fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mentalidade de Startup

Jean Rebetez de Jean Rebetez
11 de fevereiro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
0
Mentalidade de Startup

Laboratório de varejo do Walmart em Nova York

Nesta última quinta-feira (6) tive a oportunidade de palestrar no evento da GS&MD Gouvêa de Souza, o Retail Trends, onde, conjuntamente com outros consultores e convidados apresentamos as 10 tendências mais relevantes observadas no NRF Retail’s Big Show 2020, em Nova Iorque.

A tendência que tive a oportunidade de expor foi uma das mais relevantes no cenário atual, Mentalidade de Startup.

E por que mais relevante? Simples assim, em um mundo MU-VUCA, (Significativo (meaningful), Universal, Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) somente com muita agilidade, resiliência, objetividade e propósito se ganha o jogo!

Como esse cenário impacta o varejo? De forma direta a tal ponto que o varejo se encontra em estado BETA! Ou seja, aquele estado não finalizado e sempre em evolução. Com esse novo varejo em estado Beta precisamos assumir o “mindset” de startup.

E como lidamos com isso? Para tanto, trago um conceito que fui capturar lá na área de humanas – “Lifelong Learning” ou seja aprender e reaprender continuamente, a vida toda.

E o consumidor, a quantas anda? Cada vez mais com as expectativas em alta e acelerada. A régua definitivamente subiu! Hoje nossos clientes esperam a facilidade do UBER, a rapidez do iFood e o storytelling da Louis Vuiton, tudo isso a um custo da PERNAMBUCANAS!

Trago aqui cinco ideias que norteiam esse novo consumidor e o contexto atual do varejo, são elas:

  • Ponto de Venda Mágico: as pessoas esperam que as lojas sejam um ponto de experiência completa;
  • Varejo profundo: em 2020, marcas inteligentes conhecem seus clientes mais que eles próprios;
  • Cultura: a cultura da sua empresa é a sua marca. Faça mais para desenvolver seus colaboradores: eles representam a sua empresa;
  • A-Commerce: da descoberta à entrega, as marcas estão cada vez mais automatizadas, sem fricção;
  • Marketing: marketing inclusivo não é mais suficiente, hora de reimaginarmos tudo que estamos fazendo sobre a verdadeira diversidade dentro e fora da organização.

Para dar conta disso tudo o varejo encontrou nos Labs (Laboratórios) uma forma estruturada de buscar Inovação.

A partir de uma mentalidade de startup, ágil e focada no que é fundamental e que prevê uma integração interdisciplinar para novas ideias, as empresas estão trabalhando cada vez mais os Labs.  Alguns ótimos exemplos destes Labs que vimos nesta edição do NRF foram os cases do Walmart, gigante que está reaprendendo a varejar… Eles no início de 2019 inauguraram o IRL (Inteligent Retail Lab) onde testam iniciativas que visam eficiência operacional, tais como Inteligência Artificial para reposição de produtos, Arrumação de Loja, reposição de mercadorias, inventários etc.

Outro “case” muito interessante apresentado por lá foi da H&M-Japan-Harajuku, onde conjuntamente com  a Lucasfilm da saga Starwars, realizaram o H&M- Design Print Experience, onde acreditam que no futuro esse novo modelo de negócio permitirá ser mais sustentável, evitando o excesso de produção e criando produtos significativos que serão amados pelos seus clientes.

Mas, não só fora do Brasil encontramos Labs que estão revolucionando o varejo e ajudando o varejo a se reinventar. Aqui bem pertinho da gente e bem brasileira, a Alpargatas acaba de inaugurar a Havaianas Lab no shopping Iguatemi, projeto que estamos apoiando.

Neste laboratório a empresa tem como missão entender profundamente o público mais jovem e sua jornada, vale uma visita!

A partir da nossa experiência acumulada em projetos desta natureza, elenco alguns pontos fundamentais para o desenvolvimento do conceito:

  • Definir qual é o papel do Lab para sua empresa
  • Definir o modelo de governança
  • Garantir que todas as áreas estejam envolvidas
  • Definir regras e os processos operacionais

Afinal os Labs precisam de autonomia para serem diferentes, porém devem ser integradas! Não é uma pop-up!

Finalizo aqui com o que realmente acredito sobre esse modelo de laboratórios. O futuro é um lugar que estamos construindo e não um lugar que estamos indo!

NOTA: A GS&Consult, consultoria de negócios do grupo Gouvêa de Souza atua da Estratégia a operação. Na consultoria adotamos o modelo “agile” de atuar e entregar nossos projetos. Através de “sprints” pré-determinados e validação com nossos clientes a cada etapa, considerando a volatilidade do mercado e novas demandas, cada projeto evolui se adequando ao mercado até a entrega final totalmente aderente as necessidades do negócio.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Vendas para o carnaval podem crescer 5%

Próxima Postagem

Simon Property Group comprará Taubman Centers em acordo bilionário

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionada Posts

Centauro
Destaque do dia

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Lançamentos do Burger King fazem Restaurant Brands fechar trimestre em alta
Destaque do dia

Transformação digital impulsiona resultados da rede Burger King no Brasil

26 de fevereiro de 2021
O foodservice nunca gostou da mesmice
Artigos

O foodservice nunca gostou da mesmice

26 de fevereiro de 2021
Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento
Destaque do dia

Um a cada quatro consumidores já usou chatbots para atendimento

26 de fevereiro de 2021
PicPay
Destaque do dia

Com crédito pessoal, PicPay se consolida como marketplace financeiro no País

26 de fevereiro de 2021
Anatel aprova edital do leilão do 5G, que promete maior consumo de vídeos, jogos e Realidade Virtual
Destaque do dia

Anatel aprova edital do leilão do 5G, que promete maior consumo de vídeos, jogos e Realidade Virtual

26 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
Simon Property Group comprará Taubman Centers em acordo bilionário

Simon Property Group comprará Taubman Centers em acordo bilionário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular

Méliuz fecha compra do controle da plataforma Picodi.com por R$ 120 mi

27 de fevereiro de 2021
Centauro

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

26 de fevereiro de 2021
Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: