COVID-19 | Transforme seu negócio de alimentação

Estamos nesse rodamoinho de dúvidas e preocupações, eu particularmente tenho focado em assistir os pronunciamentos oficiais do Ministério da Saúde. E vou dizer… nunca tive tanto orgulho em ver a qualidade do que está sendo feito. Todos sabemos que não somos a Suiça em termos de recursos e que teremos MUITOS desafios. Mas… considerando a máxima de que Deus é brasileiro… e deve ser sim, porque estamos recebendo esse caos todos já com muitas referências de situações e caminhos para seguir. Vamos tentar fazer mais com o pouco que temos.

As determinações para fechamento de restaurantes são grandes e os impactos são no salão. A venda por delivery ou para viagem está ainda liberada então… pense que o seu negócio de alimentação pode ser um grande Hub de motivação e solução para as pessoas. Lidere esse movimento. Pense além dos boletos. Sim, muitos poderão quebrar, mas muitos irão se recuperar mas para hoje, vamos fazer a diferença.

Gostaria de trazer novas contribuições:

Reveja sua escala para reduzir a exposição dos seus funcionários aos horários ainda de pico no transporte público.

Forneça máscara e álcool gel para uso na rua/transporte para todos eles.

Todo mundo está preocupado e com medo. Mas você é um LÍDER e com medo ou sem medo transmita lucidez e segurança. Se você não está bem psicologicamente com tudo isso feche seu negócio e não interaja com seus colaboradores. Ruim para você e péssimo para eles.

Assegure o pagamento de salários e/ou faça acordos individuais: banco de horas, parcele o pagamento, CONVERSE! Essas pessoas trabalham para você, mas acima de tudo: Priorize-as e pague-as. Foram liberados: protelação de pagamento de impostos, linhas de crédito e você tem a opção de não pagar boletos: água, luz, aluguel, etc. Segure esses pagamentos. Faça uma lista, organize e escolha as pessoas.

Promova uma grande transformação e repense junto com sua equipe: Quem era do salão concordaria em ser um agente de entrega para delivey? A pessoa tem uma bike, moto ou habilitação para dirigir seu próprio carro ?

Seu Maitre, Hostess, Supervisor, etc podem se dedicar a fazer abordagem ativa aos clientes via mídias sociais? Sim! Social Selling… vender via instagram, facebook, whatsapp… Eles não estão parados? Deixe-os em casa fazendo essas atividades e repassando pedidos para a equipe de maneira organizada e monitorando os clientes (gostou? seu pedido chegou corretamente?), eles são a cara do seu negócio e vão te ajudar a manter o relacionamento com seus clientes.

Se você assume com seu time as vendas e reduz seu fluxo via aplicativos você não pode transmitir parte do seu benefício (redução do pagamento de percentuais) para seus clientes? Ofereça 5-10% de desconto que é menos que que você paga para plataformas… Os funcionários que toparem se arriscar mais para fazer entregas (porque no delivery estão mais expostos) podem ganhar algum adicional? Sei que você está no prejuízo, mas generosidade acima de tudo.

Crie kits com tudo e preços individuais de produtos (ex. refeição ou preço para arroz, acompanhamentos, prato principal, etc). Facilite para o cliente. Assim como você ele está preocupado com cada real gasto.

Quer vender algo a mais?

Faça bolos e venda em fatias para o café da tarde;

Pão caseiro (formatos pequenos);

Outros produtos da culinária brasileira que sejam tradicionais.

Precisamos de comfort food e afeto.

Faça coisas saborosas e procure evitar sal, açúcar ou gordura em excesso. Lembre! Seu cliente está confinado. Mesmo que ele geralmente não pratique esportes o sobe e desce do transporte, o vai e vem para o trabalho, gasta calorias, seja gentil e ajude-o.

Se der tempo faça um selo, ou folheto e diga todos os seus cuidados de produção.

Poste fotos: todos aqui cuidando de você. Filme a produção… faça live da preparação do pedido…

Mande um desenho para as crianças pintarem…

Caça palavra para os idosos…

Poste nas suas mídias sociais brincadeiras, atividades para fazer…

Oriente para separar o lixo. Devemos ter um volume enorme de embalagens.

Se importe de verdade!

Vamos ganhar menos, mas vamos honrar e cuidar de cada cliente que nos acessar.

Seguimos pensando aqui formas de contribuir de maneira positiva para vencermos mais essa.

Conte conosco da GS&Libbra para o que precisar.

* Imagem reprodução

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

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