Parte das PMEs brasileiras ainda desconhece a LGPD

Pesquisa realizada pela plataforma Capterra revela que somente 40% dos pequenos e médios empresários estão totalmente preparados para a entrada em vigor da lei que regulará o uso de dados pessoais no Brasil.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entra em vigor em menos de seis meses, e as pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras terão de correr para se adaptar a tempo à nova norma.

A pesquisa ouviu 224 CEOs e profissionais com cargos diretivos de companhias de todo o país entre os dias 5 e 6 de fevereiro.

A complexidade da nova norma é apontada como o grande desafio tanto para as empresas que já finalizaram o processo de conformidade (82%) como para aquelas que estão no meio do processo (59%).

“É importante lembrar que a LGPD é inspirada na GDPR, a lei de proteção de dados europeia, em vigor desde maio de 2018”, destaca Lucca Rossi, analista do Capterra responsável pelo estudo.

“A experiência de outros países traz benefícios e ajuda tanto os legisladores, que podem se espelhar em textos já consolidados, como as empresas, que já estão mais alertas ao tema. Mas a característica complexa do tema não impede que a LGPD escape de produzir confusão aos profissionais não técnicos.”

O levantamento também investigou os procedimentos atuais de coleta, armazenamento e tratamento de dados das PMEs.

A grande maioria dos entrevistados utiliza as redes sociais (64%) para realizar a atividade e quase a metade (48%) o faz por meio das informações que os próprios clientes inserem no site das empresas, mas um grande número (55%) dos empresários entrevistados afirma ainda coletar pessoalmente os dados dos seus clientes, seja em feiras ou eventos.

“Esse é um ponto importante, já que o nível de digitalização de um negócio e a maneira como ele organiza os seus processos terá influência direta no trabalho de adaptação às novas regras. Cada negócio deverá fazer um plano detalhado para o processo de conformidade”, completa Rossi.

* Imagem reprodução

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist