fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Lá vamos nós outra vez: 2020 com cara de 16

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
16 de abril de 2020
no Artigos, Destaque do dia
0
licoes-crise-economica-gestor-industrial-a-voz-da-industria

Todos nós concordamos que, do ponto de vista de consumo, os brasileiros não sairão da crise provocada pela pandemia do COVID-19 da mesma forma que entraram. No entanto, ainda são muitas as análises sobre as mudanças de comportamento que podem surgir a partir do medo da doença e dos novos hábitos adquiridos durante o isolamento social, e relativamente poucas as projeções relacionadas com a forte freada na economia provocada pela necessária paralisação das atividades em grande parte das empresas nacionais.

Nessa semana, estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV), mostrou o tamanho do estrago que o COVID-19 pode causar na atividade econômica. Mesmo com toda a ajuda anunciada pelo governo, a massa salarial deve cair 5,2% e o desemprego pode chegar ao patamar de 17,8% no final do ano. As consequências para o consumo serão terríveis. Afinal, com menos dinheiro nas mãos dos trabalhadores e tanta gente sem emprego, a confiança também tende a despencar. A convergência desses fatores, a gente sabe, não é nada boa para o comércio.

É aí que entra 2016. A última vez que tivemos um cenário tão negativo foi justamente no auge da crise que se iniciou na segunda metade de 2014 e da qual começávamos a sair, quando fomos atropelados pela pandemia. Revisitar as ações do varejo e shopping centers e as reações dos brasileiros, naquela época, pode servir de referência para as estratégias de enfrentamento do duro período pós crise, depois que formos autorizados a reabrir as portas.

Em 2015 os resultados já tinham sido muito ruins para o varejo, com todos os segmentos apresentando queda nas vendas, com exceção de farmácia e cosméticos, que ainda conseguiram crescer 3% na comparação com 2014. Mas 2016 conseguiu ser ainda pior, com todos os setores perdendo vendas em relação ao ano anterior. De acordo com o IBGE, o desempenho do varejo restrito em 16 teve recuo de 6,2% ante 2015, com móveis e eletrodomésticos caindo 12,6% e vestuário e calçados tendo queda de 10,9%.

As reações dos consumidores na época foram as normais em tempos bicudos: passaram a privilegiar marcas mais baratas, ficaram mais sensíveis a preço e promoções, reduziram o consumo de itens não essenciais, trocaram presentes caros por lembrancinhas nas datas comemorativas. Provavelmente tudo isso voltará a fazer parte da rotina do consumo em nosso país, na reabertura do comércio, forçando os varejistas a reduzirem custos, melhorarem a produtividade, investirem em eficiência operacional e retomarem o mantra de fazer mais com menos. Além disso tudo, veremos uma ênfase ainda maior na integração dos canais, tema que entrou de vez na agenda do varejo nacional.

Do ponto de vista dos shopping centers, embora as vendas ainda tenham crescido 4% em 2016, a vacância naquele ano pulou para 4,6% – em 2015 ela havia ficado em 2,8%. Algo semelhante ou até pior pode acontecer neste segundo semestre, já que muitos lojistas não aguentarão o tranco do fechamento compulsório e outros tantos enxugarão suas operações. Na reabertura, o estímulo à conversão será prioridade, junto com o esforço para trazer clientes de volta e garantir a segurança de frequentadores e colaboradores do shopping e das lojas com medidas de higiene extremas. Provavelmente, ações promocionais dominarão o cenário.

Em resumo, eu vejo o futuro repetir o passado. Quando estávamos nos preparando para deixar para trás a crise de 2016, somos obrigados a encarar uma versão piorada dela. Há lições daquela época a serem aproveitadas hoje. Devemos resgatá-las.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: canaiscenárioClientesconsumoconsumudorescrisedesempregodigitalEficiênciagovernolojaslojistasoperacionalpandemiapreçopromoçãoSegurançasetorshoppingshopping centervacânciaVarejistasvarejo
Postagem anterior

Segundo presidente do IDV, não existe país sadio se as pequenas e médias empresas não estiverem bem

Próxima Postagem

Vendas no varejo dos EUA têm queda recorde de 8,7% em março

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionada Posts

Alessandra Morrison
Destaque do dia

Da indústria ao varejo, empresas destacam campanhas por equidade no Dia da Mulher

8 de março de 2021
Quem ganha na pandemia é o varejo de valor
Artigos

Quem ganha na pandemia é o varejo de valor

8 de março de 2021
Disney vai fechar 30% das lojas na América do Norte e investir no varejo online
Destaque do dia

Disney vai fechar 30% das lojas na América do Norte e investir no varejo online

8 de março de 2021
Projeto do iFood com bicicletas elétricas alcança o dobro de cadastros esperados
Destaque do dia

Projeto do iFood com bicicletas elétricas alcança o dobro de cadastros esperados

8 de março de 2021
BR Malls tem metade dos seus shoppings fechados no País
Destaque do dia

BR Malls tem metade dos seus shoppings fechados no País

7 de março de 2021
Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping
Destaque do dia

Center Norte lança hub de entregas em espaço estratégico do shopping

5 de março de 2021
Próxima Postagem
Bandeira-EUA-foto-de-Bloomberg

Vendas no varejo dos EUA têm queda recorde de 8,7% em março

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Nova alta para gasolina e diesel reduzem, mas não eliminam defasagem, diz Abicom

Nova alta para gasolina e diesel reduzem, mas não eliminam defasagem, diz Abicom

8 de março de 2021
Pão de Açúcar firma acordo com startup para comercialização de kits gastronômicos

Rappi volta a fazer entregas da gigante do varejo alimentar Pão de Açúcar pelo app

8 de março de 2021
Petrobras anuncia mais um aumento nos preços do diesel e da gasolina

Petrobras anuncia mais um aumento nos preços do diesel e da gasolina

8 de março de 2021
Alessandra Morrison

Da indústria ao varejo, empresas destacam campanhas por equidade no Dia da Mulher

8 de março de 2021
Quem ganha na pandemia é o varejo de valor

Quem ganha na pandemia é o varejo de valor

8 de março de 2021
Disney vai fechar 30% das lojas na América do Norte e investir no varejo online

Disney vai fechar 30% das lojas na América do Norte e investir no varejo online

8 de março de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: