritório, informática e comunicação (0,94%) e tecidos, vestuários e calçados (0,79%). Já para as vendas de livros, jornais, revistas e papelaria, o IBEVAR projeta um recuo de -8,33% no terceiro trimestre de 2019.

* Imagem reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist