fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Valor médio dos gastos de fim de ano deve ser maior em 2019

Elisabete Furtado de Elisabete Furtado
13 de dezembro de 2019
no Notícias, Projeções Econômicas
0
Valor médio dos gastos de fim de ano deve ser maior em 2019

Os brasileiros pretendem gastar, em média, R$ 564,95 nas festas do fim deste ano. Este valor inclui despesas com viagens e alimentação e é maior do que a média de 2018, quando o total ficou em R$ 482,54. O levantamento é parte de pesquisa realizada pela Boa Vista com 1.300 consumidores de todo o Brasil, que contatou também que 61% dos consumidores não devem comprometer mais que 25% da renda familiar com despesas das festas.

Ainda de acordo com o estudo, 83% dos consumidores irão presentear alguém no Natal, sendo que 70% pretendem presentear três ou mais pessoas. 67% pretendem gastar menos dinheiro em relação ao ano anterior, o que representa uma queda pois em 2018 o percentual era de 72%. Em relação ao número de presentes, 63% pretendem comprar menos presentes este ano em relação a 2018, uma queda de 5 p.p em relação ao ano passado.

Entre os 17% que não irão comprar presentes, 26% apontaram o endividamento como principal causa, contra 32% em 2018. Para 25% o motivo será o desemprego, contra 21% no ano passado. 15% apontaram contenção de despesas como justificativa, 15% informaram não comemorar a data, 10% priorizam outras contas, 6% acreditam que os preços aumentaram e 3% disseram que sofreram uma redução da renda.

51% dos consumidores não querem gastar mais do que R$ 500 considerando todas as compras que precisam fazer para Natal e Final de Ano. Destes, 27% pretendem gastar até R$ 300 e outros 24% entre R$ 301 e R$ 500.

Entre os brasileiros que farão compras de Natal, 37% irão a lojas de shoppings, 34% irão se dividir entre as lojas de departamentos e centros comerciais e 29% escolherão as lojas de rua.

Em relação ao pagamento, 63% dos consumidores irão pagar à vista as compras de Natal e Final de Ano, em 2018 eram 67%. O principal meio de pagamento será o cartão de débito com 38% das menções, contra 36% no ano passado e 34% usarão dinheiro em espécie, contra 45% em 2018.

Os outros 37% dos consumidores pagarão a maior parte de suas compras de forma parcelada. Em 2018, eram 33%. Para esta divisão das compras, o cartão de crédito será o meio de pagamento utilizado por 94% deles.

O ticket médio por pessoa (ou presente) não deverá ultrapassar o valor de R$ 59,76, um crescimento de 12% em relação a 2018. No ano passado, o aumento do valor médio foi de apenas 1% em comparação com 2017, quando o valor foi de R$ 53,37.

A ceia deste Natal promete ter o mesmo tamanho do ano passado. 54% dos pesquisados informaram que a ceia de Natal deste ano terá a mesma fartura que a do ano anterior, em 2018 eram 50%. Porém, para outros 27%, ela será menos farta, contra 33% em 2018. Os que disseram que a ceia estará mais farta representam 19%, frente aos 17% dos respondentes do ano passado.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: à vistaalimentaçãoBoa VistaBrasilCartão de Créditocartão de débitoceia de Natalcentro comercialcomprasconsumidorcrisedesempregodinheiroendividamentofim de anogastosLojas de Departamentolojas de ruameios de pagamentoNatalparcelamentopresentesrecuperação econômicarendarenda familiarshopping centerviagem
Postagem anterior

Mercado de luxo segue crescendo, impulsionado pela Ásia

Próxima Postagem

Marfrig lança marca própria de hambúrguer vegetal

Elisabete Furtado

Elisabete Furtado

Elisabete Furtado é CSO da Gouvêa Experience, empresa da Gouvêa responsável pela maior comunidade de debate, educação e inspiração do varejo na América Latina.

Relacionada Posts

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Economia

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

15 de janeiro de 2021
Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros
Ecommerce

Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China
Destaque do dia

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS
Destaque do dia

NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental
Destaque do dia

NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

15 de janeiro de 2021
Cashback é nova aposta para fidelizar consumidores no varejo de alimentos online
Foodservice

Cashback é nova aposta para fidelizar consumidores no varejo de alimentos online

15 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Marfrig lança marca própria de hambúrguer vegetal

Marfrig lança marca própria de hambúrguer vegetal

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Mais do que “campanhas promocionais”: Jakala aposta em fidelidade baseada em marketing e tecnologia 

Mais do que “campanhas promocionais”: Jakala aposta em fidelidade baseada em marketing e tecnologia 

17 de janeiro de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

15 de janeiro de 2021
Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

15 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: