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Home Artigos

Uma crise que poderá durar 90 dias sem vender. Como sobreviver

Caio Camargo de Caio Camargo
27 de março de 2020
no Artigos, Business, Destaque do dia
0
crise na vendas

Os efeitos do Coronavírus ainda estão iniciando seus impactos na economia, e principalmente no comércio. Se os últimos dias foram de dúvidas e insegurança sobre tema, é certo de que teremos um cenário de no mínimo 90 dias onde o comércio poderá ser fortemente impactado, tanto pelas questões de restrição de circulação, como até mesmo os mandados para que literalmente sejam fechados alguns negócios, como shoppings, cinemas, entre outros.

Mas qual a solução para a grande maioria dos negócios? Como vender nesses 90 dias? Como sobreviver? Como manter os negócios e os funcionários, com um impacto tão grande no faturamento?

É fato. Em um cenário como esse que se instala, não dá para fazer tudo da mesma maneira como se estava fazendo. É preciso criatividade, visão e até mesmo coragem nesse momento, para testar novos modelos e formas de se chegar ao consumidor.

Com a porta da loja fechada, a loja terá de encontrar maneiras de vender mesmo assim. As redes sociais e o e-commerce podem ser uma das saídas para aqueles que já vem trabalhando nessa frente.

Para quem se preparou, investir em marketing, conteúdos, divulgações e ofertas, em um momento onde todos estarão concentrados nas vendas nos canais digitais, será essencial. Não é uma questão apenas de estar, mas buscar de alguma forma, se destacar.

Retail Tech Club

E ao mesmo tempo que a venda é importante, a entrega pode ser o calcanhar de Aquiles para muitos varejistas. Pode acontecer um aumento de demanda não previsto, e picos de vendas os quais são necessários estratégias e ações para que as entregas possam acontecer de forma adequada. Em um momento como esse, as questões de conveniência e entregas ágeis serão algumas das questões que os consumidores irão cobrar das marcas.

Se você não nunca se preparou ou seu foco nunca foi a venda online, pode ser o momento de repensar.

Vale até mesmo vender pelo telefone ou WhatsApp, como por exemplo colocar o time todo vendendo via WhatsApp para seu grupo de amigos e clientes, e até mesmo entregar pessoalmente usando seu próprio veículo, principalmente se você é um pequeno negócio com raio de negócios local. Venda de dia e entregue à tarde, se preciso for.

Vale repensar o modo como você atua em vendas. Vale repensar a maneira de como contratar gente que de casa poderá vender por você, para você e por seu negócio. Vale tudo, só não vale ficar parado.

O consumidor vai estar em casa, buscando alternativas para sobreviver financeiramente, e buscando maneiras de amenizar o cotidiano de opções restritas. Aqueles que souberem entender como atender essas demandas, poderá até mesmo crescer nesses tempos de crise. Para toda dor, pode existir não somente um remédio, mas alguém vendendo o remédio.

Já é dito que são as tempestades que formam os melhores capitães. E são os melhores capitães que vão encontrar o caminho em direção à bonança antes dos demais.

Resumo de algumas ações:

  1. Foque no online, pensando não apenas na melhor oferta, mas também na melhor entrega possível ao seu cliente.
  2. Vai estar todo mundo no online, então, não é mais sobre estar online, mas sobre fazer a diferença nesse cenário. Repense e invista nesse cenário se preciso for para ganhar relevância e converter isso em vendas.
  3. Não está online ainda? As redes sociais e até mesmo o WhatsApp são caminhos simples, rápidos e gratuitos para começar. Busque exemplos e referências e mãos à obra!
  4. Entenda novas maneiras de como vender e como aproveitar seus colaboradores para vender remotamente nesse momento.
  5. Faça pequeno, faça grande, faça novamente, refaça. Faça algo!

* Imagem reprodução

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Tags: colaboradorescomérciocomportamentoconsumocoronavíruscriselojasonlinereferênciasvarejovendas
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Caio Camargo

Caio Camargo é diretor comercial da Linx, uma das maiores empresas de tecnologia do País. Com mais de 20 milhões de leitores e dezenas de milhares de seguidores nas principais redes sociais, é uma das principais referências do mercado quando se trata de vender mais e melhor. É autor do livro "Arroz, Feijão & Varejo", um dos mais vendidos livros sobre o varejo brasileiro desde seu lançamento.

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