fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Vai mudar, como vai ficar e o que fazer?

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
18 de maio de 2020
no Artigos, Destaque do dia
0
Mundo pós-coronavírus

O novo normal já virou carne de vaca. Dez entre dez lives têm em algum momento essa expressão. E com razão, pois só os muito desconectados, para não dizer alienados, podem ainda imaginar que as mudanças que estamos percebendo no meio da pandemia não precipitarão transformações estruturais e estratégicas que alterarão de forma radical o comportamento do consumidor, do mercado, da economia e da sociedade.

Definitivamente pouco, muito pouco, será exatamente como antes.

Mas também não é possível assumir em caráter lapidar como será, pois avaliações feitas em meio a um processo de impiedosa “chacoalhada” como as que temos vivido afetam a capacidade, objetividade e dimensão das análises que possam ser feitas. E o discernimento para separar o que será estrutural e o que será passageiro fica comprometido.

Para todos aqueles que pregavam o consumo mais consciente, ponderado e racional, as filas de mais de um quilômetro na reabertura da Zara, na França, ou a grande afluência na reabertura na China, mostram que esqueceram de combinar com os consumidores sobre esse novo emergente comportamento.

Vai mudar muita coisa sim e análises sobre o que vai mudar, quanto, por quanto tempo e que dimensão e direção são fundamentais para repensar a realidade emergente. E quem tem um mínimo de bom senso deveria, ao mesmo tempo em que tenta sobreviver no meio do caos instaurado, reduzindo custos, repensando toda a operação, contraindo em busca do reequilíbrio possível, também dedicar tempo e atenção para repensar a realidade emergente pós-Covid e como seus negócios e atividades deverão ser reposicionados.

Não é uma opção de um ou outro. É um e outro, pois na retomada, ainda que reconhecido que será gradual e cautelosa, as atitudes, os comportamentos, as expectativas e os desejos já virão vestidos dentro dos novos padrões.

Como ignorar que o fluxo de consumidores irá se alterar muito por conta da institucionalização e disseminação do home office?

Como desprezar que a aceleração do crescimento do uso do e-commerce pelos omniconsumidores pressionará ainda mais as margens do varejo e reduzirá o acesso às lojas, centros de compras e shoppings para compra de produtos?

Como não considerar que a polarização entre valor, digital e experiência se tornará ainda mais relevante?

Como não avaliar o impacto que a aceleração do uso do delivery impactará para sempre os negócios de alimentação fora do lar?

Como não avaliar quais serão os impactos nos negócios do comportamento muito mais cauteloso do consumidor com respeito à origem e movimentação de alimentos?

Como não repensar que para uma parte das mais relevantes da população o tal comportamento mais pragmático de consumo será elemento mais presente em seu comportamento?

Podemos não ter e, ainda não temos, a medida precisa desses e de muitos outros elementos impactando o mercado futuro, que é cada vez mais presente, mas a ausência da medida precisa não deveria postergar a avaliação de caminhos alternativos e o repensar dos negócios o mais rápido possível.

E, como sempre, os mais ágeis e visionários saltarão à frente no mercado reconfigurado com propostas mais alinhadas com o tal “novo normal”.

Ao mesmo tempo em que nos adaptamos como é possível ao quadro atual, devemos repensar e reposicionar negócios, produtos, canais, serviços, experiências, estrutura, processos, cultura e atitude para o que está batendo à nossa porta.

Gostemos ou não, não temos a opção, do pare o mundo que eu quero descer. É transformar para viver.

Enquanto isso…

Naquele país ao sul do Equador, o mesmo em que em algum momento acreditou-se que Deus era um local, continuamos batendo cabeça com a falta de líderes que ajudem a minorar os problemas e não piorar o que já era muito ruim.

Tudo indica que Deus abriu mão de sua pretensa cidadania e que caberá aos líderes empresariais assumirem maior responsabilidade, para além da geração de emprego, renda e lucro para equilibrar a desestruturada relação entre os três poderes constitucionais na esfera federal, a mais desequilibrada, e também nos âmbitos estadual e municipal.

Não dá para continuar assistindo e só debatendo sobre consequências da pandemia intelectual e desgoverno num momento tão dramático para o país.

A ninguém que represente alguma forma de liderança empresarial é dado o direito de se omitir nesse momento tão dramático de nossa história.

Vai passar, é verdade, mas depende muito de nós o tamanho do estrago que vamos deixar para as próximas gerações resolverem.

* Imagem reprodução

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: canaiscentros de comprasconsumidorconsumocriseCulturacustosdigitalEconomiaestruturaexperiênciasfuturoLídereslojasmercadonegóciosomniconsumidorespandemiaprocessosprodutosserviçosshoppingstransformaçãovarejo
Postagem anterior

Consumidores passam a comprar mais online após a pandemia

Próxima Postagem

Farmácias lideram ranking de multas por preços abusivos

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, membro do IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, do IFB – Instituto Foodservice Brasil, Presidente do LIDE Comércio e membro do Ebeltoft Group, aliança global de consultorias especializadas em varejo em mais de 25 países. Publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Relacionada Posts

“Netflix” de exercícios físicos é eleita a varejista do ano pela revista Forbes
Destaque do dia

“Netflix” de exercícios físicos é eleita a varejista do ano pela revista Forbes

27 de janeiro de 2021
NRF: 5 insights sobre tecnologia para você ficar antenado
Artigos

NRF: 5 insights sobre tecnologia para você ficar antenado

27 de janeiro de 2021
Muito além do almoço: delivery continua em alta e cresce até no setor de moda
Destaque do dia

Muito além do almoço: delivery continua em alta e cresce até no setor de moda

27 de janeiro de 2021
M&C lança e-book com artigos inéditos para colaborar com a retomada dos setores que movimentam a economia do Brasil
Destaque do dia

M&C lança e-book com artigos inéditos para colaborar com a retomada dos setores que movimentam a economia do Brasil

27 de janeiro de 2021
Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão
Destaque do dia

Starbucks aposta em misto de cafeterias e espaços de coworking no Japão

26 de janeiro de 2021
A logística ganha a guerra? Impactos e tendências com a pandemia
Artigos

A logística ganha a guerra? Impactos e tendências com a pandemia

26 de janeiro de 2021
Próxima Postagem
varejo farmacêutico

Farmácias lideram ranking de multas por preços abusivos

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Varejo perdeu mais de 135 mil lojas no segundo trimestre

Fechamento das lojas em São Paulo tem impacto nas vendas de janeiro

27 de janeiro de 2021
Confiança do comércio recua 0,9 ponto em janeiro, a quarta queda consecutiva

Confiança do comércio recua 0,9 ponto em janeiro, a quarta queda consecutiva

27 de janeiro de 2021
“Netflix” de exercícios físicos é eleita a varejista do ano pela revista Forbes

“Netflix” de exercícios físicos é eleita a varejista do ano pela revista Forbes

27 de janeiro de 2021
NRF: 5 insights sobre tecnologia para você ficar antenado

NRF: 5 insights sobre tecnologia para você ficar antenado

27 de janeiro de 2021
Muito além do almoço: delivery continua em alta e cresce até no setor de moda

Muito além do almoço: delivery continua em alta e cresce até no setor de moda

27 de janeiro de 2021
M&C lança e-book com artigos inéditos para colaborar com a retomada dos setores que movimentam a economia do Brasil

M&C lança e-book com artigos inéditos para colaborar com a retomada dos setores que movimentam a economia do Brasil

27 de janeiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • ENTREVISTAS
  • ARTIGOS
    • Líderes
    • Colunistas
  • EVENTOS
    • Global Retail Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: