COVID-19 | Pessoas na Cadeia de Foodservice

Em 13 de março de 2020 houve a primeira onda de decisões do governo em relação ao isolamento. E desde essa data, os elos da Cadeia de Foodservice se Transformam, Reinventam e Resistem aos impactos da crise gerada pelo COVID-19. A ponderação de tantas variáveis para o setor é complexa, mas GENTE é um elemento fundamental no negócio e chamo aqui para uma discussão sobre o tema.

O coronavírus nos colocou em uma guerra, para alguns sem chance de alistamento e para outros com prejuízos imediatos. Primariamente, pensando em manter negócios e empregos muitos operadores optaram por se transformar e adaptar seus modelos para o delivery e para viagem conforme liberação do governo para tal.

Alguns pressionados e sem tempo para esperar optaram por demissões, mas nesse domingo foi divulgada a medida provisória 927 com uma série de determinações para os trabalhadores em geral (férias, antecipação de feriados, obrigatoriedade de treinamentos on line, etc). Mas, talvez os “soldados” do setor de foodservice não possam parar.

Setores sobrecarregados como mercados, super e hiper começam a dar sinais de cansaço em suas equipes. Porque além do trabalho habitual ele tem por obrigação e, determinação das normas de segurança alimentar e saúde, realizar limpezas terminais diárias para descontaminação dos ambientes.

O volume de clientes aumentou, a pressão e o medo de se contaminar e levar a doença para os entes que estão em casa… tudo isso impacta na moral, confiança e produtividade desses profissionais. Sem contar os que de fato adoecerão (esperamos que todos levemente) pela exposição continuada no transporte e em seus postos de trabalho. E de fato já existem campanhas de grandes redes como GPA buscando funcionários temporários.

Situação semelhante ocorrerá com profissionais do setor de alimentação envolvidos na assistência (hospitais, AMAS, Unidades Básicas de Saúde), os profissionais da malha logística (motoboys) independentes ou associados a aplicativos de delivery, quem está hoje preparando alimentos e que no deslocamento ou mesmo em casa contraia o vírus…

Não estou falando de caos em internamento, temos muitas pessoas jovens e com boa saúde no setor que, segundo os médicos, assim como demais pessoas da população nessas condições, poderão passar pelo COVID-19 como um resfriado, mas se diagnosticados deverão ser isolados.

Então, nesse momento, nós da GS&Libbra, buscamos múltiplas alternativas de mitigação dos danos às pessoas que já foram demitidas e formas de evitar uma parada à máquina das operações fundamentais como forma de contribuição ao setor. Assim, chegamos à Closeer uma plataforma que conecta exclusivamente profissionais de foodservice e hospitalidade a empresas que buscam freelancers com experiência no setor de alimentação fora do lar para trabalhar por dia ou por horas. A beleza disso é que a plataforma não gera absolutamente nenhum custo para o profissional. Assim, te convidamos a propagar esse caminho para empresas e profissionais. Basta clicar aqui.

Certamente não é o único caminho. Mas é um primeiro caminho… Esperamos que apoie quem já está oficialmente fora do mercado e que ajude as empresas na rearticulação das suas operações com rapidez assim que isso tudo passar. Porque vai passar!

Venceremos!

NOTA: a GS&Libbra é uma consultoria especializada no mercado de foodservice. Apoiamos sua empresa a construir estratégias para ampliar os resultados do negócio. Utilizamos técnicas e metodologias híbridas e ágeis para entregar inovação com profundidade e assertividade.

Seguimos nesse período de crise com atendimento pelas plataformas de conexão virtual: alimentando o mercado com informações, apoiando nossos clientes a buscarem alternativas, realizando reuniões, entregas de projetos, workshops, pesquisas, planejamento e treinamentos. Se precisar de algo, nos avise! Whatsapp 11.97684 0701

Acompanhe a GS&Libbra no site e mídias sociais: www.gslibbra.com.br | linkedin | facebook | instagram #gslibbra #conhecimentocompartilhado #foodservice #alimentacaoforadolar #consultoriafoodservice #transformacaofoodservice #foodservicecovid19

* Imagem reprodução

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist