Nordstrom vai vender itens de segunda mão

A Nordstrom começará a vender roupas de segunda mão online e em sua loja em Nova York esta semana, a mais recente tentativa da empresa de 119 anos de apelar para mudar os gostos dos consumidores e capitalizar em um dos poucos pontos positivos do varejo. Ela se une à Macy’s, JC Penney e Madewell, entre outros, na criação de um lugar para roupas, sapatos e bolsas usados, além de outros.
Sites de revenda como ThredUp, Poshmark e RealReal tornaram-se destinos como alternativas ecológicas à moda rápida. À medida que a revenda se torna popular – o mercado deve triplicar em três anos – as lojas de departamento se tornaram um próximo passo inesperado.”Queremos que nossos clientes se sintam bem não apenas com o que estão comprando, mas como estão comprando”, disse Olivia Kim, vice-presidente de projetos criativos da Nordstrom. Ela disse que o varejista anunciará formalmente a nova iniciativa, See You Tomorrow, na quinta-feira e começará as vendas na sexta-feira.

As ofertas de segunda mão ocuparão espaço uma vez preenchido com a Burberry, uma luxuosa confecção de roupas britânicas, na loja de Manhattan. A Nordstrom disse que emitirá cartões-presente em troca de roupas, bolsas, sapatos, jóias e relógios usados ​​pelos clientes, que serão limpos e reparados conforme necessário antes de serem revendidos. Nordstrom disse que em breve começará a aceitar mercadorias pelo correio também.

‘Um ponto de inflexão na moda’: a falência da Forever 21 sinaliza as mudanças nas prioridades dos jovens compradores

Em outras partes do setor, a Macy’s e a JC Penney fizeram uma parceria com a ThredUp para vender itens de segunda mão em lojas de departamento em todo o país, enquanto a Madewell oferece pares de jeans usados ​​por US$ 50 por pop. A Neiman Marcus, que no ano passado participou do site de revenda de moda Fashionphile, coleciona bolsas e jóias “pré-aprovadas” em suas lojas. Até os Kardashians entraram no jogo; eles tiram seus macacões Max Mara, bolsas Valentino e outras roupas de grife na Kardashian Kloset.

“Através de uma extensa pesquisa ao longo de muitos meses, sabemos que os consumidores apreciam novas marcas”, disse Michelle Wlazlo, diretora de merchandising da JC Penney. “A demanda de clientes por segunda mão é forte.”

O mercado de revenda, avaliado em cerca de US$ 7 bilhões, deverá triplicar até 2023, de acordo com um relatório preparado para ThredUp pela empresa de pesquisa GlobalData. A empresa diz que 56 milhões de mulheres compraram itens de segunda mão em 2018, contra 44 milhões no ano anterior.

A ThredUp, fundada em 2009, processou mais de 100 milhões de peças de roupa na última década, segundo o presidente Anthony Marino. Os compradores mais fiéis do site, disse ele, variam de adolescentes a 40 e poucos anos.

“Quer você esteja comprando na Target, Walmart, Nordstrom ou Macy’s, os clientes estão dizendo que gostaríamos de ver produtos de segunda mão aqui porque estamos comprando de qualquer maneira”, disse ele. “Os varejistas estão percebendo que a pessoa que compra roupas de segunda mão não é cliente de outra pessoa – é cliente deles”.

Os estilistas pessoais que estão treinando os bots para serem estilistas pessoais

Centenas de tops, calças e acessórios de segunda mão estavam em exposição em uma loja da Macy’s no centro de Washington, em uma manhã recente. A seção ThredUp – aninhada entre Guess Jeans e Anne Klein no departamento feminino – estava cheia de achados no shopping: um vestido de camisa J. Crew (marcado por 34,99 dólares), um suéter American Eagle (11,99 dólares) e uma bolsa Victoria’s Secret de prata (24,99 dólares).

Analistas disseram que as peças são ilustrativas do varejo moderno, onde moda rápida e gostos de consumidores que mudam mais rapidamente criaram uma agitação interminável de roupas frágeis. Tomados em conjunto, diz Macy’s, eles representam uma oportunidade crescente. A empresa agora vende roupas e bolsas usadas em 40 de suas 630 lojas.

Mas nem todos os consumidores acham que é uma boa idéia, e analistas afirmam que varejistas como Macy’s e JC Penney correm o risco de alienar compradores fiéis. Kimberly Ross, 57, de Baton Rouge, diz que ficou perplexa quando as bolsas de segunda mão começaram a aparecer na loja local de Dillard, alguns anos atrás. Embora ocasionalmente vá a lojas de consignação, ela diz que vender itens usados ​​ao lado de novos prejudica a reputação do varejista.

“Para mim, o essencial é que a mercadoria usada não pertence a uma loja de departamentos”, disse ela. ” Não sou rico, mas quando decido me entregar a uma bolsa de marca muito cara, quero que seja totalmente nova.”

Shoppings estão morrendo. Os prósperos estão gastando milhões para se reinventar

Outros dizem que a combinação do novo com o usado está muito atrasada. Afinal, os negociantes de carros fazem isso há anos.

“Não é um jogo de soma zero”, disse Tony Drockton, cuja linha de bolsas Hammitt é frequentemente vendida ao lado de bolsas de grife usadas nas lojas de departamento Dillard’s e Von Maur. “Eu possuo muitas marcas diferentes de jeans, jaquetas, camisas e sapatos. O consumidor inteligente deseja uma boa variedade de novos e usados ​​”.

Monica Ricci diz que compra quase tudo de segunda mão. Ela vasculha brechós, vendas de quintal e uma crescente cultura de lojas on-line, como Tradesy, Poshmark e ThredUp, em busca de itens usados ​​com cuidado em busca de um novo lar.

Ele economiza dinheiro, diz o executivo de 54 anos – e, mais importante, mantém as roupas fora dos aterros sanitários.

“Existe um excesso de moda barata e descartável por aí”, disse ela. “A última coisa que quero fazer é contribuir com mais desperdício.”

Por Washington Post
* Imagem reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist