fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Perspectivas positivas para o varejo

Redação de Redação
29 de janeiro de 2020
no Notícias, Varejo
0
Perspectivas positivas para o varejo

O comércio varejista cresceu 1,7% em 2019 e deverá crescer 3% em 2020, preveem os economistas da Boa Vista SCPC, instituição de serviços ligada à Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Segundo a publicação mensal Indicador Movimento do Comércio de janeiro, editada pela Boa Vista e que avalia o desempenho das vendas varejistas em nível nacional, o crescimento ocorre pelo terceiro ano consecutivo.

Nem o fato de ter havido queda das vendas na comparação entre novembro e dezembro provocou o temor de um enfraquecimento do varejo, pois em relação a dezembro de 2018 o faturamento cresceu 0,8%.

A explicação principal para os números de dezembro está na base de comparação: em novembro, ocorreu uma antecipação do consumo em decorrência das liquidações da chamada Black Friday. Também contribuíram para o fortalecimento do varejo as liberações de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS-Pasep.

Entre 2018 e 2019, os maiores porcentuais de crescimento foram observados nos itens tecidos, vestuários e calçados (+6,3%), outros artigos do varejo (+2,7%), supermercados, alimentos e bebidas (+2%) e móveis e eletrodomésticos (+0,2%). A maior procura por vestuário reflete uma melhora da renda, de tal sorte que os trabalhadores passam a destinar maior parcela dos recursos para vestir e se apresentar melhor no trabalho.

Mais lenta é a recuperação do item móveis e eletrodomésticos, revelando que os consumidores adiam a troca de produtos duráveis. O cenário apontado pela Boa Vista é de recuperação gradual ao longo deste ano, depois de um ano (2019) em que o crescimento das vendas já ocorreu em níveis superiores aos do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), estimado entre 1% e 1,2%.

A expectativa é de que o crédito passe a ter importância crescente para os consumidores, em consequência do declínio dos juros e de maiores concessões de empréstimos por bancos, financeiras e pelas empresas – neste caso, por intermédio do crediário. Caso se confirme o aumento da procura por crédito, deverá aumentar o endividamento das famílias, que cresceu em 2019. Mas há espaço para o aumento do crédito, pois os consumidores brasileiros ainda devem menos do que os de outros países emergentes e a economia parece estabilizada.

Com informações da Agência Estado
* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: BANCOSBrasilbusinesscenáriocomércioconsumidoresconsumocrediáriocréditoEconomiaempréstimosendividamentoexpectativafinanceirasinformaçõesinsightsJUROSliquidaçõesmercadonegóciospalestrasSão Paulovarejovendas
Postagem anterior

Zaitt e Shipp são adquiridas pela Sapore

Próxima Postagem

Delivery Center recebe aporte de shoppings para acelerar expansão

Redação

Redação

Relacionada Posts

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Economia

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

15 de janeiro de 2021
Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros
Ecommerce

Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China
Destaque do dia

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS
Destaque do dia

NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental
Destaque do dia

NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

15 de janeiro de 2021
Cashback é nova aposta para fidelizar consumidores no varejo de alimentos online
Foodservice

Cashback é nova aposta para fidelizar consumidores no varejo de alimentos online

15 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
Delivery Center recebe aporte de shoppings para acelerar expansão

Delivery Center recebe aporte de shoppings para acelerar expansão

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

15 de janeiro de 2021
Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

Aliexpress promove mega saldão com entregas em menos de 30 dias à casa dos brasileiros

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

NRF 2021: Como Alibaba e Moschino estão conquistando o cliente de luxo na China

15 de janeiro de 2021
A tecnologia que gera humanidade

A tecnologia que gera humanidade

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

NRF 2021: Cresce o número de consumidores interessados em receber SMS

15 de janeiro de 2021
NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

NRF 2021: Trabalhador do varejo busca apps e vídeos para cuidar da saúde mental

15 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: