fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Novo papel transformador da loja física: a função social

Jean Rebetez de Jean Rebetez
7 de janeiro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
0
Novo papel transformador da loja física: a função social

No último artigo que escrevi em novembro de 2019 comentei sobre o quanto a loja física mudou os seus desafios e, no entanto não tinha me dado conta que essa mudança pode ser ainda mais profunda das que imaginei até então…

Em uma de nossas últimas experiências de pôr em prática uma loja física OMNICHANNEL – onde tivemos a chance de colaborar desde a concepção até a implantação – nos deparamos com o nosso entorno, com o Brasil que também somos.

O Brasil que não tem acesso, o Brasil cheio de carências e limitações e muitas vezes esquecido no plano de negócios. Um novo persona, um novo público.

Explico-me. Deparamo-nos com hordas de crianças e adolescentes, aparentemente desamparados e muitos sem moradia fixa, utilizando os shoppings como única, talvez maneira de se distrair como uma criança moderna, com brinquedos digitais, oferecido como experiência para o nosso consumidor…

Demo-nos conta que aquela loja que criamos estava servindo – também – como um verdadeiro “playground” para elas – estes “consumidores”, onde ali podem ter acesso aos jogos, música, interações e experimentações digitais!

Como prever esse impacto? Reconheço que não previmos e a experiência é desafiadora. O que fazer? Proibir?

Nosso primeiro impulso – natural até – é buscar restringir. E vários novos dilemas se apresentaram:

Afinal de contas, e o nosso consumidor comprador?

E o público passante do corredor comercial, como reagiriam a este compartilhamento?

Há risco, na questão segurança?

É possível nos mantermos distantes dessa realidade sem nos afetarmos?

Todas essas questões foram surgindo dentro deste contexto e que nos levou a necessidade de repensar o “negócio e sua missão”, e concluímos que há também uma missão social. Segundo Nizan Guanaes, em artigo publicado no último dia do ano, ‘Folha de SP’, e intitulado: “O mundo é um jardim: Nosso desafio é ajudar a reinventar este capitalismo tão desigual”, afirma:

“Nós empresários temos que plantar empregos e sementes que transformam o mundo.”

Missão social, inclusão, transformação de mundo.

Em nossa opinião, entendemos que deveríamos incluir e não repelir. Aí está o desafio. Algumas ideias de impacto coletivo, como convidar o shopping e conjuntamente propor medidas, ações ou espaços acompanhados e monitorados que este novo público possa se divertir e aprender, compartilhar, negociar entre todos os momentos mais oportunos para que, também, possam curtir a loja sem afetar seu funcionamento e até com monitoria dos colaboradores para maior absorção de conteúdo.

Entendemos definitivamente que não estamos em uma ilha! O entorno do negócio e seus habitantes fazem parte do todo e esse todo deve ser acessível.

E um pouco mais sobre missão social, concluímos que aproximaríamos ainda mais aos valores da marca, “ser acessível a todos”!

Acredito que todos desejam um Brasil mais solidário e com oportunidades. Acompanhei várias personalidades declarando seus desejos de ano novo nas redes sociais recentemente, e assim como eles compartilho do desejo de: mais Brasil que queremos para os brasileiros. O varejo pode e deve assumir uma parte deste papel!

#VarejoInclusivo

NOTA: A GS&Consult, consultoria de negócios do grupo Gouvêa de Souza atua da Estratégia a operação.

Na consultoria adotamos o modelo “agile” de atuar e entregar nossos projetos. Através de “sprints” pré-determinados e validação com nossos clientes a cada etapa, considerando a volatilidade do mercado e novas demandas, cada projeto evolui se adequando ao mercado até a entrega final totalmente aderente as necessidades do negócio.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Postagem anterior

Em 2019, inflação para famílias de renda mais baixa fica em 4,6%

Próxima Postagem

Shoppings têm maior fluxo de visitantes em dezembro

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionada Posts

Magalu, Delivery Center e Dengo ganham prêmio internacional de inovação no varejo
Destaque do dia

Magalu, Delivery Center e Dengo ganham prêmio internacional de inovação no varejo

18 de janeiro de 2021
Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia
Artigos

Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia

18 de janeiro de 2021
Abrasce lança guia com orientações sobre direito digital para shopping centers
Destaque do dia

Abrasce lança guia com orientações sobre direito digital para shopping centers

18 de janeiro de 2021
NRF 2021: Maior evento mundial do varejo entra, amanhã, na segunda semana
Destaque do dia

NRF 2021: Maior evento mundial do varejo entra, amanhã, na segunda semana

18 de janeiro de 2021
NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China
Destaque do dia

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade
Artigos

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Shoppings têm maior fluxo de visitantes em dezembro

Shoppings têm maior fluxo de visitantes em dezembro

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Magalu, Delivery Center e Dengo ganham prêmio internacional de inovação no varejo

Magalu, Delivery Center e Dengo ganham prêmio internacional de inovação no varejo

18 de janeiro de 2021
Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia

Apesar da saída de marcas, internacionalização do varejo brasileiro deve crescer pós-pandemia

18 de janeiro de 2021
AD Shopping anuncia lançamento de plataforma para locação de áreas comerciais

AD Shopping anuncia lançamento de plataforma para locação de áreas comerciais

18 de janeiro de 2021
Abrasce lança guia com orientações sobre direito digital para shopping centers

Abrasce lança guia com orientações sobre direito digital para shopping centers

18 de janeiro de 2021
NRF 2021: Maior evento mundial do varejo entra, amanhã, na segunda semana

NRF 2021: Maior evento mundial do varejo entra, amanhã, na segunda semana

18 de janeiro de 2021
Mais do que “campanhas promocionais”, Jakala aposta em fidelidade baseada em marketing e tecnologia 

Mais do que “campanhas promocionais”, Jakala aposta em fidelidade baseada em marketing e tecnologia 

18 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: