fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Em meio à pandemia, confiança do consumidor cai 10,1% em abril

Redação de Redação
24 de abril de 2020
no Notícias, Varejo
0
Confiança do consumidor

Diante da quarentena implementada na cidade de São Paulo, em razão da pandemia do coronavírus, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou pelo segundo mês seguido, -10,1% em abril – de 124,6 pontos em março para os atuais 112 pontos. O Índice de Consumo das Famílias (ICF) também sofreu baixa após estabilidade em março, -7% – 98,8 pontos em abril ante os 106,2 pontos de março.

De acordo com a FecomercioSP, houve piora na percepção das condições econômicas atuais em razão da crise mundial provocada pelo covid-19. Além disso, 63,7% das famílias da capital paulista permanecem endividadas em abril; sendo que 21,6% estão inadimplentes, ou seja, com as contas em atraso, são 852.538 lares nessa condição.

Contudo, a Entidade acredita que esses números não devam subir tanto nos próximos meses, pois há controle de crédito por parte das instituições financeiras, que já passaram a restringir financiamentos, por conta da crise. Por outro lado, 87,5% dos consumidores também sinalizaram que não pretendem contrair empréstimos nos próximos três meses.

Um ponto relevante, é que 63,3% dos entrevistados consideram o cartão (débito, crédito à vista ou parcelado) a forma mais vantajosa no momento, ainda que por meio eletrônico, é o maior porcentual desde que a pergunta foi introduzida na pesquisa em setembro de 2019.

Nesse sentido, a FecomercioSP reitera a recomendação para que os comerciantes sigam disponibilizando meios de pagamento alternativos por meio online como PicPay, mercado Pago, AME, por exemplo, para que não haja a necessidade de contato físico com a maquininha de cartão. E em paralelo, também buscar as empresas de cartão/pagamento que disponibilizem melhores retornos nesse momento delicado, onde manter o giro do fluxo de caixa é ainda mais desafiador.

A Federação lembra que é importante o empresário renegociar dívidas, revisar e pedir desconto tanto aos fornecedores quanto no pagamento dos aluguéis. Além disso, deve fazer promoções para não ficar com estoques elevados.

ICC

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) paulistano sofreu sua segunda queda seguida em abril (-10,1%): – de 124,6 pontos em março para os atuais 112 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve recuo de 8%.

Os dois quesitos que compõem o indicador registraram baixa: o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) caiu 12,1% em abril e o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) recuou 9,1%. No comparativo anual, as quedas foram de 3,6% e 10,1% respectivamente.

ICF

O Índice de Consumo das Famílias (ICF) também registrou baixa em abril (-7%) – 98,8 pontos em abril ante os 106,2 pontos de março. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o recuo foi menor -1,1%.

Todos os sete itens analisados sofreram queda, com destaque para Momento para Duráveis (-15,5%) e Perspectiva de Consumo (- 9,4%).

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: cartãocomerciantesConfiançaconsumidorconsumocriseEconomiaempresasfluxofornecedoresmeio eletrônicomercadonegóciosonlinepagamentopandemiavarejo
Postagem anterior

Levantamento feito pelo Sebrae mostra aumento no faturamento das empresas

Próxima Postagem

Abu Dhabi e Dubai se preparam para reabrir shoppings

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular
Inovação

Méliuz fecha compra do controle da plataforma Picodi.com por R$ 120 mi

27 de fevereiro de 2021
Centauro
Destaque do dia

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano
Foodservice

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

26 de fevereiro de 2021
Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva
Economia

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016
Economia

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF
Foodservice

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem
dubai-festival-city-mall-new

Abu Dhabi e Dubai se preparam para reabrir shoppings

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

meliuz-descontos-cashback-como-ganhar-dinheiro-de-volta-aplicativo-celular

Méliuz fecha compra do controle da plataforma Picodi.com por R$ 120 mi

27 de fevereiro de 2021
Centauro

Centauro conclui aquisição do Grupo NWB, produtora do canal Desimpedidos

27 de fevereiro de 2021
Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

Minerva Foods tem lucro líquido de R$ 114,1 milhões no 4º tri, uma queda de 53,2% em 1 ano

26 de fevereiro de 2021
Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

Jorge Paulo Lemann faz grande aposta em educação e investe no grupo Eleva

26 de fevereiro de 2021
Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Contratação temporária faz desemprego recuar para 13,9% no 4º trimestre de 2020

26 de fevereiro de 2021
Balanço BRF

BRF tem lucro líquido de R$ 902 milhões no 4º trimestre, alta de 32,6% em um ano

26 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: