fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Inovação não é sobre tecnologia. É sobre transformação

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
4 de setembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Shopping Centers
Tempo de leitura:3 mins read
0
Inovação não é sobre tecnologia. É sobre transformação

No primeiro semestre desse ano, as vendas de veículos no país cresceram 12% e os licenciamentos subiram 9% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a ANFAVEA, associação que reúne os fabricantes de veículos automotores.

Detalhe: parte importante desses veículos foi comercializada para locadoras de automóveis. Para você entender a importância desse movimento, basta dizer que as locadoras, que respondiam por 11% dos emplacamentos em 2016, foram responsáveis por 19% dos carros adquiridos no mercado nacional  no ano passado.

Sabe para quem as locadoras estão alugando esses automóveis? Acertou quem apostou nos motoristas de aplicativos. Esses profissionais já representam 15% das locações, de acordo com a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis.

Resumo da ópera: a mudança no hábito dos consumidores afetou a dinâmica, mas não necessariamente os resultados das empresas relacionadas ao mercado automotivo. Os fabricantes estão vendendo mais veículos e as locadoras alugando mais carros, embora não necessariamente para os mesmos clientes de antigamente.

Fenômeno parecido acontece em diversos setores. Quer outro exemplo? Apesar de muitas pessoas terem simplesmente deixado de comprar CDs ou pagar por download de música, o mercado fonográfico tem motivos de sobra para sorrir de orelha a orelha. No Brasil, as receitas do setor de música gravada subiram 15,4% entre 2017 e 2018 – e nada menos do que 69,5% desse valor vieram de serviços de streaming. Ou seja, os consumidores não pararam de consumir música e a indústria não parou de vender. No entanto, isso acontece hoje de um jeito bem diferente do que no passado. Os números são do Pró-Música Brasil.

Quando pensamos na indústria da moda, tão importante para o mix dos shopping centers, algo semelhante parece acontecer, pelo menos lá fora. Dados de um estudo divulgado pelo site ThredUP mostram que a quantidade de itens de vestuário no armário dos americanos caiu de 164 peças em 2017 para 136 esse ano. Sabe por quê? Tem mais gente alugando roupas ou vendendo os itens do armário antes de comprar outras peças, muitas vezes também usadas.

Estima-se que o varejo de vestuário deva crescer 3% ao ano nos próximos cinco anos, enquanto o mercado de roupas usadas dará saltos anuais de 16% no mesmo período. Não é a toa que marcas como Urban Outfitters, Banana Republic e até a tradicional Bloomingdale’s estão entrando de cabeça no promissor negócio de venda de assinatura de roupas, que permite que as clientes peguem emprestada determinada quantidade de peças, devolvendo após usar.

Durante a NRF deste ano, Rodney McMullen, CEO da Kruger, disse uma frase impactante: “Os clientes sempre irão comer. O que mudou é o que vão comer e como farão isso”. Ele está certo e sua previsão não se limita, como vemos, ao mundo da alimentação. Serve para quase tudo, inclusive para o universo dos shopping centers, que continuam recebendo todos os dias um exército de frequentadores, não necessariamente para fazer compras nas lojas. As pessoas não estão deixando de consumir. Elas apenas estão fazendo isso de um jeito diferente.

Precisamos aceitar que existe um mundo novo lá fora, habitado por pessoas com novos hábitos e motivações. Essa novidade exige que todos nós renovemos nosso modo de pensar, deixando de lado velhos truques e ideias do passado, que não funcionam mais. Para sobreviver, precisamos entender que inovar não se limita a adotar novas tecnologias, mas sim encarar de frente o desafio da transformação e incorporar novas maneiras de fazer negócios.

Afinal, como dizia o mestre Einstein, “a definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: adaptaçãoalimentaçãoassinatura de roupasCDsconsumidorconsumoEinsteinindústria automotivamarcas tradicionaismotoristas de aplicativomúsicanegóciosNRFprodutosroupas usadasserviçosserviços de assinaturashopping centerstreamingtransformaçãovarejovenda de carrosvestuario
Postagem anterior

Condor anuncia super promoção para estimular as vendas nos seus 90 anos

Próxima Postagem

Entrevista exclusiva: Mark Greeven comenta os desafios da China

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionada Posts

BR Malls retoma operação em quatro shoppings
Notícias

BR Malls retoma operação em quatro shoppings

13 de abril de 2021
Pague Menos
Destaque do dia

90% das entregas do e-commerce da Pague Menos são feitas em até 3 horas

13 de abril de 2021
Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura
Artigos

Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

13 de abril de 2021
Fintech Mercado Pago zera taxa do Pix para pequenos negócios
Destaque do dia

Fintech Mercado Pago zera taxa do Pix para pequenos negócios

13 de abril de 2021
Showroom virtual da Tmall
Destaque do dia

Tmall, do Alibaba, lança showroom virtual em 3D para marcas de móveis

13 de abril de 2021
Boulevard Shopping Campos, em Campos dos Goytacazes (RJ)
Notícias

Aliansce Sonae reabre shoppings em Campos (RJ) e Parangaba (CE)

12 de abril de 2021
Próxima Postagem
Entrevista exclusiva: Mark Greeven comenta os desafios da China

Entrevista exclusiva: Mark Greeven comenta os desafios da China

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo Tendências Globais de Varejo

NOTÍCIAS

BR Malls retoma operação em quatro shoppings

BR Malls retoma operação em quatro shoppings

13 de abril de 2021
Oi e BTG fecham acordo para venda de fibra óptica

Oi e BTG fecham acordo para venda de fibra óptica

13 de abril de 2021
Air France-KLM anuncia aumento de capital

Air France-KLM anuncia aumento de capital

13 de abril de 2021
Pague Menos

90% das entregas do e-commerce da Pague Menos são feitas em até 3 horas

13 de abril de 2021
Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

13 de abril de 2021
Fintech Mercado Pago zera taxa do Pix para pequenos negócios

Fintech Mercado Pago zera taxa do Pix para pequenos negócios

13 de abril de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: