fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Quem avisa amigo é!

Cristiano de Paula Leite de Cristiano de Paula Leite
18 de fevereiro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
0
Foco no cliente

No último dia 6 aconteceu, em São Paulo, evento da GS&MD Gouvêa de Souza, o Retail Trends, onde foram apresentadas as 10 tendências mais relevantes observadas no NRF Retail’s Big Show 2020, em Nova Iorque.

Como vivemos num mundo de negócios em plena transformação, buscar em eventos como esse conhecimento, insights e referências de modelos de negócios internacionais pode ser uma fonte de inspiração relevante na construção de diretrizes para evolução de qualquer negócio local.

Este contexto refletiu no perfil dos participantes que foram representados por profissionais diversos de grandes empresas da indústria, varejo, serviços que atuam nesse ambiente de negócios desafiador e estudam o comportamento da jornada de compra de um consumidor diferente do passado.

Com uma agenda que garantiu conteúdo e curadoria diferenciada durante o dia todo, certamente um dos pontos altos do evento foi o painel de encerramento que teve a participação de executivos renomados de empresas como Natura, Magazine Luiza, Riachuelo, Telhanorte e Multicoisas.

Após discussões, depoimentos, reflexões exploradas durante o painel, Marcos Gouvêa de Souza, moderador e anfitrião do evento fez uma provocação pedindo para que esses profissionais pudessem dividir em poucas palavras uma mensagem final para os mais de 800 participantes da plenária a partir da experiência deles e principalmente de tudo que havia sido discutido.

E de forma unanime e objetiva, mesmo com abordagem diferente prevaleceu entre esses profissionais o recado da importância do negócio SER CONSISTENTE e com foco no consumidor nos dias de hoje.

Mas o que é ser CONSISTENTE no mundo de negócios? De forma objetiva é garantir um modelo com proposta de valor realmente relevante que garanta crescimento, sustentabilidade e perenidade no mercado.

A mensagem parece ser obvia, mas sinaliza que existe muita superficialidade por aí. Muito marketing e ‘’espuma’’ na venda e pouca entrega e execução no pós venda. Muitos planos de negócio com PowerPoints bonitos e criativos “embasado” por planilhas de Excel frágeis e insustentáveis. Muita ação e investimento no Front end e pouca base e estrutura organizacional no Back end. Em resumo, iniciativas e projetos que quando saem do papel não são aplicados de forma efetiva e com resultados práticos.

“Avisos” do mercado como esses reforçam a necessidade de desenvolver pilares em seus negócios pautados pelo consumidor no centro das atenções. Oferecer para o mercado produtos e serviços que atendem esse cliente cada vez mais digitalizado que busca conveniência, praticidade e melhor preço parece que é para poucos. Não é a toa que uma das consequências da crise da qual passamos e estamos agora saindo de forma lenta é caracterizada por empresas que sucumbiram ou ficaram para trás.

Houve e continuará havendo grande consolidação em vários setores de mercado e quem não aproveitou para organizar a casa nos últimos anos certamente terá muita dificuldade de recuperar o tempo perdido num ambiente com perspectivas de recuperação de consumo.

Construir um modelo que garanta que o consumidor interaja com sua marca em diferentes canais numa jornada que começa no digital e termina na loja física ou vice versa através de uma experiência POSITIVA é o ponto de partida para ser relevante e consistente num ambiente tão disruptivo.

Manter na mente insights como os que foram transmitidos em eventos como esse e constantemente revisitar conceitos e ensinamentos de uma gestão moderna é um hábito saudável para não se perder no dia a dia da empresa ou permanecer na zona de conforto.

A mensagem é clara, sem consistência sua vida nos negócios não será fácil. Quem Avisa Amigo É!

NOTA 1: a GS&Consult, consultoria de negócios da Gouvêa de Souza atua da estratégia a operação. Na consultoria adotamos o modelo “agile” de atuar e entregar nossos projetos. Através de “sprints” pré-determinados e validação com nossos clientes a cada etapa, considerando a volatilidade do mercado e novas demandas, cada projeto evolui se adequando ao mercado até a entrega final totalmente aderente as necessidades do negócio. Acesse os nossos cases e conheça melhor nossa forma de atuação.

NOTA 2: muitas dessas reflexões brotaram das discussões e apresentações feitas durante o Retail Trends – Pós NRF 2020 realizado em São Paulo, no dia 6 de fevereiro e que agora serão apresentadas em importantes cidades no Brasil. Veja abaixo a agenda dos Retail Trends – Pós NRF.

Agenda Retail Trends Pós NRF 2020
18/02 – Curitiba (acontecendo hoje)
05/03 – Rio de Janeiro
11/03 – Recife
18/03 – Porto Alegre
24/03 – Salvador
02/04 – Belo Horizonte
07/04 – Florianópolis

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: conhecimentoconsumoestratégiaeventosindústriainsightsmarcamodelomodelos de negóciosnegóciosNRF Retail’s Big Show 2020perfilreferênciasrelevanteretail trendsserviçostendênciastransformaçãovarejo
Postagem anterior

Vendas do varejo brasileiro crescem 3,1% em janeiro, diz Cielo

Próxima Postagem

Lindt lança produto em parceria exclusiva com as lojas Duty Free Dufry

Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite é head de Relacionamento com o mercado da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionada Posts

Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia
Destaque do dia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor
Artigos

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário
Destaque do dia

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Destaque do dia

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021
PicPay
Destaque do dia

PicPay dobra número de cartões emitidos em 1 mês e chega a 4 milhões

5 de março de 2021
Fecomércio RJ pede ações de amparo à economia e combate da informalidade
Destaque do dia

Fecomércio RJ pede ações de amparo à economia e combate da informalidade

4 de março de 2021
Próxima Postagem
Lindt suitcase souvernir

Lindt lança produto em parceria exclusiva com as lojas Duty Free Dufry

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Iguatemi anuncia funcionamento apenas de operações essenciais em shoppings de SP

5 de março de 2021
Vendas do varejo caem 0,1% em novembro, mas setor está acima do pré-pandemia

Com restrições, lojistas de shopping falam em demissões e tentam renegociar

5 de março de 2021
Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

Os serviços por assinatura e o comportamento do consumidor

5 de março de 2021
Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

Varejo online: Submarino lança projeto de live commerce literário

5 de março de 2021
Iguatemi Shopping

Lucro líquido da rede de shoppings Iguatemi cai 26,7% no quarto trimestre

5 de março de 2021

Boticário realiza ação para transformar revendedores em influenciadores digitais

5 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: