fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Eu mudo, tu mudas, eles mudam… Mas nada mudou!

Luiz Guilherme Baldacci de Luiz Guilherme Baldacci
2 de agosto de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de Pessoas
0
Eu mudo, tu mudas, eles mudam… Mas nada mudou!

A única constante do mundo é a mudança… “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”… O planeta é assim! O ser humano é assim! O varejo é assim! Mudança, mudança, mudança…

A incorporação da tecnologia na vida de cada um de nós vem exigindo cada vez mais velocidade nas mudanças das organizações. A tecnologia mudou de mão. É o cliente que se apoderou dela para viver experiências cada vez mais tecnológicas na jornada de compras. Seja fazendo pesquisa de preço, solicitando um veículo para se deslocar até uma loja, simulando o uso de um produto em realidade aumentada, ou pagando no pin pad com a aproximação de seu celular… Todos estão experimentando uma vida mais conectada com as divertidas aplicações que a tecnologia nos proporciona.

Mas nem tudo mudou! Adoramos a tecnologia, mas nada substitui o atendimento olho no olho de um vendedor… Aliás, de um BOM vendedor! As organizações continuam dependentes de vendedores plenamente treinados para garantir a entrega plena do propósito da marca.

A necessidade de inserir a equipe em programas de desenvolvimento contínuo não mudou! Será cada vez mais exigido das corporações que proporcionem ambientes de aprendizagem contínua, dentro e fora de loja, que acompanhem esse mundo multifacetado, físico e digital… Analógico e digital. As equipes precisam ser cada vez mais multifuncionais, multiculturais, multigeração… Multitreinadas… Multipreparadas para as mudanças que aparecerão a cada novo e dinâmico dia de trabalho no varejo. Isso não mudou!

Também não mudou a mentalidade (de alguns – ou muitos – líderes) de que treinamento é custo, principalmente no varejo, que possui altas taxas de turn over. A pergunta é: “O que custa mais? Investir em treinamento sempre, correndo o risco de profissionais treinados saírem, ou não investir em treinamento e os funcionários ficarem?” Talvez, para esses que enxergam treinamento como custo, seja melhor deixar a equipe sem treinamento mesmo, pois é bem provável que não tenham processos e padrões bem definidos para transmitir à equipe. Talvez não tenham tampouco um propósito da marca. Talvez tenham parado no tempo e não enxerguem as mudanças constantes dos comportamentos dos consumidores.

Se você acredita que sua equipe é capaz de mudar continuamente para melhor, que ela é capaz de se transformar junto com o mundo, que treinamento é o principal fator de aumento de produtividade, segue a boa e velha receita de transformação de sua equipe:

  • Compreenda as mudanças do comportamento do consumidor;
  • Revise seus procedimentos de atendimento ao cliente, adequando às demandas impostas pelas mudanças compreendidas;
  • Formalize os processos revisados;
  • Fortaleça a cultura de treinamento da empresa e convoque a equipe para um processo contínuo de aprimoramento;
  • Estabeleça objetivos e metas;
  • Capacite, desenvolva, estimule e reconheça o time pelo bom desempenho;
  • Assuma a responsabilidade pelo desenvolvimento contínuo de sua equipe e pela conexão de todos com o “novo mundo” que acontece a cada dia;
  • Compreenda as mudanças do consumidor…

E aí? O que você vai mudar na sua vida hoje?

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: colaboradorescomportamentoconexãoconsultoresconsumidorconsumidor empoderadoempresasequipesestímuloexperiência de comprainvestimentojornadamudançaspessoasprocessospropositorevisãotecnologiatransformaçãotreinamentotreinamentosvelocidadevendedores
Postagem anterior

Marcas próprias e terceirização terão destaque no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Maioria dos consumidores ainda realiza apenas compras pontuais no e-commerce

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionada Posts

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora
Destaque do dia

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021
Artigos

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores
Destaque do dia

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões
Destaque do dia

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%
Destaque do dia

Bares e restaurantes se posicionam contra novas restrições em São Paulo

24 de fevereiro de 2021
Coca-Cola irá produzir iogurte natural no Brasil
Destaque do dia

Grupo Heineken, The Coca-Cola Company e Coca-Cola Brasil chegam a acordo

24 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Maioria dos consumidores ainda realiza apenas compras pontuais no e-commerce

Maioria dos consumidores ainda realiza apenas compras pontuais no e-commerce

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

Vendas no varejo dos EUA devem crescer até 8,2% em 2021, para US$ 4,33 trilhões

25 de fevereiro de 2021
Greve dos Correios

Bolsonaro vai à Câmara para entregar projeto de privatização dos Correios

25 de fevereiro de 2021
Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

Habib’s lança clube de fidelidade e quer transformar clientes em influenciadores

25 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: