fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Varejo deve ter bom desempenho no segundo semestre

Redação de Redação
15 de agosto de 2019
no Notícias, Varejo
0
Varejo deve ter bom desempenho no segundo semestre

O Iflux, indicador que mede o fluxo de pessoas em shopping centers no Brasil, cresceu 5,9% em julho em comparação com o mesmo período de 2018. O índice acelerou o ritmo de crescimento ante o resultado de junho, com alta de 3,7%, embora grande parte do aumento deva-se à base de comparação mais baixa no mesmo período do ano passado, quando houve queda de 3,3% em julho de 2018, refletindo o menor fluxo de pessoas na época dos jogos da Copa do Mundo.

Observando o Iflux de julho, a expectativa é que o comércio varejista inicie o segundo semestre com resultados positivos. No primeiro semestre, o volume de vendas do varejo foi afetado negativamente pelo aumento nos preços de alguns itens de primeira necessidade, como alimentos, o que limitou o espaço do consumo, além da baixa confiança dos consumidores e dos baixos ganhos salariais.

Para o segundo semestre, a expectativa é que esse quadro seja parcialmente revertido, com inflação controlada e retomada da confiança dos consumidores, diante dos avanços concretos da reforma da Previdência, além da continuidade de crescimento do mercado de crédito e das vagas de trabalho.

Nesse sentido, o índice de confiança do consumidor medido pela Fundação Getúlio Vargas subiu 4,3% em julho, na variação anual, com aumento tanto do índice de expectativas (+5,9% YoY), quanto do índice de situação atual (+1,1% YoY).

Assim, de acordo com a evolução do Iflux e da confiança dos consumidores, a projeção preliminar da Tendências para as vendas do varejo (PMC) é de alta de 2,2% em relação a julho do ano anterior, após queda de 0,3% em junho.

Exercícios realizados pela Tendências mostram que o Iflux guarda boa correlação estatística com o indicador de consumo das famílias no PIB e, mais especificamente, com o desempenho do comércio varejista medido pela Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE (PMC), sendo, portanto, um indicador relevante para monitorar a atividade econômica do país.

Além disso, o Iflux antecede os resultados da PMC, já que a pesquisa do IBGE é divulgada com defasagem de dois meses.

O Iflux é um indicador desenvolvido pelo IBOPE Inteligência, a partir das informações da Mais Fluxo, especializada em contagem eletrônica de fluxo de consumidores e apoio da Tendências.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: atividade econômicabaixos ganhos salariaiscomércio varejistaconfiança do consumidorconsumocopa do mundodesempenhoespaço do consumoexpectativaFamíliasfluxoIBGEIfluxindicadorinflação controladaPesquisa Mensal do ComércioprevisãoReforma da Previdênciashopping centervarejovendas
Postagem anterior

Triple Five Group coloca Mall of America como garantia de empréstimo para construir supershopping

Próxima Postagem

BR Mania e Linx lançam loja de conveniência com conceito digital

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva
Economia

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016
Economia

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF
Foodservice

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021
Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta
Destaque do dia

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento
Destaque do dia

Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

26 de fevereiro de 2021
PicPay
Destaque do dia

Com crédito pessoal, PicPay se consolida como marketplace financeiro no País

26 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
BR Mania e Linx lançam loja de conveniência com conceito digital

BR Mania e Linx lançam loja de conveniência com conceito digital

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021
Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

26 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: