fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Franquias

Crescimento do setor de franquias pode chegar a 8% em 2020

Redação de Redação
24 de janeiro de 2020
no Franquias, Notícias, Varejo
0
Crescimento do setor de franquias pode chegar a 8% em 2020

A melhoria de alguns indicadores, especialmente o Índice de Confiança Empresarial e o PIB, a chegada de novas redes e a abertura de unidades com novos modelos de negócio impactaram positivamente o setor de franquias em 2019, que deve registrar um crescimento nominal em receita de 6,9% em relação ao ano anterior, aponta balanço prévio da Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Pelo segundo ano consecutivo, os dados parciais mostram uma expansão mais intensa em termos de unidades em operação (5,1%) e redes (1,4%). Já o total de empregos diretos do setor subiu 4,8%, chegando a cerca de 1,34 milhão.

Para André Friedheim, presidente da ABF, “2019 foi um passo importante para o reaquecimento da economia brasileira que teve início no fim de 2018. Nem por isso deixamos de encarar alguns desafios e os altos e baixos típicos de um período de recuperação. O setor mostrou sua solidez, expandindo sua base instalada, aprimorando sua eficiência, adequando seu mix de produtos e serviços de forma a atrair e reter um consumidor com renda ainda comprimida.

A inovação e os ganhos inerentes de uma operação em rede também contribuíram para que o setor mantivesse um ritmo de desenvolvimento dentro de nossas expectativas apuradas trimestralmente ao longo do ano”.

O desempenho dos segmentos de Casa e Construção e Comunicação, Informática e Eletrônicos alavancaram o crescimento do setor como um todo. “Em ambos os casos, essas franquias fazem parte de áreas da economia que estão reagindo mais rápido. Em Casa e Construção, houve o aumento significativo de empreendimentos lançados e da compra e venda de imóveis que movimentam toda a cadeia.

Já Comunicação, Informática e Eletrônicos está muito associado ao aquecimento do mercado de celulares, periféricos e serviços correlatos, além de marketing digital e outras atividades online”, explica Marcelo Maia, diretor executivo da ABF.

Os dados preliminares indicam que o setor teve um ritmo de crescimento mais forte no 4º trimestre de 2019, impulsionado pela Black Friday e pela sazonalidade do período.

O movimento de expansão das unidades de franquia, que atingiu 5,1% em 2019, foi motivado pela maior disposição das redes e candidatos a franqueado em investir, a melhoria do Índice de Confiança Empresarial e do quadro econômico de forma geral.

“O panorama de juros consistentemente baixos e inflação sob controle associado à aprovação da reforma da previdência, e a algumas medidas de liberalização econômica de fato criaram um contexto mais positivo, mas é necessário que o País avance em uma agenda mais profunda de reformas a fim de recuperar o poder de compra e o emprego por parte da população e os investimentos de maior envergadura por parte de entes privados e públicos, o que colocaria o Brasil em uma rota de crescimento mais acelerado”, ressalta André Friedheim.

Os novos modelos de negócio, especialmente o home based, também concorreram para uma expansão mais ampla do setor em unidades, uma vez que facilitam o ingresso de empreendedores com menor capital inicial de investimento.

Associado à abertura de novas unidades, o volume de empregos cresceu de forma mais intensa pelo segundo ano consecutivo. A ABF estima que para cada unidade de franquia aberta em 2019 foi criada uma média de 9 postos de trabalho formal no Brasil. Nesta área, o setor de Alimentação é um dos que mais se destaca, sendo responsável, inclusive, por receber e treinar jovens em seu primeiro trabalho.

Os dados da ABF mostram que o setor continua atraindo muitas empresas, nacionais e internacionais, tanto que o total de redes de franquia em operação no País deve crescer 1,4% em 2019. “O Brasil continua a ser um mercado importante, em virtude de suas dimensões, população e características econômicas e sociais. Com isso, novas marcas continuam a chegar, além de empresas já tradicionais que adotam o sistema para acelerar seu processo de expansão com menor necessidade de capital como pudemos constatar na ABF Franchising Expo 2019”, afirma o diretor executivo da ABF.

Projeções para 2020

Observada a tendência de retomada do crescimento econômico e o avanço das reformas, a ABF projeta para este ano uma elevação do faturamento do setor de franquias de cerca de 8%. Quanto à geração de emprego no setor, a estimativa é que haja um incremento de 6%. A expansão das unidades deve ser de 6% e o número de redes pode ampliar 1%.

“Em que pese alguns dados e análises ainda não tão positivos, entendemos que, pouco a pouco, a retomada da economia brasileira vem ganhado corpo e tende a se espraiar pelo país com mais intensidade em 2020. Tanto que muitas previsões já apontam um crescimento de cerca de 2% para o PIB brasileiro neste ano. Com isso, o franchising pode manter indicadores sólidos e um faturamento mais forte, de cerca de 8%, ou até mais caso as principais reformas estruturantes na esfera federal venham a se concretizar”, pondera André Friedheim.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: 20192020análiseBrasilconsumocrescimentodadosEconomiaestados unidosfranquiasimpactaramíndicesmarcasmelhoriamercadonegócionegóciosParaguaipibPortugalpositivosprojetosredesserviçossetor
Postagem anterior

Como e onde os paulistanos e turistas consomem na capital?

Próxima Postagem

Como montar uma máquina de talentos

Redação

Redação

Relacionada Posts

Senado aprova MP que destina quase R$ 2 bi para vacina contra Covid-19
Economia

Covid-19: Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã ao Rio

21 de janeiro de 2021
NRF 2021: Lojistas falam sobre a tecnologia que realmente funciona no varejo
Destaque do dia

NRF 2021: Lojistas falam sobre a tecnologia que realmente funciona no varejo

21 de janeiro de 2021
Sampa Week terá segunda edição em SP; semana de descontos começa sábado
Notícias

Sampa Week terá segunda edição em SP; semana de descontos começa sábado

21 de janeiro de 2021
NRF 2021: “Pivotar” foi a palavra de ordem de empresas durante a pandemia
Destaque do dia

NRF 2021: “Pivotar” foi a palavra de ordem de empresas durante a pandemia

21 de janeiro de 2021
15 grandes empresas se juntam em campanha para levar oxigênio ao Amazonas
Economia

15 grandes empresas se juntam em campanha para levar oxigênio ao Amazonas

21 de janeiro de 2021
Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife
Destaque do dia

Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife

21 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Como montar uma máquina de talentos

Como montar uma máquina de talentos

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Senado aprova MP que destina quase R$ 2 bi para vacina contra Covid-19

Covid-19: Vacinas da Índia devem chegar no fim da tarde de amanhã ao Rio

21 de janeiro de 2021
NRF 2021: Lojistas falam sobre a tecnologia que realmente funciona no varejo

NRF 2021: Lojistas falam sobre a tecnologia que realmente funciona no varejo

21 de janeiro de 2021
Sampa Week terá segunda edição em SP; semana de descontos começa sábado

Sampa Week terá segunda edição em SP; semana de descontos começa sábado

21 de janeiro de 2021
NRF 2021: “Pivotar” foi a palavra de ordem de empresas durante a pandemia

NRF 2021: “Pivotar” foi a palavra de ordem de empresas durante a pandemia

21 de janeiro de 2021
15 grandes empresas se juntam em campanha para levar oxigênio ao Amazonas

15 grandes empresas se juntam em campanha para levar oxigênio ao Amazonas

21 de janeiro de 2021
Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife

Casas Bahia foca no Norte e no Nordeste e abre loja-conceito no Shopping Recife

21 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: