fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como diminuir os custos de logística e transporte em empresas?

Charlene Portela de Charlene Portela
15 de outubro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Distribuição & Varejo
0
Como diminuir os custos de logística e transporte em empresas?

Um dos maiores desafios em todas as empresas, ao se tratar de logística e transporte, são os custos de uma entrega ágil. Na logística o tema mais solicitado em projetos tem sido a redução de gastos.

Todas as empresas visam reduzir custos para aumentar os lucros, mas é fundamental manter a qualidade e o padrão da companhia. Considerando os desafios que todos os negócios têm vivido no Brasil com a crise econômica e impostos, esse seria mais um bom motivo para aplicar um projeto de melhoria e redução de custos.

Tratando-se de transporte e logística interna, desenvolvemos projetos e estratégias que foram eficazes e produtivos, com rápido retorno do investimento aplicado.

Grande parte das empresas falha nos processos de logística e operação por não analisarem os gastos, estimativa de retorno, infraestrutura, produto de atuação e exigências, praça de atuação e controle interno, entre outros fatores. Isso leva a grande maioria a não obter lucro e é aí que começa o problema da operação, o desespero em lucrar e ações indevidas para reduzir custos, levando a risco de processos e multas.

Etapas a serem analisada na logística e transporte para redução de custo com aumento da qualidade e clientes:

Custos de transporte: para o transporte é fundamental levar em conta a regra de negócio do cliente, área de atuação e região. O estado em questão é fundamental, pois unidade da federação possui sua regulamentação, pedágios e rotas especificas, entre outros, o que impacta nos custos dos transportes.

Devemos também analisar o produto a ser transportado, pois dependendo do item podem ser necessários o rastreamento, escolta, uso caminhões novos e outras exigências. Mesmo neste cenário é possível atuar e reduzir os custos do transporte, elevando os lucros, bastando para isso saber aplicar uma boa regra de negócio dentro da regulamentação e dos padrões do cliente.

Esse item é muito importante, porque é aqui que encontramos muitos gargalos nas empresas. Muitas não possuem controle interno, indicadores, metas, processo, visão do futuro e não pensam fora da caixa, sendo aí que surgem as falhas na empresa e o bloqueio do crescimento.

Custos operacionais: alguns dos principais custos operacionais são: produto; preço; falta de procedimento; estoque sem controle; transporte irregular; motoristas não comprometidos; desvios; gasto abusivo; equipamentos sem manutenção ou, em muitos casos, quebrados e sem uso; armazenamento errado, levando a perda da mercadoria; demora na entrega do produto ao cliente final; multas; riscos operacionais; acidente por falta de EPI (equipamento de proteção individual); desvio de impostos entre outros.

É fundamental reduzir, mas da forma correta, mantendo padrões e seguindo a regulamentação.

Pontos de atenção pelos quais hoje somos muito procurados para desenvolver projetos:

  1. Falta de controle interno/ indicadores;
  2. Falta de controle de estoque (FIFO não aplicado) e seguro de mercadoria;
  3. Falta de manutenção de equipamentos e transportes;
  4. Armazenamento indevido;
  5. Falta de modelo ou regra de negócio definido;
  6. Falta de evolução e inovação;
  7. Falha no alinhamento de setores;
  8. 8-Produtos/serviços fora do prazo;
  9. Destinação de resíduos indevido;
  10. Acidente de trabalho por falta de equipamento ou riscos interno;
  11. Mão-de-obra não produtiva;
  12. Falha na comunicação interna e externa.

Esses foram alguns itens solucionados com sucesso em empresas, com foco na redução de custos nos segmentos de transporte e logística. É importante considerar que a proposta de projeto muda de acordo com a empresa e com o produto, mas em todas é possível aplicar melhorias e expandir negócios.

Como está a sua empresa hoje? Você possui problemas em algum desses pontos em destaque?

Estamos abertos a ouvir e agendar atendimentos com orientações para o seu negócio. Agende uma reunião e iremos atendê-lo para melhorar seus resultados.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: acidentearmazenamentocontrolecustosDeliveryEficiênciaentregaequipamentosEstoquegestãoimpostosinvestimentoLogísticamanutençãomercadoriamodelomotoristasMultaspreçoProdutoprojetoqualidaderegulamentaçõesriscosriscos operacionaistransporte
Postagem anterior

Centauro lança novo modelo de loja voltado para experiência

Próxima Postagem

Usaflex dobra resultados em três anos de operação

Charlene Portela

Charlene Portela

Charlene Portela é consultora de Projetos da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionada Posts

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19
Artigos

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas
Destaque do dia

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista
Destaque do dia

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021
Natura inicia parceria com a Sephora para ampliar presença no varejo
Destaque do dia

Sephora Brasil nega fechamento de lojas e alerta para promoção falsa

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente
Destaque do dia

NRF 2021: Varejo de moda inova ao focar no digital e na experiência do cliente

22 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Usaflex dobra resultados em três anos de operação

Usaflex dobra resultados em três anos de operação

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Lojistas de shoppings criticam restrições em São Paulo e temem pelo futuro dos negócios

22 de janeiro de 2021
A renda do brasileiro com a Covid-19

A renda do brasileiro com a Covid-19

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

NRF 2021: Experiência do consumidor tem ganhado espaço e visibilidade das marcas

22 de janeiro de 2021
NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

NRF 2021: Federação americana lista as 6 prioridades do varejo em 2021

22 de janeiro de 2021
fechamento do comercio

Varejo não essencial vai fechar entre 20h e 6h em São Paulo durante a semana e 24h nos fins de semana

22 de janeiro de 2021
Decathlon muda de estratégia e abre loja na Avenida Paulista

Após parceria, Decathlon se torna a única varejista do País licenciada pela NBA

22 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: