fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Um panorama da economia mundial e o momento do Brasil no cenário global

Redação de Redação
9 de novembro de 2020
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show
0
Um panorama da economia mundial e o momento do Brasil no cenário global

Anil Gupta, economista, doutor por Harvard, líder em Estratégia e Globalização e autor dos livros “Getting China and India Right” e “The Quest for Global Dominance”, keynote speaker do Retail Executive Summit comentou que a economia mundial está crescendo rapidamente. Segundo ele, tanto os países em desenvolvimento, como o Brasil, a Índia e a China, quanto os outros estão totalmente conectados, no ponto de vista do mercado, já que o mundo globalizado faz com que a sincronia das “agendas” seja muito maior.

Nos anos 2000, a economia ao redor do mundo era muito diferente. O economista defendeu que, nessa época, os países emergentes cresciam de forma dispare aos demais e a velocidade do crescimento era vista de modo distante ao que é hoje. Um estudo aprofundado a respeito da África, da Europa, da América Latina, e de todos os continentes, no geral, permite que a gente entenda o que cada país consegue fazer, economicamente, e o que não é capaz.

De acordo com o Gupta, entre as principais razões para essa diferença em relação aos países estão a educação, a tecnologia, a infraestrutura, a densidade populacional, entre outros. E, analisando o Brasil especificamente, podemos notar que, além de parte dos BRICS (composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – que, juntos, têm cerca de 42% da população, 23% do PIB, 30% do território e 18% do comércio do mundo), somos, especialmente, muito dependentes de commodities (vale ressaltar que a exportação destes correspondeu a 6,5% do PIB brasileiro em 2015, por exemplo).

A grande questão é qual é o tamanho do desafio que o Brasil vai enfrentar no futuro, então, já que depende tanto assim de soja, café, cana-de-açúcar, entre outros. É preciso pensar em como o país já se comportou na economia mundial e pensar se o desempenho pode mudar, a partir do que podemos fazer, produzir e mudar.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Anil GuptaBrasilBricscomérciocommoditiescrescimentodensidade populacionaldesafiosdesempenhodesenvolvimentoEconomiaeducaçãoglobalizaçãoinfraestruturamundoNRF 2020nrf retail´s big showpaíses em desenvolvimentopibRetail Executive Summitterritório
Postagem anterior

Proporcionar sonhos e atender as necessidades do consumidor são essenciais para o varejo

Próxima Postagem

NRF 2020 trouxe consolidação de conceitos essenciais para o varejo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

Por falta de peças, GM suspende produção em fábrica de Gravataí
Economia

Por falta de peças, GM suspende produção em fábrica de Gravataí

25 de fevereiro de 2021
lojas-americanas
Destaque do dia

BR Distribuidora fecha parceria com Lojas Americanas para lojas de conveniência

25 de fevereiro de 2021
Alta do e-commerce eleva demanda dos Correios
Economia

Projeto de privatização dos Correios prevê parcerias por meio de concessões

25 de fevereiro de 2021
As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo
Artigos

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora
Destaque do dia

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores
Destaque do dia

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
NRF 2020 trouxe consolidação de conceitos essenciais para o varejo

NRF 2020 trouxe consolidação de conceitos essenciais para o varejo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Por falta de peças, GM suspende produção em fábrica de Gravataí

Por falta de peças, GM suspende produção em fábrica de Gravataí

25 de fevereiro de 2021
lojas-americanas

BR Distribuidora fecha parceria com Lojas Americanas para lojas de conveniência

25 de fevereiro de 2021
Alta do e-commerce eleva demanda dos Correios

Projeto de privatização dos Correios prevê parcerias por meio de concessões

25 de fevereiro de 2021
As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

As 10 competências socioemocionais essenciais para profissionais do mercado de varejo e consumo

25 de fevereiro de 2021
“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

“Loja de rua da Nutty Bavarian permitirá experiência maior com a marca”, diz fundadora

25 de fevereiro de 2021
Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

Natural da Terra abre primeira loja compacta em São Paulo e aposta em dark stores

25 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: