fbpx

Fluxo em shopping centers registra alta de 3,6% em 2019

O Iflux, indicador que mede o fluxo de pessoas em shopping centers no Brasil, caiu 0,5% em dezembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, após crescimento de 2,6% em novembro. Em termos regionais, a redução decorreu da queda de 1,7% no Rio de Janeiro, enquanto Recife e São Paulo mantiveram crescimento, respectivamente, de 1,5% e de 1,3%.

O efeito calendário prejudicou o movimento em shoppings. Em dezembro, houve um sábado a menos (dia de maior movimento) e uma terça-feira a mais (dia com movimento mais fraco) em relação a 2018. Apesar da redução em dezembro, o Iflux encerrou 2019 com crescimento. No ano, o indicador aumentou 3,6% em relação a 2018, com maior contribuição de São Paulo (5,3%), mas as outras regiões também fecharam o ano em alta, com crescimento de 1,5% para Recife e de 1,0% para o Rio de Janeiro.

Para o comércio varejista, a redução do Iflux indica desaceleração nas vendas no último mês do ano. Além do efeito calendário, que também prejudica o ritmo de vendas, a Black Friday, no final de novembro, limita o maior volume de vendas em dezembro, uma vez que o consumidor antecipa parte das compras de final do ano.

No resultado da PMC dos últimos anos observa-se essa desaceleração em dezembro. Em 2018, as vendas do varejo restrito cresceram 3,4% em novembro, mas caíram 2,6% em dezembro, considerando dados mensais dessazonalizados.

Outro indicador que reforça o movimento mais modesto das vendas no último mês do ano passado é o aumento na inflação, principalmente decorrente da alta de preços de alimentação no domicílio, que reduz o poder de compra das famílias.

* Imagem reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: