fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo de alta produtividade – eu acredito

Luiz Guilherme Baldacci de Luiz Guilherme Baldacci
23 de agosto de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de Pessoas
Tempo de leitura:3 mins read
0
Varejo de alta produtividade – eu acredito

Uma ampla discussão sobre caminhos para sair da crise passa invariavelmente pelo tema produtividade. Pesquisas mostram que o brasileiro gasta quatro vezes mais tempo para produzir o que um norte americano produz, ou três vezes mais tempo que um sul-coreano ou um alemão usam para produzir. Onde precisamos agir para melhorar o nosso desempenho?

O ministro da Economia Paulo Guedes, cita que Tecnologia e Educação são alavancadores de produtividade, mas que têm impacto de longo prazo na economia do país. No final de maio, Guedes disse que o governo busca desenvolver um “choque de curto prazo” na produtividade do Brasil. Os primeiros projetos de impacto de curto prazo começam a ser aprovados pelo Senado Federal, como aconteceu na última quarta-feira (21), quando foi aprovada a MP da Liberdade Econômica.

A Medida Provisória, em seu texto aprovado na Câmara Federal, previa mudanças nas regras de trabalho aos domingos, mas o Senado retirou esta parte e encaminhou para sanção do presidente Jair Bolsonaro. É fato que o país precisa de mudanças em leis trabalhistas, principalmente quando estamos falando de trabalhadores no varejo – setor privado que mais contrata no país. Mudanças nas regras de trabalho aos domingos podem ser muito importantes para ajudar os varejistas nacionais a reduzirem custos de mão de obra e aumentarem a rentabilidade das operações, mas será que a produtividade mudaria?

Se considerarmos a produtividade como resultado do volume de produção de vendas sobre o custo operacional do negócio, ok… teremos melhor produtividade! Mas será esse o problema de produtividade no varejo brasileiro?

Quando olhamos para o varejo norte americano de 40 anos atrás, enxergamos que os operadores de lá começavam a olhar suas equipes com um novo olhar – o dos números. Naquela época, as lideranças das redes varejistas olhavam cada trabalhador pela ótica estatística dos Indicadores de Desempenho.

Deixando de olhar apenas o quanto se vende e debruçando suas competências analíticas sobre o “como se vende”! Processos de aprimoramento contínuo sobre qualidade do atendimento foram estabelecidos para cada indivíduo e a produtividade foi aumentando… verdadeiras máquinas de desenvolvimento de equipes de alta performance.

Voltando para nosso atual cenário brasileiro, é perceptível que estamos atrasados em nossos modelos de gestão de desempenho de vendas no varejo. É simples constatar essa triste realidade. Pergunte a um grupo de gerentes de loja como estão os indicadores de desempenho da equipe deles. Podemos encontrar gerentes que tão pouco sabem que existem indicadores, ou se confundem e pensem que o indicador é o volume de vendas.

Quer ir além? Pergunte qual a distância entre o primeiro e o último colocados no ranking de vendas na loja. Essa resposta ele deverá saber… aí é que mora o perigo! Pergunte há quanto tempo esse vendedor de baixo desempenho está nas últimas posições e o que já foi feito para recuperar sua performance. Provavelmente, não teremos uma resposta precisa, pautada em ações de treinamento orientadas por indicadores de desempenho individual.

O que enxergamos é que a baixa produtividade no varejo brasileiro está muito mais ligada ao fato de não fazermos gestão de alta performance em vendas, com ferramentas que nos apontem, de maneira dinâmica e precisa, os pontos onde estamos perdendo oportunidades de vendas, quais são os vendedores que estão devolvendo potenciais compradores para os corredores do shopping com as mãos vazias.

A melhoria da produtividade certamente virá quando gestores de varejo passarem a medir a conversão de clientes em compradores (em cada indivíduo da equipe), mesmo que a lei de trabalho aos domingos não tenha mudado. Afinal, a redução de custos da folha de pagamento não aumenta a capacidade de vendas da equipe.

Não existe fórmula mágica para termos uma equipe inteira de alta performance mas, com certeza, o caminho passa por:

  • Ter uma equipe consciente de seu papel e disciplinada para executar suas atividades plenamente;
  • Ter gestores acompanhando os indicadores de desempenho de cada membro da equipe e com visão clara dos pontos críticos de perda de oportunidades;
  • Aprimorar continuamente cada indivíduo da equipe de vendas com orientações práticas que aumentem o conhecimento e as habilidades de vendas.

Enfim, teremos um varejo brasileiro de alta produtividade quando os gestores tiverem como propósito uma equipe com todos os indivíduos atuando em alta performance e direcionados continuamente para melhoria de suas habilidades de vendas!

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: análiseBrasilclientecomércioCoreia do Sulcrescimentocustosdesempenhodesempenho individualequipe de vendas. conversãoestados unidosfolha de pagamentogerenteindicadoresLiderançaMinistro da EconomiaPaulo Guedesprodutividadeshoppingtrabalho aos domingostreinamentovarejovolume de vendas
Postagem anterior

Monest apresenta nova solução para o varejo durante o LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Mercado Livre inaugura categoria dedicada a produtos sustentáveis

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionada Posts

Destaque do dia

Nubank é o melhor banco do Brasil pelo terceiro ano consecutivo

14 de abril de 2021
Um ano de pandemia
Artigos

Um ano de pandemia. Uma mudança cultural em curso: compras sem interação humana

14 de abril de 2021
O varejo não digital para um consumidor ainda não omni
Destaque do dia

Varejo recupera mais de R$ 2,5 milhões em vendas em fevereiro de 2021

14 de abril de 2021
comercio fechado
Destaque do dia

Associações sugerem medidas para comércio reabrir com segurança

13 de abril de 2021
Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura
Artigos

Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

13 de abril de 2021
Pague Menos
Destaque do dia

90% das entregas do e-commerce da Pague Menos são feitas em até 3 horas

13 de abril de 2021
Próxima Postagem
Mercado Livre inaugura categoria dedicada a produtos sustentáveis

Mercado Livre inaugura categoria dedicada a produtos sustentáveis

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

Correios lançam nova facilidade para clientes de comércio eletrônico

Decreto de Bolsonaro inclui Correios no Programa Nacional de Desestatização

14 de abril de 2021
Wells Fargo surpreende em lucro líquido e receita no 1º trimestre

Wells Fargo surpreende em lucro líquido e receita no 1º trimestre

14 de abril de 2021
Fiat dará 10 dias de férias na fábrica de Betim

Fiat dará 10 dias de férias na fábrica de Betim

14 de abril de 2021
Movimentação nos shoppings cai 72%

Movimentação nos shoppings cai 72%

14 de abril de 2021
Magazine Luiza adquire o site Jovem Nerd

Magazine Luiza adquire o site Jovem Nerd

14 de abril de 2021
Startup lança cartão de crédito recarregável em criptomoeda

Bitcoin chega à bolsa dos EUA e atinge recorde

14 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: